Home | Festas | Casamento | Radar: a volta dos casquetes e voilettes

Radar: a volta dos casquetes e voilettes

noivas

A história do chapéu como acessório feminino vem de longa data e confunde-se com a história da moda. Os chapéus, toucas, fascinators (apenas decorativos e mais extravagantes), casquetes e voilettes sempre foram itens presentes no guarda-roupa das mulheres desde a Idade Média. Antigamente, o porte, a altura e materiais desse acessório representavam hierarquia social. Em eventos de realezas europeias, por exemplo, em meados do século XVIII, moças e senhoras de altas classes sociais ostentavam enfeites com penas, plumas e pedraria. O elemento da moda preso ao penteado era praticamente obrigatório! Cobrir os cabelos em cerimônias fez parte da etiqueta e do dress code por muitos séculos.

E nos dias de hoje? Qual é a relação das mulheres com os acessórios de cabeça? E a diferença entre eles?

Com a modernidade e a praticidade dos looks para trabalho, a moda feminina se tornou casual e os acessórios perderam sua importância nas produções do dia a dia. Entretanto, o casquete reconquistou seu posto nos dias atuais! Seja na forma de mini chapéus presos laterais ou mini véus para noivas. Foram justamente os casquetes e voilettes os responsáveis por fazer as mulheres prestarem novamente atenção aos artigos de cabeça.

casquete

Para quem se pergunta sobre a diferença entre as denominações, não há segredo:

Casquete: mini adereços presos na lateral da cabeça por tiaras ou fivelas, completando penteados ou sobre os fios soltos. Pode ser feito de diferentes materiais e receber adornos com pedraria, pérolas e bordados. Esse enfeite volta à tona como elemento decorativo para convidadas de casamentos, madrinhas e outras ocasiões formais. Modelos com pérolas, materiais finos, plumas e brilhos são mais adequados para looks noturnos acompanhados com cabelos arrumados e maquiagem. Entretanto, outras versões mais contemporâneas com tecido, fitas e flores rústicas são ótimos aliados de peças do dia a dia, de vestidos a jeans. O item traz feminilidade à produção e cai bem com cabelos longos e curtos.

Voilette:  é apenas o véu que recobre os olhos e testa de forma feminina e retrô. Em outros tempos, a rede fina tinha a função de proteger olhos e penteado da poeira das ruas sem asfalto. Era charmoso, mas puramente funcional e usado de dia. Com a evolução da moda, o voilette foi ganhando novos usos e o material francês ganhou graça preso a arranjos e casquetes. Na moda atual, o voilette virou sinonímo de véu de noiva, salvo raras exceções nas passarelas e looks fashion. Comumente usado na cor branca, a tela delicada e engomada ganha volume presa a pérolas e flores em arranjos para noivas. Ele substitui o véu e grinalda tradicionais e pode ser usado com diferentes estilos de vestido, dos rebuscados aos simples. E o mais legal: durante toda a festa.

casquetes_elo

Os acessórios com ares vintage fazem a sua cabeça? Como noiva, trocaria o véu pelo voilette?

Conte para gente se a moda lhe ganhou ou se em sua loja, o item está sendo procurado. Se depender da duquesa Kate Middleton, fã do enfeite, é certo que a moda não passa tão rápido. ;)

Imagens: Casarei.net, Blog Uma linda promessa, Vila Mulher , Loja Ju Padilha, A noivinha, Elizabete Muzlinger 

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.