Home | Gente que Inspira | Entrevista | Conheça a história das reinventoras de resíduos

Conheça a história das reinventoras de resíduos

reinventarc

O Blog do Elo7 foi conhecer a equipe do Instituto Reinventar. O resultado não poderia ter sido melhor: ficamos apaixonados pela história da Roseli Barbosa e da Aline Kiss, mãe e filha que tocam esse projeto de educação ambiental, que transforma resíduos em diversos produtos, desde utensílios de decoração até nécessaires! O projeto está presente em empresas como a Tetra Pak e Bunge e também tem uma parceria com o Hospital Pérola Byington. Confira nosso bate-papo:

O Reinventar

Nós somos uma empresa de Consultoria Ambiental e temos como principal objetivo inserir a Educação Ambiental em todos os lugares, literalmente! No princípio começamos trabalhando com empresas, porém no meio do caminho, uma nova frente de atuação se abriu e nos permitiu atuar em diversos setores. Nesse caminho identificamos diferentes formas de vulnerabilidade, isto é, muita gente não tem acesso à informação ou não sabem de que forma utilizar as informações referentes à área ambiental.

A partir da identificação desse tipo de vulnerabilidade, criamos os cursos para mostrar que é possível e viável a transformação dos resíduos, pois atualmente fala-se muito em sustentabilidade, ecologia e proteção à natureza, mas o tema nem sempre é contemplado como base na educação ambiental.

A loja

Quanto à escolha de comercializar no Elo7 os Eco Produtos produzidos pelas nossas oficinas de geração de renda com resíduos, pensamos na comodidade de vender sem sair de casa, além de ser um incentivo para que os alunos que participam das oficinas e cursos “acreditem” na venda virtual. A loja também demonstra a facilidade de utilizar esse tipo de ferramenta de rede, em vista que muitas pessoas que confeccionam os Eco Produtos, não teriam como arcar com os custos de uma loja física.

 reinventarfotos

A produção

Não existe  um só ateliê, mas sim uma “rede” de pequenos produtores que participam ou participaram dos cursos que ocorrem semanalmente nas empresas e escolas, onde estimulamos a criatividade, aguçando as habilidades motoras e aí são revelados os “artistas”.

Existem também cooperativas já formadas que trabalham em parceria com a Reinventar, que realizam a transformação de resíduos em produtos; nesses casos nós auxiliamos na criação de novos produtos e na comercialização destes.

reinvs

Gostaram da história da Aline e da Roseli? Aproveitem para conhecer mais sobre o Instituto Reinventar e a loja no Elo7.

O Instituto Reinventar é #foradesérie não é mesmo? Você poderá conhecer mais de perto esse trabalho e história de educação com as oficinas criativas no Bazar Fora de Série que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro. Vem participar! :)

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.