Home | Gente que Inspira | Entrevista | Lojista em destaque: Vânia, da Arte Decorativa por Vânia Suruagy

Lojista em destaque: Vânia, da Arte Decorativa por Vânia Suruagy

vania

Olá! Muito prazer! Sou a Vânia Mello Suruagy e minha marca é a Arte Decorativa por Vânia Suruagy. Quando criei minha loja no Elo7, elaborei um nome que permitisse uma associação imediata com o tipo de artesanato que faço: peças feitas em papel machê e biscuit pintadas para decorar e alegrar ambientes.

Aprendizado constante

Executo sozinha todas as etapas de criação. A fase que mais gosto é aquela que mais agrega valor aos produtos: a pintura com palito de dente. Penso que é esta a etapa em que me sinto uma verdadeira artista! Cada peça é única e nela vai a minha inspiração, quando expresso o que sou e penso. Por meio das estampas e da harmonia das cores, busco transmitir a minha tranquilidade e felicidade.

É o trabalho da pintura que faz meus produtos se tornarem autorais. A técnica para alcançar o traço fino e delicado usando palito de dentes veio na tentativa e erro… e deu certo! Sempre fui autodidata e desde a infância gosto e tenho habilidade com artesanato.

produtos_vania

O processo vai se aprimorando a cada peça, vivo pesquisando novos materiais e acabamentos. Todo este desenvolvimento é muito gratificante pra mim. Fazer novos testes e descobertas faz parte do trabalho diário! Por exemplo: hoje, o manuseio do papel machê e da massa de biscuit é diferente de quando iniciei a prática da técnica.  Queria uma peça decorativa bem leve e com a superfície ideal para receber uma pintura delicada.  Ora, se a massa de papel machê é mais leve que a de biscuit  que, por sua vez, permite uma superfície mais lisa para receber a pintura,  por que não trabalhar com as duas massas na mesma peça? Fiz isso e… funcionou!

palito

Harmonia conquistada

Meu ambiente de trabalho é a minha casa, que considero o meu templo. É onde eu gosto de ficar, onde sou feliz, onde vive tudo que mais amo: os meus filhos e os meus bichos. Para mim, qualidade de vida é hoje fazer o que gosto no lugar onde me sinto melhor. Só consegui isso após a minha aposentadoria e agora posso trabalhar em casa, com mais tranquilidade e longe do estresse do trânsito.

Hoje, já sou aposentada, meus filhos são adultos e trabalho em casa. Porém, não é por isso que meus horários não precisam ser bem organizados. Tal qual qualquer outra profissão, ser artesã exige esforço e dedicação. Busco trabalhar em minhas produções no mínimo seis horas por dia. O resto do tempo cuido da minha casa, de mim, dos meus filhos e bichos.

tecnica

Desenvolver este trabalho autônomo e autoral é uma sensação de vitória. Sinto que conquistei aquilo que por muito tempo foi planejado. Tornar-me artesã e vender os meus objetos decorativos foi o resultado de uma estratégia montada há alguns anos antes de minha aposentadoria, que se deu em fins de 2011, após quase 30 anos de trabalho como bancária. A vida envolve escolhas e desejos que só se concretizam se paramos para refletir em como alcançá-los. A forma como vivo hoje é fruto dos caminhos que optei por conquistar. Sou feliz em ser artesã, cuidar dos meus gatos e cães resgatados e viver em harmonia.

Produtos queridinhos e antenados

Tenho paixão pelas corujas, pelos gatos e pratos. Adoro fazê-los. Mas, estou sempre atenta às preferências de meus clientes. Procuro diversificar com base em pesquisas de tendências e nas sugestões e pedidos que recebo.

Atualmente introduzi as garrafas plásticas e o MDF como base para a aplicação das massas.  Também comecei a usar tinta metálica a fazer colagem com strass.

Próximas metas

Atualmente a minha principal fonte de renda é a da aposentadoria. Meu negócio criativo garante uma renda extra, muito bem-vinda, porém ainda estou no início de minhas atividades como artesã e estou na fase de consolidação da identidade de meus trabalhos e da minha marca.

Meu objetivo é me firmar na nova profissão, me tornar conhecida e fazer do artesanato o meu maior ganho, bastante superior ao valor de minha aposentadoria. Vou conseguir e chegar lá!

pecas

Entre tintas e peludos

Durante minha rotina criativa, tem uma particularidade engraçada: meus gatos e cachorros estão sempre comigo. E só de gatos são 15! Eles passam boa parte do tempo no meu colo, acompanham minha criação e vira e mexe estão pintados de tinta! Sorte a minha e a deles que é à base de água! Poder conviver com essas minhas duas paixões, artesanato e bichos é a minha felicidade!

animais

Depois de conhecerem mais sobre o meu trabalho… Que tal uma visita à loja? Serão todos muito bem-vindos!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.