Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Marina e Karla, da Posteria

Lojista em destaque: Marina e Karla, da Posteria

posteria

Oi! Somos Marina Frederico e Karla Calheiros, da loja Posteria.  Eu, a Marina, sou daqui de São Paulo, da Vila Madalena. A Karla é de Maceió. Nos conhecemos fazendo curso de publicidade na Miami Ad School, ela em Redação Publicitaria e eu em Planejamento de Comunicação.

A história do projeto

A Karla tinha essa ideia desde que entrou numa loja de posters nos EUA, quando estudava Psicologia lá. Ficou apaixonada por aquilo. Eu, desde a faculdade de Arquitetura gostava muito desse formato, acho que o poster é a maneira mais bacana que um designer tem para se expressar. É o mais próximo que ele chega de um trabalho autoral, artístico. Juntamos a minha habilidade de design com a habilidade de negócios da Karla, misturamos com a criatividade publicitária das duas e nasceu a Posteria. O mais legal é que este produto traz personalidade pra qualquer ambiente, é muito flexível. Pode ser a peça principal da decoração ou deixar um cantinho com mais estilo. Com os temas que a gente cria. Tem de música, temas pop, alguns bem coloridos, outros mais sóbrios, uns mais românticos, outros mais engraçados. A ideia é que o poster expresse um pouquinho da sua personalidade na sua parede.

posteria3

 O dia a dia criativo

Trabalhando em publicidade, eu desenvolvi uma grande experiência com o design. Mas com a Posteria, a gente vive tentando ideias e técnicas novas, na base da tentativa, erros e acertos. Desde pensar num tema que seja interessante para o publico, até a técnica de desenho que tem a ver com o tema. Feito isso, estudamos qual o melhor papel e os melhores fornecedores.

O trabalho criativo é 100% nosso. Pensamos em ter coleções de artistas e designers convidados em breve, mas hoje tudo é feito por nós. Tanto o design dos cartazes quanto a posterização na madeira ecológica. Depois de um brainstorm (troca de ideias) para decidirmos qual vai ser o próximo pôster, eu rabisco o projeto, mergulho no computador e brinco muito com a arte até ficar satisfeita.  É o que eu mais gosto de fazer. A Karla até diz que sou muito perfeccionista.  Mas ela também diz que sua parte favorita no negócio  é ver um novo produto pronto, então, vejo que esse perfeccionismo todo vale a pena.

gatinhas

A gente aprendeu muita coisa fazendo. Agora, por exemplo, acabamos de trazer uma novidade que a Karla sugeriu: o poster aplicado na madeira ecológica. Estamos muito felizes com o resultado! Além de ser ecologicamente responsável, fica lindo! E conseguimos manter um custo bem acessível, que é um de nossos objetivos: ser uma opção de decoração criativa com preço justo.

A briga com o tempo

A maior dificuldade que a gente teve e tem até hoje é gerenciar o tempo para que tudo corra como a gente quer, com o padrão de qualidade lá em cima. E isso significa ter um ótimo produto, mas também atender o cliente com carinho, cumprir os prazos, ouvir sugestões, cobrar os fornecedores, além de aprimorar cada vez mais os materiais e técnicas que utilizamos.

Ambiente produtivo

Nosso estúdio é um cômodo dentro de casa, o espaço é bem reduzido. Por isso, temos que ser bem econômicas com estoques, por exemplo. Temos uma varanda de onde vemos arvores e passarinhos, que ajudam bastante na inspiração. Por ser numa vila, o ambiente é bem tranquilo, nem parece São Paulo. Tem posters por todos os cantos, claro! Os nossos e os que eu trouxe de viagens, bienais e afins. É bem informal mesmo. Nossas gatinhas de estimação ficam passeando pelo estúdio o dia todo, mas a gente cuida para que elas não ponham as patinhas nos posters!

posteria1

É tudo meio “junto e misturado”, como se diz por aí. No momento, nós duas trabalhamos como publicitarias freelancers, em paralelo à Posteria. No geral, é tranquilo fazer as duas coisas porque a Posteria está bem organizada.

Produtos hit de vendas

O público gosta muito dos mexicanos Sr e Sra. Caveira, é algo que está na moda. Mas o nosso queridinho é o Psycho Killer, pois achamos que além de estar bem bonito graficamente, ele tem um extra que é o “fun factor”: todo mundo que lê e reconhece a letra da música do Talking Heads dá uma risadinha e acaba levando o poster. Além de ficar com a letra grudada na cabeça pro resto do dia, claro. (risos) A gente gosta muito dos cartazes de música em geral, porque eles falam muito sobre a personalidade de quem compra.

posteria4

O gostinho da independência

Falando agora da experiência de ter um negócio próprio, posso dizer que é libertadora. Todo publicitário sonha em criar sem ter que aprovar com o cliente, né? A Posteria possibilita isso, que a gente se divirta criando. O resultado é bacana porque o processo é bacana. Mesmo que o nosso cliente final é quem diga o que ele gosta ou não, se o poster vai vender o não. Esse é nosso termômetro e é muito gostoso receber as mensagens dos clientes dizendo que receberam o poster e adoraram o produto. É a melhor recompensa de todas: imaginar nossa criação divertindo, inspirando e deixando a casa dessas pessoas mais bonitas, com mais personalidade. Fico pensando: onde será que esse poster vai ser colocado? Como será a sala, o quarto, o escritório dessa pessoa? É divertido.

posteria5

Hoje quase tudo o que a Posteria lucra é reinvestido no próprio negócio, não chega a ser uma fonte de renda. Mas queremos que ela seja a principal, se não a única, num médio prazo.   Bons planos, não?

Vamos ficar felizes com a visita em nossa loja. Não deixem de vir nos conhecer!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.