Home | Faça você mesmo | #papminuto: como fazer fio de malha

#papminuto: como fazer fio de malha

como fazer fio de malha2

Se você curte crochê já pode ter se perguntado: como fazer fio de malha, já que nem sempre é fácil encontrar nos armarinhos? A resposta pode estar em uma camiseta velha por aí! No #papminuto da vez, ensinamos a fazer o fio de malha, que pode virar um tapete, sousplat, bolsa ou o que mais sua imaginação permitir!

Como fazer fio de malha, você vai precisar de:

  • Camiseta em malha
  • Tesoura

Faça você mesma!

Comece cortando a camiseta em tiras de 2 ou 3cm (dependendo de seu gosto para crochetar  opte por um fio mais fino ou mais grosso). Corte as tiras no sentido horizontal da camiseta, mas sem chegar até o fim (atenção: não destaque as tiras da camiseta!). Deixe aproximadamente 10cm sem cortar. Faça isso por toda a camiseta, até chegar à costura próxima ao T (axila). Quando chegar na axila, corte até o fim para destacar essa parte da camiseta. Separe este pedaço, você poderá utilizá-lo também!

Abra as tiras da camiseta e deixe para cima a parte que não foi cortada. Para cortar essa parte sem precisar emendar uma tira na outra, corte na diagonal (insira a tesoura na tira debaixo e recorte até encontrar a tira de cima, como no vídeo). Faça isso até o final, formando assim um espiral. Depois é só enrolar seu fio de malha e utilizá-lo!

Para aproveitar a parte de cima da camiseta, corte-a em espiral também, porém retire a gola e as mangas para facilitar o trabalho. Depois é só emendar esta parte com o restante, ao crochetar.

como fazer fio de malha

E para se inspirar, alguns produtos feitos com fio de malha:

como fazer fio de malha3

Cestinha Damadah, bolsa Ateliê Mimos em Crochê, tapete Camila Rocha de Lima

Curtiu o #papminuto? Confira os outros vídeos com projetos rapidíssimos aqui!

Imagens utilizadas no vídeo: PinterestDamadah

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.