Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: arranhador de gatos com playground

Faça você mesmo: arranhador de gatos com playground

gato_play

Achou que nossos queridos pets ficariam de fora dos projetos de upcycling? Nossa comunidade criativa também se lembrou deles! Depois das ideias para embalagem e decoração, agora a vez é dos bichanos. Quem nos ensina a criar um arranhador para gatos que também é um super playground todo reaproveitado é o Durva Simão do Ateliê Feito à Mão.

Para fazer também, anote os materiais e siga os passos abaixo!

materiais

O artesão, que é amante dos peludos, explica que gatos adoram caixas de papelão e arranhadores e foi daí que surgiu a ideia. Juntando esses dois elementos à paixão pela reutilização, resolveu criar um divertido playground e/ou casinha para os gatos.

Dica do artesão

Durva recomenda que antes de colocar a mão na massa, você faça um breve esboço do projeto, anotando as medidas de largura, altura e profundidade. Isso vai ajudar nos cortes e na dimensão do arranhador/playground. Qualquer que seja o desenho da sua estrutura, ele deverá ser composto de bases horizontais (placas de papelão) e colunas (tubos de papelão).

A montagem

Passo 1: Para fazer as estruturas horizontais, corte as placas de papelão nas medidas que projetou e corte um tubo de papelão rígido em várias fatias de 2 a 3cm cada. Para cada estrutura horizontal, faça um “sanduíche”, colando as fatias do tubo entre 2 placas de papelão idênticas. Dessa forma, sua estrutura horizontal ficará bem firme para suportar o peso do gato, sem envergar.

papelao

Passo 2: Depois de feitos os “sanduíches”, corte várias tiras de papelão na medida suficiente para cobrir as placas e vá colando-as de pé (imagem acima), sobre as placas, uma ao lado da outra, até cobrir totalmente a superfície. Então, corte as rebarbas e pronto. Estão prontas as estruturas horizontas, que já servem também como arranhadores.

passo1

Passo 3: Corte os tubos de papelão na medida necessária para fazer as colunas e os pés. Depois, monte e cole as estruturas horizontais e verticais, de acordo com seu projeto. Reforce toda a colagem com fita crepe e deixe até que a cola seque totalmente. Depois de seco, retire a fita.

gato_play1jpg

Por último, enrole e cole a corda ou barbante de sisal nas colunas e faça o acabamento que desejar no restante. Você pode pintar, revestir com papel, passar verniz, etc. Depois de tudo pronto, é hora de instalar o arranhador de gatos no melhor lugar da casa e apresentar ao seu gatinho seu novo brinquedo!

play_pronto

O lojista conta para finalizar que este formato é apenas uma referência para o seu projeto, mas que vale criar estruturas mais simples e com outros desenhos também. A equipe do blog agradece o empenho do Durva e de todos que colaboram com ideias tão criativas de reaproveitamento!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.