Home | Negócio Criativo | 6 Dicas para perder o medo de falar para a câmera

6 Dicas para perder o medo de falar para a câmera

Se você tem medo de falar para a câmera saiba que você não está sozinho! Mesmo quem já quem tem afinidade com câmera, algum dia também já teve medo. Encarar a gravação de um vídeo pode ser um pouco intimidador no começo, mas neste post, iremos compartilhar 6 dicas para te ajudar a vencer o medo, parecer mais natural na frente das câmeras e te ajudar a se conectar com o seu público através dos vídeos.

6 Dicas para perder o medo de falar para a câmera

1. Escreva sobre o que você vai falar

Tenha um roteiro com o conteúdo que deseja abordar no vídeo. Você pode escrever o tema abordado em tópicos ou pode escrever todo o texto que deseja falar. Isso irá te ajudar a organizar os pensamentos ao longo da gravação e evitará que você fuja do tema ou esqueça de falar sobre algo.

2. Simplifique as coisas

Pode ser um pouco intimidador ter várias páginas cheias de anotações e detalhes para falar no vídeo tudo de uma vez – e, se caso perder ou errar algo, ter que começar a gravar tudo de novo. Para facilitar a produção do vídeo, principalmente se o conteúdo for extenso, você pode dividir a gravação do vídeo em vários tópicos principais e abordar um deles de cada vez.

3. Estude o conteúdo

Mesmo que seja um tema que você já domina, estude o conteúdo. Você pode assistir vídeos de outras pessoas sobre o assunto, ler livros ou conversar com outras pessoas. Aprofunde e amplifique seus conhecimentos acerca do tema, e faça anotações dos principais pontos que não podem ficar de fora do seu vídeo.

4. Pratique fora das câmeras

Agora que você já tem todo o conteúdo bem definido, pratique!

Não precisa começar em frente à câmera. Ensaie no chuveiro, na frente do espelho, no seu atelier, onde quiser. Fale em voz alta, somente para você, aquilo que você vai falar no vídeo, várias e várias vezes. Quanto mais você se acostumar a se ouvir falar, mais fácil e natural parecerá quando chegar a hora de encarar a câmera.

5. Grave vários takes

Mesmo ao gravar os vídeos mais simples, procure gravar mais de uma versão. Às vezes, as palavras saem um pouco mais claras na segunda tentativa, a iluminação pode parecer um pouco melhor ou até o tom da sua voz e postura pareçam mais confiantes depois de algumas tentativas.

6. Fique confortável

Mesmo após seguir todas as dicas acima, ao apertar o botão para começar a gravar o vídeo é normal nos sentirmos nervosos. Escolha roupas, calçados, acessórios e maquiagem que te façam sentir confortável e confiante.

Sentir-se à vontade diante de uma câmera, além de ser muito útil, traz resultados positivos inclusive para a sua autoconfiança. Esta habilidade pode se tornar um dos diferenciais do seu negócio criativo na divulgação dos seus produtos e pode ser aplicada à diversas estratégias de conteúdo para se aproximar dos seus clientes e seguidores.

Veja também:

+ Tendências de marketing para 2021 que preciso planejar agora

+ Como criar seu plano de marketing para 2021 (+ calendário 2021 para baixar)

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.