Home | Negócio Criativo | Marketing de relacionamento: o que é e como fazer?

Marketing de relacionamento: o que é e como fazer?

Com tanta concorrência no mercado, fidelizar clientes e ter uma relação próxima com eles é indispensável para ganhar espaço no nicho em que você atua. O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que visa justamente manter uma relação próxima com seus clientes, valorizando-os para mantê-los fiéis à marca. Aprenda neste post 5 dicas para te ajudar a planejar sua estratégia de marketing de relacionamento para sua loja do Elo7.

Como fazer o marketing de relacionamento em sua loja do Elo7

Atenção às redes sociais

As redes sociais são a forma perfeita de divulgar seus produtos! Além de serem gratuitas, elas oferecem diversas ferramentas para você interagir e aumentar o engajamento de sua marca com seus seguidores e clientes. Aqui estão algumas dicas para pensar na hora de planejar o conteúdo dos posts:

  • Esteja atento aos temas que são relevantes para a sua audiência. Você, mais do que ninguém, sabe quais tipos de conteúdo interessam os seus seguidores;

  • Crie conteúdos úteis e práticos, como dicas e tutoriais relacionados aos seus produtos ou nicho;

  • Diversifique seus conteúdos! Utilize diferentes cenários e contextos para tirar fotos ou gravar vídeos;

  • Interaja com os seus seguidores, responda aos comentários e mensagens privadas, reposte uma foto em que seu cliente mencionou sua marca, dando os créditos à ele.

  • Você não precisa postar todos os dias nas redes sociais, mas é importante manter uma frequência constante de postagem. Por exemplo, se você definir que irá publicar 3 posts por semana, comprometa-se com essa meta para  que suas postagens não percam o engajamento.
  • Crie posts interativos. O objetivo desse conteúdo é fazer com que o maior número de pessoas possível se engaje com seu post, aumentando assim a visibilidade dele. Você pode criar stories com  quizzes, caixinha de perguntas e outros recursos de interação, por exemplo.

Atendimento ao cliente

Quem não gosta de ser atendido bem? Esse é um grande diferencial que pode aumentar, e muito, suas vendas no Elo7. Responda e tire dúvidas de seus clientes em um prazo mais curto, seja atencioso e procure resolver os problemas do seu cliente de forma proativa. Desta forma, as chances do cliente fazer uma nova compra ou indicar sua loja para seus conhecidos é muito grande.

  • Responda seu cliente o quanto antes. Não deixe os clientes ansiosos ou com dúvidas!
  • Procure tirar do seu cliente o máximo de informações possíveis. É nesse momento que você ganhará a confiança do seu cliente.
  • A venda deverá ser feita com o maior amor do mundo. Capriche!

Ofereça conteúdos de valor

Ao divulgar um conteúdo relevante, ou seja, que acrescenta valor, de forma significativa, no dia a dia de seus seguidores, você aumentará as chances dos seus seguidores verem mais valor em sua marca.

Se você conhece alguma dica que poderá fazer a diferença na vida do seu público, não deixe de divulgá-la aos seus clientes. Nós temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos gera valor de alguma forma. Mas é claro que precisamos perceber esse ato como algo espontâneo, feito de coração. Por isso suas ações devem, primeiramente, objetivar tornar a vida das pessoas mais simples e, depois, gerar algum lucro para você. Não o contrário. As pessoas sentem isso.

Pesquisas e enquetes

A caixa de perguntas e enquetes do Instagram foram criadas para trazer ainda mais dinâmica para o aplicativo. Além de trazer mais engajamento, são uma ferramenta valiosa para conhecer seus clientes e fazer pesquisas de mercado.

Elas são de fácil criação e podem ser publicadas em instantes. As chances de engajamento com esse tipo de post é alta pois o usuário está a apenas um toque na tela de votar, então, não é algo trabalhoso para ele. Além disso pessoas amam responder e participar de algo que tenha a ver com elas e terem suas opiniões levadas em consideração.

Mime o seu cliente

Há várias maneiras diferentes de demonstrar carinho e gratidão aos seus clientes. Você pode oferecer um desconto em uma próxima compra, escrever uma carta de agradecimento ou até incluir um brinde no pedido. Neste post compartilhamos 5 Ideias de brindes para você presentear seu cliente, vem ver!

Veja também:

+ Como priorizar tarefas e projetos importantes para fazer sua marca crescer

+ Checklist para as redes sociais: tarefas diárias, semanais e mensais

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.