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Checklist para as redes sociais: tarefas diárias, semanais e mensais

As redes sociais são a forma perfeita de divulgar seus produtos! Além de serem gratuitas, elas oferecem diversas ferramentas para você interagir e aumentar o engajamento de sua marca com seus seguidores e clientes. No post de hoje compartilhei um checklist para as redes sociais com tarefas diárias, semanais e mensais para você se planejar ao divulgar sua marca.

Checklist para as redes sociais: estratégias diárias, semanais e mensais

Tarefas diárias

1. Responda todas mensagens e comentários

Se um seguidor fez um comentários ou enviou uma mensagem privada, as chances dele ter se interessado por seu produto ou serviço são grandes. Por isso, procure respondê-lo em tempo hábil, de forma atenciosa e prestativa.

2. Monitore e responda às menções à marca

Veja se outras pessoas marcaram o seu perfil e interaja com eles.

3. Publique um conteúdo nas redes sociais

Essa não é uma regra, publique o conteúdo de forma a conseguir manter uma frequência constante. Por exemplo, se você definir que irá publicar 3 posts por semana, comprometa-se com essa meta para que suas postagens não percam o engajamento.

4. Acompanhe o perfil de influenciadores do seu nicho

Reserve um tempo para pesquisar conteúdos em perfis de influenciadores do seu nicho. Essa é uma forma de ficar por dentro das tendências do seu mercado, saber o que está em alta e buscar inspirações de conteúdos interessantes para o seu público.

5. Acompanhe o perfil de concorrentes do seu mercado

Acompanhe os conteúdos de seus concorrentes e outras marcas que você admira nas redes sociais. Você com certeza irá encontrar boas ideias para criar as suas fotos e vídeos. Não tente imitar o que eles fazem, mas fique de olho nas diferentes formas de divulgação, interações e ideias de postagens criativas.

Tarefas semanais

6. Tire fotos criativas ou grave vídeos com seus produtos

Separe os produtos que deseja fotografar e itens bacanas para compor as suas fotos como flores e tecidos para o fundo. Neste post aqui, compartilhamos outras ideias criativas de fundos para fotos para te inspirar. Se você não tiver muitos produtos para tirar fotos de uma vez só porque faz sob demanda, uma dica para otimizar o seu tempo é reservar um espaço com boa iluminação decorado para você tirar suas fotos. Pode ser um pedaço da sua mesa de atelier perto da janela ou você pode montar um mini estúdio caseiro.

Confira no vídeo abaixo o passo a passo completo.

7. Crie artes sem fotos

Você também pode criar uma arte sem fotos, apenas com frases, textos e imagens compradas de bancos de imagens. Uma ferramenta gratuita muito fácil de usar para criar layouts criativos para as redes sociais é o Canva. Lá você encontrará diversos modelos pré prontos para otimizar o seu tempo com essa tarefa.

8. Interaja com outros perfis do seu mercado ou parceiros

Promova bons relacionamentos com colegas criativos e parceiros de negócio para que vocês possam ajudar um ao outro e crescerem juntos.

9. Acompanhe as métricas

Meça o desempenho de suas postagens e procure por oportunidades de melhoria para produção de conteúdo para redes sociais.

Entre as métricas que merecem ser analisadas estão o número de visualizações, quantidade de interações, comentários e o comportamento geral do público em relação ao conteúdo. Com essas informações, é possível definir o que está funcionando em sua estratégia e o que ainda precisa de ajustes.

Tarefas mensais

10. Planeje o conteúdo para o próximo mês

Monte um calendário com os dias e os temas definidos que pretende divulgar. Isso irá te ajudar a criar conteúdos mais assertivos e estratégicos para aumentar o engajamento das suas publicações. Você pode fazer conteúdos de temas únicos e criativos ao longo do mês, mas uma maneira mais fácil de fazer o calendário é definir um padrão na semana.

Por exemplo, na segunda pode divulgar um produto, na terça uma foto dos bastidores da sua loja, na quarta novidades e promoções, na quinta tendências e dicas do seu mercado e na sexta uma frase motivacional, por exemplo.

foto: Cahandmade.co

Se você está sem ideias sobre qual conteúdo produzir, criamos um calendário com 31 dias de ideias de conteúdo pra te ajudar nos seus posts!

Lembre-se que estas são apenas sugestões de posts! Você pode optar por divulgar apenas os conteúdos que se sinta confortável em publicar ou que tenha mais a a cara da sua marca.

11. Estude sobre ferramentas e ideias de marketing

Muitos canais do Youtube ou perfis perfis do Instagram compartilham dicas e ideias criativas sobre como inovar o seu negócio, criar conteúdos interessantes e ajudar no aumento do engajamento do perfil nas redes sociais. Além do perfil do Instagram @elo7vendedores, há vários outros perfis que vale a pena acompanhar como @sebrae, @espaconave, @redepivo, por exemplo.

Veja também:

+ Qual conteúdo publicar nas redes sociais da minha marca?

+Estratégias do Instagram para divulgar o seu negócio criativo: confira as dicas

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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Um Comentário

  1. Óticas dicas deste artigo. Gostei principalmente das dicas sobre ideias de marketing para inovação e o planejamento do calendário do mês seguinte. Várias oportunidades de venda podem ser criadas a partir destas estratégias.