Home | Negócio Criativo | 5 Dicas para desenvolver a criatividade e acabar com o bloqueio criativo

5 Dicas para desenvolver a criatividade e acabar com o bloqueio criativo

Você já sentiu dificuldade em ter novas ideias ou inspiração para criar, o famoso bloqueio criativo? Isso pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente empreendedores que trabalham diretamente com criatividade. Se você está passando por isso, este post é para você! Compartilhei aqui 5 dicas para desenvolver a criatividade e acabar com o bloqueio criativo, vem ver!

5 Dicas para desenvolver a criatividade e acabar com o bloqueio criativo

Pinturas em Aquarelas e Desenho Profissionais – Ilustradora Hosana Cristina

Comece com uma lista de ideias

Sempre que surgir uma ideia, seja ela relacionada a um produto ou coleção nova, ideias de posts para as redes sociais ou uma forma criativa para embalar seus produtos, anote tudo em um caderno, aplicativo de anotações, ou outro lugar que seja mais prático para você. Conforme esse conjunto de ideias for aumentando, mais recursos criativos você terá para se inspirar e criar coisas novas.

Procure por inspirações

Não é todo dia que podemos contar que iremos acordar criativos ou inspirados. Mas uma forma muito eficaz para estimular o músculo da criatividade é procurar por inspirações. Procure por novas fontes de inspiração que poderão te dar novas ideias, inspirações ou formas criativas para contornar imprevistos e adversidades.

A minha ferramenta favorita para isso é o Pinterest. Mas você também pode pesquisar por ideias no Google imagens, no Instagram dos seus concorrentes ou pessoas que te inspiram ou pode usar o Google Trends para ficar por dentro das últimas tendências.

Brainstorm de novas ideias

Brainstorm é uma ferramenta poderosa para desenvolver sua criatividade. A ideia principal desta técnica é listar o máximo de ideias possíveis, sem julgar se elas serão viáveis, práticas ou efetivas, apenas abra a mente e deixe fluir as ideias. A análise das ideias é a etapa seguinte onde você irá se concentrar em refinar as ideias até chegar na melhor solução possível.

Assuma riscos

Quando vamos tentar algo novo, por mais planejado que isso seja, sempre existe chance de cometermos alguns tropeços no caminho ou o percurso para alcançar o resultado desejado ser mais longo do que imaginamos. Para desenvolver nossas habilidades criativas, precisamos estar dispostos a assumir riscos, ter consciência de que eles existem e não nos intimidar com eles.

Comprometa-se com a criatividade

Não adie seus esforços. Estabeleça metas para seus projetos criativos, analise quais recursos você precisa para colocá-los em prática. Você não será capaz de fortalecer seu músculo da criatividade se não reservar tempo para isso, dedique um tempo ao longo da sua semana para desenvolver suas habilidades.

Veja também:

+ Como criar um styling incrível para a fotos de seus produtos

+ 7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.