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Especial Mães: Três gerações de fofurices na Jojo

Qual a origem do nome da sua marca?
Jojo é uma marca de acessórios infantis super coloridos. As criadoras são eu (Joana) e a minha querida mãe e sócia, Rita. Na verdade o desejo de ter um negócio nosso sempre existiu. Somos uma família muito “mão na massa“, habilidosa e criativa. Jojo é o meu apelido de criança.

Meu querido marido, o Gui (publicitário e diretor de arte) chegou um dia em casa e disse: “fiz a sua marca”! Quando ele apresentou a marca meu voto foi vencido… Ele, minha mãe, a bisa e minha filhota Manu não deram escolha: era esse o nome! Que o pessoal de casa não me ouça, mas o que me fez ceder mesmo foi a fofura do logo do nosso Periquito – bichinho que a Manu adora e canta até uma musiquinha. Ficou a cara da nossa marca!

O talento para as costurices esteve sempre presente nas mulheres da família?
Fui criada em meio a máquinas de costura, tecidos, tesouras e linhas. A minha avó sempre trabalhou com costura e quando eu era pequena ela trabalhava em uma fábrica de uma marca de roupas femininas de Salvador. A minha mãe trabalhava nas lojas como supervisora desta marca, mas nunca se distanciou da costura. Em seu tempo livre fazia algumas coisas para ela e para mim, no ateliê da nossa casa. Nessa época eram coisas pra gente mesmo, não havia um intuito lucrativo. E eu pequena, vendo e vivendo tudo aquilo.

Tenho uma lembrança muito clara, de fazer do gabinete da máquina de costura, a minha nave espacial da Xuxa: me escondia lá dentro e saía toda pomposa. Cresci e tentei durante muito tempo me distanciar deste mundo costureiro. Na verdade hoje eu descobri que a minha recusa era puramente medo! Não me achava capaz. Observava minha mãe e minha avó, tão talentosas que não via possibilidade alguma de eu ser igual. Achava que não podia sujar a linhagem (risos)!

Quando essa criatividade toda resolveu se libertar e virar negócio de verdade?
Quando minha filha nasceu, esse mundo das agulhas e linhas ficou muito claro e vivo pra mim. A Manu deu o pontapé que faltava para eu criar coragem. Tá certo que essa coragem demorou quase 3 anos para tomar forma, mas tomou (risos)!

O universo infantil é encantador e eu sempre achei que ele tinha que ser assim, bem colorido. Com isso, foi só convidar a sócia, que também estava encantada – tanto pela neta quanto por este universo – para iniciamos nosso projeto! A vó Lita e agora bisa também veio com a gente. Por conta da idade não tanto na costura, mas seu olhar e apoio são fundamentais.

Como funciona um negócio criativo em família?
Puxa, trabalhar em família é super gostoso! Temos uma intimidade enorme e conseguimos esclarecer todos os assuntos sem melindres. Apesar de sermos família e termos essa intimidade, nos policiamos muito para deixar tudo no âmbito profissional. Estipulamos metas e na hora do trabalho nossas conversas são de sócia para sócia. Respeitamos nossos expertises e isso é fundamental.

Na verdade o dia a dia é tocado por mim e pela minha mãe. A Bisa nos ajuda com o seu olhar apurado, muitas dicas e os bordados (as peças que possuem apliques são feitas por suas mãozinhas). Ainda não tercerizamos a produção. Tudo é feito pela gente, desde a pesquisa, criação, modelagem, corte, costura e divulgação.

Como vocês descobriram o Elo7?
Conhecemos o Elo7 há uns 3 anos, pela internet mesmo, nas nossas infindáveis pesquisas. Quando descobrimos a plataforma, ficamos viciados em acompanhar o dia a dia de algumas marcas. Foi incrível ter uma plataforma deste porte aqui no Brasil. Antes admirávamos como consumidoras e ficávamos encantadas como a plataforma era correta e funcionava super bem! Era muito óbvio pra gente – quando conseguirmos formatar o nosso projeto, vamos ter uma loja no Elo7!

Vocês já conseguem vender os produtos em tempo integral?
Eu e minha mãe temos outro trabalho além da Jojo. Eu sou Publicitária e trabalho com produção e a minha mãe é Representante Comercial de uma marca de tintas artísticas. É uma jornada dupla, muitas vezes cansativa porém extremamente prazerosa. Somos muito organizadas e metódicas e com isso conseguimos programar e estabelecer metas para os nossos dias, mantendo tudo em ordem e dentro dos prazos. E mesmo com os trabalhos, a gente consegue ter momentos vagos no dia para tratar dos assuntos da Jojo. Sinceramente gosto deste ritmo frenético da vida, dá um pique maior e parece que as coisas acontecem com mais facilidade! (risos)

Qual foi o seu maior desafio, seu maior arrependimento e a sua maior conquista?
Acho que o maior desafio da Jojo, foi ela ser criada! Sem dúvida! Para criar um negócio é preciso coragem e empenho. Conseguir colocar no papel tudo que a gente imagina que sera o melhor para o negócio, ter seu lugar no mercado, reconhecimento, estipular metas, aperfeiçoar técnicas e ser criativo na criação quanto nos negócios são desafios gigantescos e diários.

O nosso maior arrependimento é não ter começado antes…ter esperado tanto tempo para dar este pontapé em nossas vidas. Acho que a maior conquista é ver a Jojo aqui, tomando forma, com muito empenho e dedicação. É muito bom quando a gente olha pra trás e fica lembrando de quando a gente pensava “quando a gente tiver uma marca” e ver que tantas coisas que a gente planejou, projetou e “namorou“ ganharam forma e sentido.

Qual das suas criações é mais aceita pelos clientes a que fato se deve o sucesso dela?
Temos alguns produtos que se tornaram hits para nós. Mas sem dúvida, destes, dois têm destaque: O Segura Chupeta e oTrocador. Acho que por serem muito práticos sem perder a criatividade eles são um sucesso!

Qual conselho daria para alguém que está começando agora a vender suas criações online?
Persistir, persistir, coragem e paciência! Acho que estas palavras têm que ser um mantra. Abrir um negócio é uma delicia e super empolgante. Mas também é muito fácil de desanimar. Às vezes bate aquela ansiedade pelo retorno rápido, mas tenha calma, tudo tem seu tempo. Faça uma trabalho correto e competente que o reconhecimento virá.

 Quais são as suas estratégias de marketing e divulgação?
Acho que o mais importante para qualquer negócio é: atenda bem seu cliente. Este é o nosso maior cartão de visita! Oferecer ao cliente o melhor atendimento possível, um produto super bem feito, cuidar do estoque e ter uma enorme dedicação em como expor seu produto. Estamos em um ambiente virtual e por isso a Fotografia é uma ferramenta extremamente valiosa. Temos muito cuidado e investimos nisso. Uma boa foto auxilia a sua marca, possibilita o cliente ver todos os detalhes do seu produto. Também somos muito presentes nas redes sociais, elas são nossas ferramentas principais para divulgação.

Quais são os planos para o futuro da sua loja?
Continuar com a ótima relação com os clientes e buscar trazer sempre novidades úteis, coloridas e alegres para o universo dos pequenos.

Cite até 3 artesãos do Elo7 que você é fã
Só 3?Tarefa difícil! Sem dúvida em primeiro lugar é o Ateliê da Nanda – artesã super cuidadosa e habilidosa. Uma fofa, que ajudou no nosso pontapé inicial e é a fotógrafa dos produtos da Jojo
Duoo Papelaria Artesanal – Papelaria super fofa!
Bouchardet Bijou (Ateliê da Serra) – Ela tem uns sapatinhos de neném super fofos! E também faz o projeto desenho virar boneco real

Visite a loja!
www.elo7.com.br/lojajojo
Facebook: /lojajojo
Twitter: @loja_jojo

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

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