Home | Negócio Criativo | 9 dicas para organizar tecidos no estoque de forma prática

9 dicas para organizar tecidos no estoque de forma prática

Se você usa tecidos de diferentes tipos, cores e estampas em suas criações e está procurando uma forma eficiente para organizar seus preciosos paninhos, esse post é para você.

Por possuírem diversos tamanhos e formatos o armazenamento de tecidos, muitas vezes é visto como uma tarefa complicada. Pra te ajudar com isso, neste post vou compartilhar 9 dicas para organizar tecidos no estoque de forma prática, vem ver!

1. Mantenha os tecidos longe da sujeira e da umidade

Os tecidos devem ser armazenados em local seco, longe da luz solar e protegidos da sujeira. A umidade é a principal responsável pelo aparecimento de fungos e de micro-organismos que se alimentam de fibras, o que podem resultar em manchas e mau cheiro.

2. Caixas Transparentes

As caixas transparentes são perfeitas para organizar retalhos menores de tecido. Dependendo da quantidade de tecidos que você tiver, pode fazer a separação por cor, tipo de estampa, frequência de uso, tamanho, etc. Como elas podem ser empilhadas você pode ganhar espaço em seu atelier. Mas dependendo da frequência que você precisa tirar e colocar a caixa de volta no estoque, pode não ser muito funcional para você.

Imagem: In Color Order

3. Organizar os tecidos em arquivo

Outra forma de organizar os tecidos é usar aquelas pastas de arquivo e colocar o tecido dobrado por cima dela. Além de deixar tudo bem guardadinho, ainda facilita na hora de encontrar o que você precisa, já que você pode separar os tecidos na gaveta da forma que for mais conveniente para você.

Imagem: Our Peaceful Planet

4. Placas organizadoras de tecido na vertical

Armazenar seus tecido na posição vertical tornará o seu trabalho muito prático pois você só terá que puxar ele da prateleira. Você pode aplicar essa dica para aquele tecidos que usa com mais frequência e precisa ter sempre à mão.

Imagem: Girl Inspired

5. Gaveteiros e placas organizadoras

Se você possui muitos tecidos grandes, uma forma prática de organizá-los é utilizando gaveteiros. Para facilitar o manuseio, uma dica é usar um pedaço de papelão para enrolar os tecidos, de forma que as estampas fiquem sempre à vista para tornar a escolha dos tecidos mais prática.

Imagem: Hey there home

6. Cabides dentro de um armário

Aproveite qualquer espaço extra dentro de seu armário para guardar tecidos. Se você tiver vários cabides, poderá usá-los para organizar seu tecido. Você também pode usar cabides para calças ou cabides com várias hastes para maximizar o espaço.

Imagem: iheart organizing

7. Dentro de caixas ou cestos

Manter tecidos de um mesmo projeto, ou os modelos mais utilizados juntos em um cesto é uma ótima opção se você trabalha em áreas diferentes de sua casa. Se quiser pausar um projeto de costura, você pode guardar todos os tecido e materiais que irá usar em uma caixa para finalizar o projeto depois. Assim, quando for continuar seu trabalho, os tecidos já estarão todos juntos e organizados.

Imagem: Craftsy

8. Crie separadores para as suas gavetas

Os separadores de gaveta são muito utilizados para organizar lenços, meias, roupas íntimas e outros itens pequenos. Que tal usá-los para organizar retalhos menores de tecido? Você pode até criar seu próprio organizador de acordo com a sua necessidade. O separador da imagem abaixo foi feito em madeira, mas se os seus tecidos não forem muito pesados é possível usar a mesma ideia e fazê-los em papelão, que é bem mais econômico.

+ confira os organizadores de gaveta criativos e práticos no Elo7

Imagem: Tonya Staab

9. Invista nos potes de vidro

Os potes de vidro são versáteis e um ótimo aliado na hora de organizar os tecidos em seu atelier. Eles são ideais para organizar os retalhos de tecidos menores, como o feltro, ou até aqueles usados para fazer fuxico. Como eles são transparentes, você conseguirá encontrar mais facilmente os retalhos que precisa para seus projetos, e além disso, os potes com tecido também podem usados como decoração em seu ateliê.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.