Home | Faça você mesmo | Trocar agulha da máquina: dicas de quem entende

Trocar agulha da máquina: dicas de quem entende

Preparando a máquina para a costura: aprenda com a Singer a trocar agulha da máquina! Confira dicas e vídeo com simulação.

trocar-agulha-da-maquina-singer-mais

Trocar agulha da máquina: dicas práticas

Trocar a agulha da sua máquina regularmente e fazê-la da maneira correta é um dos fatores que influencia diretamente no tempo de vida útil da sua companheira de costura e na qualidade do ponto.

+ Quadrinhos de costura para decorar: veja produtos feitos à mão com criatividade.

Por isso, é importante respeitar o tempo de uso e escolher a agulha adequada para cada tipo de tecido e acabamento que deseja. Nas máquinas domésticas, a recomendação da Singer, única fabricante de agulhas das Américas, é que a troca seja realizada entre 8 e 12 horas de uso e nunca esperar que quebre ou entorte para fazer a substituição, pois o desgaste prejudica a qualidade do ponto e danifica o tecido e a própria máquina.

Trocar agulha da máquina: qual usar

A Singer produz vários tipos de agulhas domésticas que são usadas para as mais diversas aplicações. Todos os tipos estão disponíveis em diversas espessuras. Quanto menor é o número da agulha, mais fina ela será e, portanto, é usada em tecidos finos; quanto maior o número, mais grossa ela será e por isso é usada em tecidos pesados.

+ Como passar a linha: mais um post explicativo aqui.

As espessuras das agulhas domésticas Singer são as seguintes: 9 e 11: para costurar tecidos leves, como seda, lycra e malha; 14 e 16: indicadas para costurar tecidos médios, como popeline, tricoline e linho; e 18 e 21: utilizadas para costurar tecidos pesados, como jeans, brim e lonita.

+ Materiais e produtos relacionados à costura e ateliê: veja mais.

Use sempre a agulha apropriada e com a numeração referente à espessura do tecido para que a costura saia perfeita. É importante lembrar que o tempo de uso precisa ser respeitado para evitar danos ao tecido.

Dicas finais

E, lembre-se, sempre girar o volante da máquina em sua direção na hora de trocar a agulha. Outra dica importante para não correr o risco de a agulha cair e entrar na chapa da agulha é colocar um tecido embaixo enquanto troca. E mais um lembrete: desligar a máquina enquanto realiza a troca para evitar acidentes.

Nossa parceria com a Singer é assim: você aprende com quem entende do assunto! Fique ligado!

+ Mais vídeos no nosso canal no YouTube. Vem assistir!

Sobre Singer

A Singer tem 165 anos de história e é a única marca de máquina de costura com fábrica no Brasil. Oferece um amplo portfólio de máquinas de costura, acessórios, agulhas para máquinas de costura e óleo multiuso, além de uma rede de assistência técnica em todas as regiões do País. Os produtos Singer destacam-se principalmente pela inovação e qualidade.

Veja mais posts deste autor.