Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Toninho, da Villas Brasil

Lojista em destaque: Toninho, da Villas Brasil

toninho_trabalho

Meu nome é Antonio Carlos Villas Bôas, mais conhecido como Toninho. Muito prazer! Minha loja é a Villas Brasil. Eu nasci em Campinas e moro aqui com minha mulher Lucia e minha filha Flora.

Um ‘pezinho’ na criação

Sempre tive gosto pela área artística, desde minha adolescência. Fazia caligrafia e escrevia diplomas para a Unicamp, FGV e assim ganhava meu dinheirinho. Foi assim que comecei minha carreira!  Naquela  fase de decidir o que fazer da vida consegui um estágio em uma agência de publicidade. Era 1982.

love_toninho

Depois de trabalhar por 30 anos em criação publicitária senti que precisava de algo que pudesse exercitar a criatividade sem pressões.

Comecei a aprender a mexer com cerâmica com o professor Afrânio Montemurro e gostei bastante. Como precisava me manter, inventei esses passarinhos no arame.  Sempre fui autodidata e fui aprender o que precisava para este novo ofício. Aprendi a fazer a solda em arame se preparar a madeira, o que não foi difícil, pois cresci vendo meu pai trabalhar com o material.

peca_toninho

Surgiu assim a Villas Brasil,  a marca que engloba todas minhas em arame, madeira e cerâmica.

O processo criativo

Sou eu mesmo que faço todas fases da criação dos produtos. Faço a modelagem do arame, modelagem dos passarinhos, solda, pintura, produção das bases de madeira. Única etapa que não faço é a queima da cerâmica. A fase que mais gosto é o desenvolvimento de novas peças, ver uma nova escultura tomando corpo. É muito bacana quando as pessoas dão um retorno, receber elogios é motivador. :)

Rotina multifuncional

Fiz um “quartinho” nos fundos de casa para acomodar minhas coisas e que se tornou minha oficina. É pequena para o que eu tenho que fazer, mas é o que tenho hoje em dia e é daqui que saem minhas peças.

toninho_trabalho

Hoje tenho uma rotina multifuncional. Trabalho fora com publicidade dois dias da semana, faço a criação das peças da Vilas Brasil e ainda tenho a função de  motorista para levar e buscar minha filha na escola. Minha mulher tem um emprego fixo, e é o que é constante e nos mantém sempre.

Esse dia a dia multifacetado é tudo o que eu queria: ter liberdade de fazer o que gosto. Hoje a Villas Brasil significa um terço de minha receita e tenho certeza de que irá crescer futuramente. Me surpreendi com o retorno da loja virtual e vejo uma boa perspectiva de crescimento.

liberdade

Agora que contei um pouco sobre minha criação e história, que tal me fazer uma visita?

Venha conhecer a Villas Brasil e as peças que crio em meu ateliê!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.