Home | Destaque | Lojista em destaque: Carol, da Carol Garcia

Lojista em destaque: Carol, da Carol Garcia

Meu nome é Anna Carolina Garcia, mas sou mais conhecida como Carol. Esse mês, comemoro junto com o Elo7 os cinco anos da minha loja virtual com meu nome, Carol Garcia. Sou de Jundiaí, interior de São Paulo e é daqui do meu ateliê que saem t-shirts, vestidos, saias com aplicações de tecidos para o Brasil todo!

Foi na época da faculdade que comecei a me dedicar à criação e venda das minhas artes. Naquela fase, montava bijouteria para ter uma renda durante o curso de arquitetura. Quando me formei, lá em 2003, já tinha tanta demanda que a produção já contava com mais braços! Minha mãe veio trabalhar comigo e isso se tornou nosso principal ofício. Aliás, não tem como não citar a importância da minha mãe nesta minha trajetória e paixão pela moda. Aprendi com ela, já que sempre compartilhou comigo seu conhecimento de tecidos e fui crescendo admirada por esse universo.

A arquitetura foi ficando distante e a vontade de trabalhar com moda só crescia. Não pude fazer cursos de costura, mas aprendi com uma tia em 2007 o necessário para customizar camisetas. Foi esse meu primeiro contato e o que deu início à venda online.

Sempre gostei de mexer e misturar tecidos, gosto até do cheiro (!) deles. Por não saber na época costurar à máquina, comecei a criar com “patchcolagem”, que é a aplicação de retalhos de tecido, bordadas à mão mesmo. Me apaixonei de cara pelo estilo do patchwork, percebo que acabei inventando uma técnica própria, que chamaria de “patchwork da moda”. As camisetas de borboleta, joaninha e flores começaram a fazer sucesso e de repente a minha produção à mão já não era o suficiente! Comprei minha primeira máquina de costura e foi hora de me virar para aprender e dar conta das encomendas que chegavam!

O negócio das bijoux ficou para minha mãe (o que ela faz até hoje) e tive a chance de embarcar no projeto do Elo7 desde seu início. Assim que o e-commerce nasceu em 2008, minha lojinha já estava ali! Acreditei na minha forma pessoal de misturar cristais, materiais e diferentes tecidos e ela chamou atenção dos clientes. Chegava a vender 250 camisetas por mês, principalmente para outras lojas.

Com o passar dos anos, minha produção mudou, mas o conceito e minha técnica permanecem! Hoje não faço mais as camisetas do mesmo jeito, a moda muda e nos exige a mudança também. Atualmente, minhas blusas, t-shirts, vestidos são produzidos em malha por um fornecedor de minha inteira confiança e recebem aplicações de diversos tecidos feitas por mim mesma. Podem imaginar bastante trabalho! As coleções sempre estão alinhadas com as tendências e o que vejo de legal nas estações. Acho que a produção está mais refinada!

No dia a dia da marca tudo é muito corrido. Hoje, tenho duas pessoas que trabalham comigo, uma delas auxilia com os serviços terceirizados, já a Ane (que aparece no computador em uma das fotos) é quem cuida dos pedidos na loja e administra as redes sociais. O ateliê fica em um apartamento que é da minha tia e tive a sorte de não estar ocupado. Tudo acontece aqui! Além da venda online, estou todo mês de uma a duas semanas no Mercadinho Chic  em São Paulo, é onde clientes também têm a chance de conhecer meu trabalho pessoalmente.

Em meio a todo o trabalho que administrar uma marca dá, posso dizer que é gratificante! Já passei por dificuldades no início, como ver imagens de criações ou moldes sendo comercializados por outras marcas, mas até isso me fez amadurecer a criação e levar como um elogio e reconhecimento. Hoje, tento fazer tudo da forma mais autoral e já vejo na aplicação e mistura de brilhos com estampas diferentes e texturas a minha marca! Sou uma caçadora de tecidos e esse é o meu maior prazer: pensar em novas criações a partir de achados. Vivo da Carol Garcia integralmente e adoro o que faço!

Loja da Carol Garcia no Elo7.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.