Home | Negócio Criativo | 6 Dicas de autocuidado para empreendedores criativos

6 Dicas de autocuidado para empreendedores criativos

Há muitos benefícios em ser um empreendedor criativo: você pode trabalhar com o que ama fazer, administrar sua própria agenda, construir sua equipe e pode trabalhar no conforto de casa. Mas por outro lado, o empreendedor precisa ter disciplina e paciência ao tomar decisões para que seu negócio prospere.

Para isso, é imprescindível estar saudável em todos os sentidos para que você possa atingir todos os objetivos que estabeleceu para si mesmo. O autocuidado não é importante apenas para o humor e bem-estar metal, mas também desempenha um papel fundamental na nossa saúde física.

6 Dicas de autocuidado para empreendedores criativos

Se nos sentirmos desanimados, ansiosos ou deprimidos ou ficarmos fisicamente doentes, como podemos ter um negócio de sucesso? O estresse, a ansiedade e o excesso de trabalho levam ao esgotamento e à exaustão, portanto, para combater isso e administrar um negócio próspero e bem-sucedido, é fundamental praticar o autocuidado.

1. Inclua na sua rotina atividades que te façam bem

Quando você está muito focado em trabalhar para alcançar seus objetivos como empreendedor, pode ser um desafio arranjar tempo para cuidar de si mesmo. Por isso, reserve um tempo em sua agenda para se dedicar á você. Seja para fazer um curso online, fazer uma aula de ioga, ler um livro ou até mesmo assistir sua série favorita na Netflix. O mais importante aqui é fazer isso sem se sentir culpado.

2. Planeje o seu dia

Uma das vantagens de trabalhar de forma autônoma, é poder gerenciar sua agenda da forma que desejar. Mas às vezes nos esquecemos que o dia tem apenas 24h e criamos uma lista com zilhões atividades que gostaríamos de concluir no dia. Mas será que essa lista está coerente com o tempo que você tem disponível? Ao invés disso, crie duas listas:

  • uma lista com as atividades imprescindíveis que você precisa concluir naquele dia como: um pedido que está no prazo limite ou perto dele, responder clientes, pagar contas, etc.
  • outra com coisas menos prioritárias para fazer na semana ou no mês. E caso conseguir finalizar as tarefas mais urgentes do dia e ainda estiver no seu horário de trabalho, pode adiantar uma atividade dessa segunda lista.

3. Crie um playlist para trabalhar

Algumas pessoas trabalham melhor no silêncio, mas se você gosta de ouvir músicas enquanto trabalha, o Elo7 criou diversas playlists para te inspirar e aumentar a sua motivação enquanto cria! Escolha aqui a sua playlist favorita e aperte o play!

4. Comemore suas realizações

Celebre todas as suas conquistas. Nossas grandes metas não vão acontecer da noite para o dia, ou talvez até mesmo no próximo ano. Temos a mania de focar no objetivo final em vez dos pequenos e significativos progressos. E é por isso que é importante reconhecer e celebrar as pequenas vitórias. Desde obter novos seguidores nas redes sociais, aumentar a quantidade de avaliações positivas em sua loja, aprender uma nova técnica, etc. Celebre tudo isso!

5. Cuide do seu espaço de trabalho

Seu espaço de trabalho é geralmente o local onde você vai passar a maior parte do seu dia, especialmente se você está se dedicando para fazer seu negócio deslanchar. Por isso, pense com cuidado sobre a disposição e organização desse espaço de forma que ele gere mais satisfação e motivação pra você. Os móveis são ergonômicos e favorecem um bom fluxo de trabalho? O ambiente tem boa iluminação e ventilação suficientes? Pequenas melhorias, como uma pintura nova, organização do espaço ou algumas plantas, costumam exercer um impacto positivo na produtividade.

6. Exercite-se e relaxe

Está cientificamente provado que as pessoas que praticam esportes ou atividades físicas são mais felizes e têm melhor desempenho. Pense em uma atividade que você gosta de fazer e permita-se intercalá-la entre momentos criativos, reuniões, produções e outras arrumações diárias. Leve esta pausa como uma necessidade que merece tanta atenção como outras.

Veja também:

+ Inspire-se: ideias para o seu home office ou ateliê

+ Dicas de organização para empreendedores criativos

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.