Home | Festas | Casamento | Como planejar um casamento na praia

Como planejar um casamento na praia

Casar na praia é um sonho para muitos noivos e estar ao ar livre, em um ambiente romântico e cheio de liberdade, enquanto as ondas fazem a trilha sonora parece muito tentador! Mas como planejar um casamento na praia? Esse não é um modelo de casamento “tradicional”, que muitas vezes é realizado dentro de uma igreja, ou outro ambiente interno preparado para isso. Então planejar essa cerimônia requer atenção às suas peculiaridades. Trouxemos algumas delas nesse post!

como planejar um casamento na praia
Porta-alianças perfeito para um casamento na praia! Encontre aqui

Encontre no Elo7 tudo para seu casamento na praia!

Como planejar um casamento na praia

1. Certifique-se de que a praia escolhida seja acessível a todos.

Muitas pessoas ignoram o fator acessibilidade depois de encontrar e se apaixonar por um local para casamento na praia. Não se esqueça de pensar na conveniência de seus convidados e em quão fácil ou difícil será chegar ao local. Isso também pode afetar a facilidade de montar e transportar cadeiras, mesas e até mesmo a entrega do que será servido. 

Lembrancinhas perfeitas para seu casamento na praia! Encontre no Elo7

2. Decoração à prova de vento.

Casar na praia requer alguns ajustes na decoração, pois é um local com muito vento. Itens como flores muito delicadas, velas e até balões podem não combinar com esse ambiente! Evite itens que quebram facilmente. Com relação às flores, opte pelas mais resistentes ao calor, sol e também ao vento. Copo de leite, crisântemos, proteas e orquídeas são boas opções para praia.

Convite temático para seu grande dia! Encontre no Elo7

Veja também: Casamento no verão: veja o que não pode faltar

3. Garanta uma boa sombra.

Além de pensar em eventuais chuvas, é preciso também ter em mente que ambientes externos deixam os convidados expostos às intempéries do lugar. Se o casamento for num dia quente, certifique-se de manter o conforto térmico, oferecendo refrescos gelados e o principal, opte por um horário em que o sol não esteja tão forte. Na manhã ou no final da tarde são as melhores escolhas. Garanta sombra principalmente para as crianças e pessoas de mais idade. Dosséis e tendas brancas podem resolver essa parte da sua cerimônia!

E que tal um ombrelone personalizado com macramê? A cara de um casamento na praia! Encontre aqui

4. Todo cuidado com o armazenamento com alimentos.

Alimentos podem estragar em minutos em altas temperaturas se não forem refrigerados corretamente. Isso é um fator determinante para escolher inclusive o menu de seu casamento. Por via das dúvidas, não sirva nada que derreta ou estrague com muita facilidade. Pense também em fornecedores locais para itens muito frescos como peixes e frutos do mar.

Forminhas bem charmosas para os docinhos e que combinam com o clima praiano! Encontre aqui

5. Escolha um vestido de noiva bem leve.

Vestidos longos podem ser desafiadores à beira-mar! Administrar uma cauda longa na areia pode ser complicado e até virar um pesadelo. Procure um look mais leve ou que a areia desprenda com facilidade.

Opção minimalista e linda de vestido de noiva para casamento na praia! Encontre no Elo7

6. Verifique se o local requer autorização para realização de cerimônias.

Não são todos os lugares, mas em algumas praias uma autorização local pode ser necessária para realizar casamentos. Pesquise nos órgãos locais para evitar problemas desnecessários no futuro. 

Convite chegando diretamente em uma garrafa! Encontre aqui

7. Recepcione convidados com um kit de boas-vindas.

Inclua itens como protetor solar, toalhas de mão, leques e água, muita água para um kit de boas-vindas para seus convidados. Fique também livre para dar algumas instruções, como evitar algumas vestimentas e favorecer outras. Não será rude de sua parte não!

Kit de boas-vindas personalizado. Encontre no Elo7

Dica extra: tenha um plano B.

Os casamentos na praia devem ser mais curtos e com clima bem leve. Caso o tempo mude, tenha um plano B, como algum lugar próximo em que a cerimônia e a recepção possam ser transferidas. Tenha também no seu plano B mais dosséis ou tendas para cobertura, caso esquente acima do previsto.

Gostou das dicas de como planejar um casamento na praia? Já foi a um casamento assim? Conta aqui nos comentários sua experiência e deixe também sua dica para os noivos e convidados!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.