Home | Faça você mesmo | Quadro de incentivos: confira ideias para fazer em casa

Quadro de incentivos: confira ideias para fazer em casa

Já ouviu falar no quadro de incentivos? A ideia que se popularizou no programa SuperNanny tem como proposta implementar um sistema de tarefas entre os filhos. Que tal testar o método em casa? Separamos aqui no post dicas para criar um quadro de incentivos que funcione na dinâmica de sua casa. Confira!

Quadro de incentivos. Encontre esse modelo aqui.

Quadro de incentivos: como fazer o método dar certo em casa

1. Deixe as crianças ajudarem a planejar o quadro de incentivos

Muito provavelmente o que você imagina sobre o quadro de incentivos não é exatamente o que se encaixará na realidade das crianças. Para fazer com que seu filho “compre a ideia”, a melhor maneira é inclui-lo no sistema. Pergunte à criança como deve funcionar, o prazo para concluir as tarefas, onde o quadro ficará localizado e quem fará as anotações de conclusão de cada tarefa. Dessa forma, ela se sentirá pertencente a esse sistema.

2. Associe as tarefas a algum tipo de incentivo

Se não houver incentivos (positivos ou não) para concluir ou não as tarefas, não há motivo para fazê-las. Elas podem ser vinculadas a algum mimo, a um passeio no final de semana, a um dia de descanso sem tarefas ou a alguma coisa  que faça brilhar os olhos dos pequenos.

3. Não sobrecarregue as crianças com tarefas

Certifique-se de que o que você está pedindo é possível. As tarefas devem ser apropriadas à idade e devem ser concluídas em um determinado período. Distribua as tarefas de acordo com a idade e a capacidade, caso tenha mais de um filho. Lembre-se: as crianças sobrecarregadas não aprenderão a fazer um bom trabalho.

Encontre o modelo acima aqui.

4. Faça ser divertido

O quadro de tarefas pode ser algo também que remeta a diversão. Personagens que a criança gosta, cores vibrantes, adesivos, ímãs… Use a criatividade para criar o quadro de incentivos!

5. Surpreenda as crianças

Para garantir que os filhos realmente verifiquem o quadro, inclua pequenas surpresas ocasionalmente. Substituir de vez em quando um item como “guardar todos os brinquedos” por “30 minutos de jogos” pode ser divertido para quebrar a rotina! Os pequenos vão amar.

6. Ofereça opções

Tente oferecer opções de tarefas para crianças que estão relutantes a aderir o quadro de incentivos. Oferecer às crianças uma escolha entre duas tarefas pode ser uma boa ideia para que ela se sinta melhor em relação à realização.

Passo a passo de quadro de incentivos – faça em minutos!

Para fazer um quadro de incentivos em casa, você vai precisar de:

  • 1 quadro com moldura e vidro
  • folha sulfite ou EVA colorido para o fundo
  • canetas para escrever no vidro
  • régua

Faça você mesmo

Confira o passo a passo nas imagens abaixo:

Marque com régua e caneta hidrocor a folha sulfite ou EVA, delimitando espaço para os dias da semana

 

Marque os dias da semana. Deixe para marcar as atividades sobre o vidro, pois pode ser facilmente apagado.

 

No vidro, faça marcações, desta vez na horizontal.

 

Monte o quadro, colocando primeiro o vidro, depois o papel e por último o fundo.

 

Anote sobre o vidro as atividades e também se foi feito ou não, conforme os dias passam. Depois é só apagar tudo, semanalmente!

Encontre opções de quadros aqui no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.