Home | Gente que Inspira | Entrevista | Nas criações dos Toy Arts, os monstros encantam!

Nas criações dos Toy Arts, os monstros encantam!

crismonstros

Sou Cris Corrêa, tenho 31 anos, sou formada em Pedagogia e trabalho como toy designer. Eu faço monstros em pelúcia para minha marca Maenga Toys. Acredito que eu seja um contraste, e isso é o que me equilibra. Gosto de criar novas criaturas e trazê-las à existência. Meus personagens são surreais, mas completamente possíveis no mundo real.

Nasci em Registro, Vale do Ribeira, interior de São Paulo, e moro em Jacupiranga, também no Vale. Desde que conheci o toy art, me apaixonei pela arte e desde então comecei a pesquisar e estudar pra trabalhar com o segmento.

maos

O contraste me atrai

Ser um contraste foi justamente o que me levou a escolher a rede Elo 7. O marketplace me passou a ideia de família, segurança ao mesmo tempo de inovação e modernidade. O valor ao artesanal, ao feito à mão, traz em si muita humanidade, muito da pessoa que muitas vezes optou por trabalhar em casa pra conciliar os cuidados à família sem deixar de empreender. E eu acho isso fantástico! Por isso me sinto à vontade no Elo 7.

Trabalho diário

Meu ateliê é em casa, reformei um local pra torná-lo próprio para desenvolver meu trabalho. É pequeno, mas é do jeito que eu idealizei. Nem sempre está tudo organizado, mas é o lugar perfeito para que me sinta à vontade e colocar em prática minhas criações.

No início do trabalho autoral, tive alguns obstáculos, como inexperiência, falta de conhecimento de como se organizar e como apresentar seu trabalho de uma maneira atrativa e profissional. Porém com empenho e um pouco de sorte, isso foi sendo superado. Tive a graça de ter uma irmã fotógrafa profissional, e ela foi se tornando uma parceira essencial na evolução do meu negócio.

maenga1

Dificuldade como detalhe

Um fato curioso sobre meu trabalho é que as pessoas sentem simpatia pelos meus monstros, mesmo que alguns sejam assustadores. Acredito que a qualidade e também a criatividade que consegui alcançar hoje, seja algo que atraia as pessoas, e era justamente isso que buscava quando iniciei.

Sempre busquei chamar atenção para a minha arte, o fato de eu ser cadeirante, por decorrência de um acidente automobilístico há 14 anos, sempre foi um detalhe, e isso me deixa extremamente satisfeita. Por infelizmente não conhecer muitas pessoas na condição de cadeirante, a maioria não está habituada a ver uma cadeira de rodas como um detalhe na vida de alguém, pois é exatamente isso que ela é, um detalhe que diante do que você produz e realiza passa despercebido, e se torna irrelevante.

Às vezes algum meio de comunicação me procura para apresentar meu trabalho a um público maior, o que é sempre muito bom.  Uma pergunta se tornou comum, a de que se enfrentei dificuldade no início quando passei a costurar, por conta de ser cadeirante. Acho engraçado, pois esse fato nunca me impediu de me arriscar na costura, as dificuldades que tive, foram às mesmas que qualquer outra pessoa enfrenta quando começa a costurar, e que são superadas na prática e na dedicação.

maenga

Criação completa

Como o segmento “toy art” está diretamente ligado à criatividade e habilidade do artista, é essencial que eu desenvolva desde o esboço inicial, se necessário o design mais elaborado, os moldes e todo processo de produção, costura à mão, se necessário, à máquina e enchimento. Por fim o acabamento final. Eu realmente gosto de todo o processo, sem exceção.

Entre os queridinhos do público, estão as criaturas Billy Toy Mustache e o Ice Cream.

Dedicação que dá prazer

É muito bacana ter um negócio criativo, pois é algo em que você trabalha com satisfação. É uma realização. Porém não é fácil, pois exige disciplina e dedicação, além de muita criatividade pra sempre inovar.

Eu sempre cuido para não crescer além do que eu posso, e principalmente pra manter o nível e qualidade do meu produto. Tive a honra de ter ótimas parcerias, como a Feltro Santa Fé e a Singer Brasil, que me proporcionam produtos de excelente qualidade e me dão possibilidades de sonhar em evoluir e crescer.

De olho no futuro

Minhas expectativas referente ao crescimento da Maenga Toys são bem conscientes e positivas. Eu observo que muitas pessoas que querem ter seu negócio criativo se sentem perdidas, como eu no início. E quero de alguma forma compartilhar o que aprendi, com elas. Uma nova perspectiva são vídeos e aulas por “hangouts” com quem quer perder o medo e começar a trabalhar com o que ama.

E agora… O que acham de ir conhecer meus monstros de perto? Essa é a Maenga Toys. Sejam todos bem-vindos!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.