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Gravar meu primeiro vídeo: 5 maneiras de ser mais envolvente

Os vídeos são uma ferramenta muito poderosa para você se conectar com seus clientes e seguidores nas redes sociais, ganhar confiança e autoridade, além do maior benefício: aumentar suas vendas em seu negócio criativo.

Muitas pessoas tem dificuldade em aparecer nos vídeos, principalmente se você for mais tímido ou não ter o costume de lidar com a câmera. E geralmente, quando não temos o hábito de fazer algo, pode inicialmente parecer um “bicho de 7 cabeças”. Mas conforme formos nos familiarizando, ou fazendo algo repetidas vezes, aquilo que parecia ser muito difícil, vai ficando cada vez mais fácil e natural. Confira neste post 5 maneiras de ser mais envolvente em seus vídeos.

Gravar meu primeiro vídeo: 5 maneiras de ser mais envolvente

Gravar meu primeiro vídeo: 5 maneiras de ser mais envolvente

1. Faça um roteiro para o seu vídeo

O primeiro passo é criar um roteiro para definir as ideias principais que você irá falar.

  • Quem é meu público? Para quem o seu vídeo será destinado? Qual a linguagem você irá utilizar?
  • Qual é o meu objetivo? Tenha essa informação definida para criar o conteúdo.
  • Como vou atingir meu objetivo? Ao focar o conteúdo no objetivo, você evita que o vídeo fique muito extenso e cansativo.
  • Que valor irei fornecer? O que irá despertar o interesse do seu público? Pode ser a curiosidade para conhecer um lançamento de um produto em primeira mão, interesse em aprender algo novo, alguma história inspiradora que você queira compartilhar, etc.

Após responder à essas perguntas, você pode fazer uma lista com os tópicos que pretende abordar em seu vídeo.

2. Pratique fora das câmeras

Agora que você já tem todo o conteúdo bem definido, pratique!

Não precisa começar em frente à câmera. Ensaie no chuveiro, na frente do espelho, no seu ateliê, onde quiser. Fale em voz alta, somente para você, aquilo que você vai falar no vídeo, várias e várias vezes. Quanto mais você se acostumar a se ouvir falar, mais fácil e natural parecerá quando chegar a hora de encarar a câmera.

3. Seja objetivo

Hoje, na internet, o que não faltam são pessoas, marcas e plataformas procurando formas de obter a atenção do seu público o tempo todo. Por isso, os primeiros segundos do vídeo são muito importantes para captar a atenção e interesse das pessoas.

Procure oferecer informações ou gerar curiosidade logo no começo do vídeo. Outra dica é evitar ser muito repetitivo, procurar não usar termos muito difíceis e não prolongar assuntos que possam ser explicados de forma mais simples.

4. Fale de forma leve e natural

Se você busca formas de se conectar mais com seus clientes e torná-los mais próximos de você e sua marca, use uma linguagem mais coloquial. Geralmente uma linguagem simples pode te ajudar a passar a informação de forma mais acessível e de fácil compreensão.

Imagine que você está conversando com um amigo ou um parente próximo quando estiver na frente da câmera. Só evite usar gírias ou muitos vícios de linguagem para que seu vídeo transmita profissionalismo.

5. Grave o vídeo novamente se for necessário

Mesmo após termos definido o roteiro e saber exatamente tudo que precisamos falar, mostrar ou ensinar no vídeo, apertar o botão “play” da câmera pode ser tão intimidador a ponto de ficarmos nervosos e cometermos erros na gravação. E não há nada de errado com isso.

Como comentei no começo do post, a repetição é o que fará com que você se sinta mais seguro e à vontade diante das câmeras. Esta habilidade pode se tornar um dos diferenciais do seu negócio criativo na divulgação dos seus produtos e pode ser aplicada à diversas estratégias de conteúdo para você se aproximar dos seus clientes e seguidores.

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+ Quero começar um negócio criativo: 6 coisas que todo empreendedor iniciante precisa saber

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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2 comentários

  1. Jair Lucatelli

    Realmente tem tudo a ver comigo, Sou vendedor e no inicio de minha carreira tinha medo até de me dirigir ao porteiro da empresa que iria visitar. Depois de um certo tempo isso se tornou tão corriqueiro que ja estava no automático.
    No caso da mensagem via vídeo, Estou como se estivesse voltando no tempo, extremamente resistente ao desconhecido.
    Espero desenvolver meu treinamento como indicado pela instrução acima, e tomara eu consiga perder o medo da câmera.
    Obrigado

    • Liana Uehara

      Olá Jair, boa tarde!
      Espero de coração que essas dicas tenham te ajudado e te ajudem a divulgar seus produtos através dos vídeos.
      Boa vendas pra você!
      Um abraço,
      Liana