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7 ideias de campanhas promocionais para aumentar as vendas

Alguma vez você já comprou um item ou serviço que você nem precisava tanto ou naquele momento, mas estava com um desconto bom e não poderia perder aquela oportunidade? As campanhas promocionais oferecem uma ótima oportunidade para alavancar as vendas em sua loja. Afinal, quem não gosta de ganhar um desconto ou um mimo, não é verdade?

Existem diversas formas de criar campanhas promocionais para a sua loja e vou mostrar como você pode usar diferentes estratégias para aplicar em seu negócio criativo.

1. Reduzir o estoque de produtos e/ou materiais

Se o seu estoque de produtos e/ou materiais está alto e você precisa fazer esse estoque girar, pode usar alguma formas criativas de oferecer desconto em seus produtos:

  • Promoções do tipo compre 2 e leve 3;
  • Desconto para compras a partir de certa quantidade de itens;
  • Ofereça o produto com alto volume de estoque como brinde para pedidos a partir de um valor mínimo, caso o custo dele seja viável para essa estratégia.
Velas Artesanais + Mini bouquet – loja RV Atelier Floral

2. Descontos especiais para produtos com pequenos defeitos

Às vezes durante a produção de uma peça, ela pode acidentalmente lascar ou manchar de tinta por um descuido. Essas coisas podem acontecer com qualquer empreendedor criativo.

Para reduzir o prejuízo, caso ainda seja possível utilizar o seu produto, você pode criar uma espécie de bazar em sua loja e oferecer produtos com pequenos defeitos por um preço promocional ao seu cliente. Mas é importante deixar a informação do defeito clara e visível no título, na descrição e nas fotos para evitar problemas no futuro.

3. Ofertas especiais para clientes fiéis

Se você tem uma lista de clientes no WhatsApp ou no Instagram, envie uma mensagem à eles divulgando a oferta. Mas antes, é importante verificar se o seu cliente permite o envio dessas mensagens promocionais. O intuito é fazer com que ele se sinta privilegiado ao saber da promoção em primeira mão.

4. Kits de produtos promocionais

Os kits de produtos ou combos promocionais são conjuntos de itens vendidos com um desconto especial. Além de ajudar a girar seu estoque de produtos, essa estratégia é perfeita para elevar o ticket médio dos pedidos feitos em sua loja.

Uma dica para montar esse kit, é compô-lo com produtos que sejam complementares, por exemplo, kit de banho com sabonete, shampoo e condicionador ou kit de festa de aniversário com forminhas de docas, toppers, velas e itens decorativos para mesa.

7 ideias de campanhas promocionais para aumentar as vendas
Kit Berço Lhama Trança Verde Menta – loja Atelier cute baby

5. Promoções relâmpago

Outra estratégia de ação promocional que você pode fazer em sua loja é a promoção relâmpago. Ela incentiva a compra por ativar no comprador o senso de urgência. A vontade de aproveitar aquela oportunidade única e por tempo limitado, acelera a decisão de compra, influenciando-o a aproveitar a promoção o mais rápido possível.

6. Divulgar o lançamento de um novo produto

O lançamento de um novo produto por si só já é algo que chama a atenção e costuma gerar muita ansiedade nos clientes. Você pode aproveitar esse momento para potencializar a venda do seu produto de diversas formas:

  • oferecer descontos especiais na semana do lançamento;
  • oferecer brindes exclusivos para as primeiras compras efetuadas;
  • oferecer frete grátis na semana do lançamento;
  • oferecer kits de produtos, que incluam o item de lançamento, com desconto.

7. Impulsionar suas vendas em datas comemorativas

Fazer campanhas promocionais nas tradicionais datas comemorativas já é quase clichê do comércio em geral. Nessas datas, é possível aplicar as estratégias citadas acima, mas lembre-se de se atentar ao objetivo da ação, dos custos e lucros que pretende obter.

Em datas como Natal, Páscoa, Dia das Mulheres, Dia dos Professores, por exemplo, a busca por presentes é muito grande. Por praticidade, muitas pessoas optam por compra mais de um mesmo item para presentear. Por isso, promoções do tipo “compre 3 e leve 4” são uma ótima estratégia para aumentar suas vendas. Com essa estratégia você incentivará a compra de mais itens, aumentará o seu lucro, e o seu cliente conseguirá presentear muito mais pessoas.

Além das datas comemorativas do calendário comercial, há outras datas que podem ser usadas no seu negócio criativo para gerar engajamento com seus clientes e incrementar vendas como:

  • aniversário de abertura da empresa: você pode oferecer produtos com desconto para comemorar o primeiro ano do seu negócio;
  • cumprimento de uma meta: você pode dar brindes aos clientes que fizerem pedido na semana em que o Instagram da sua marca chegou aos 5.000 seguidores.

Aqui no Blog do Elo7, nós compartilhamos diversos posts com dicas de marketing dos meses seguintes para te ajudar a planejar suas campanhas com antecedência, confira aqui os últimos posts publicados.

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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