Home | Destaque | Lojista em destaque: Francine, da Francine Lacerda

Lojista em destaque: Francine, da Francine Lacerda

Olá! Sou Francine Lacerda e tenho minha marca homônima, de criações têxteis. Nasci em Porto Alegre e mudei para São Paulo há 6 anos.

Sempre gostei de moda, e quando criança já fazia as roupas para bonecas, costurando a mão, mas nunca pensei que essa seria minha profissão. Decidi cursar Publicidade, mas durante a faculdade fui me direcionando para a moda novamente, fiz estágios na área, e aí não teve volta.

Trabalhei como estilista, mas só na criação e coordenação de coleções de marcas. Comecei a sentir necessidade de fazer algo mais manual, sair um pouco do mundo das ideias. Foi então que coloquei a mão na massa e comecei a fazer bolsas de tecido para mim,  depois para as amigas e em seguida abri minha loja online, isso em 2007. Em 2010, passei a produzir roupas femininas que é o foco da marca até hoje.

A princípio me aventurei sozinha no mundo da costura. Comprei uma máquina e sai costurando, com meus próprios erros e acertos. Mais tarde resolvi fazer o curso técnico em vestuário do SENAI, lá aprendi mais técnicas de costura e montagem das peças.

Minha marca tem muito de mim, da minha personalidade e gostos. E um deles em particular é evidente em todos os produtos: o romantismo e a paixão pelas décadas de 20 a 50. Já assisti a tantos filmes e musicais desta época que sinto que as cores e formas estão no meu inconsciente. Também sou apaixonada pelo minimalismo dos anos 90, principalmente o Japonismo. Acabo colocando um pouco disso sutilmente nas minhas criações: um detalhe aqui, um recorte ali, uma dobradura, tecidos lisos e encorpados, peças monocromáticas.

Tudo da minha marca é bastante autoral e até hoje 100% feito por mim. É dificil de acreditar, mas eu faço tudo sozinha, da criação à embalagem, passando pela modelagem, corte, costura… Como a produção ainda é pequena, é possível manter esse esquema super artesanal. Se puder escolher as fases preferidas seria a concepção do conceito e dos modelos da coleção e o processo de fazer a moulage, que é a modelagem no manequim, hora que criatividade voa solta.

As peças Francine Lacerda nascem todas na minha própria casa, meu atelier está instalado em um cômodo que foi todo montado e decorado para ser um ambiente criativo, funcional e inspirador. Ele está cheio de elementos criados e customizados por mim e meu marido. Essa é uma parte muito vantajosa do trabalho independente, é possível curtir mais a família, estar mais perto e fugir totalmente do trânsito.

Em contraponto torna-se um desafio dividir o que é trabalho e tempo livre, como não expandir a horas de atelier para as horas de lazer. Com um marido que também trabalha em casa, nosso policiamento tem que ser em dobro, pra que o ambiente da casa não se misture com os deveres e vice-versa.

Outro ponto que tenho aprimorado desde que assumi a vida autônoma é como lidar com a parte comercial. A loja no Elo7 me ajuda muito nesse ponto, pois é uma forma de estar em contato com o consumidor e uma grande vitrine para meus produtos. Essa exposição gera um grande retorno positivo: é gratificante ver as pessoas usando as  minhas peças!

Eu mesma tenho queda por uma produto em especial: um casaco que fiz com detalhes de bordado casa de abelha. É todo feito a mão, de forma bem artesanal, um bordado tradicional transformado em um peça muito contemporânea.

Neste momento estou lançando uma linha de acessórios de crochê, com uma pegada bem atual. São peças coloridas, cheias de texturas, em composições inusitadas. A linha é composta por maxi colares, pulseiras/ braceletes, broches e presilhas de cabelo. O crochê surgiu como um hobby, uma necessidade que eu tinha de fazer um trabalho manual, mas que não estivesse ligado a costura, pois lembraria trabalho. Fui criando peças por pura diversão até que o resultado agradou as amigas e acabou virando mais uma linha de produtos da marca. Estou muito feliz e empolgada com esse lançamento.

Mais uma faceta da marca Francine Lacerda. Ou seria da própria Francine? Meu estilo e marca se misturam e todas essas possibilidades de expressão me estimulam muito.

Visite a loja Francine Lacerda e veja todas as minhas criações!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.