Home | Faça você mesmo | Máscara de tecido: moldes, dicas e cuidados para fazer e se proteger

Máscara de tecido: moldes, dicas e cuidados para fazer e se proteger

Após a Organização Mundial da Saúde autorizar o uso o uso de máscaras em tecido, a procura por esses produtos aumentou muito! Além de eficientes, as máscaras de tecido não exigem grande complexidade na sua produção e podem ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus.

Neste post iremos compartilhar várias dicas sobre como fazer máscara de tecido, além de dar dicas sobre características e cuidados que você deve ter ao produzir e higienizar a máscara de forma que ela possa garantir a proteção e eficiência no combate à propagação do coronavírus.

Máscara de tecido: moldes, dicas e cuidados para fazer e se proteger

Kit Máscara de Proteção de Tecido Cirúrgica e Álcool em Gel loja Pró Verde Custom

Como fazer máscara de tecido

Nós fizemos um post aqui no blog ensinando duas versões com moldes para criar sua máscara de tecido, uma com máquina e outra à mão. Para conferir o passo a passo da máscara de tecido, é só clicar aqui.

Especificações da máscara cirúrgica para prevenção contra o Coronavírus

(Atualizado em 09/06/20) A OMS divulgou novas orientações para a fabricação da máscara de tecido para proteção contra a Covid-19:

  • As máscaras devem ter, idealmente, no mínimo três camadas de tecido;
  • A camada exterior deve ser feita de um material resistente à água, como o polipropileno, poliéster ou uma mistura deles;
  • A camada do meio deve agir como um filtro e pode ser feita de um material sintético, como o polipropileno, ou de uma camada extra de algodão;
  • A camada interior deve ser feita de um material que absorva a água, como o algodão.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara de tecido precisa seguir algumas especificações, que são simples.

  •  O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
  • É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o tecido estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.

Como faço a higienização da máscara de tecido?

Para se manter protegido, a sugestão é de que se tenha aproximadamente três a quatro máscaras reutilizáveis, para que a troca seja possível. A higienização da peça não existe nenhum produto de limpeza especial, basta água e sabão. O uso de água sanitária também pode ser feito. A secagem pode ser feita ao ar livre. É importante ressaltar que a máscara é de uso pessoal.

Se a máscara ficar úmida, ela deve ser trocada. Você pode lavar ela com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.

Encontre máscaras de tecido aqui e receba sem sair de casa!

Cuidados ao usar a máscara cirúrgica

  • A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém.
  • Se a máscara ficar úmida, ela deve ser trocada.
  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos três máscaras de pano reutilizáveis;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Governo informou que vai lançar uma campanha digital para incentivar a produção caseira de máscaras de pano.

Como colocar a máscara de tecido?

Antes de tudo, é preciso higienizar as mãos, seja com álcool ou com água e sabão mesmo. Coloque a máscara no seu rosto, amarre as tiras ou as coloque nas orelhas – dependendo do modelo a ser utilizado. Tenha todo o cuidado para não tocar na parte de tecido da máscara.

Gostou desse post? Compartilhe-o com mais pessoas para que todos se protejam e, principalmente, para que deixem as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde. E se possível, #ficaemcasa!

Veja também:

24 dicas de atividades para fazer com as crianças no período de quarentena

7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Home office com filhos: veja dicas para fazer dar certo!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.