Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Artesã no divã: como lidar com com fornecedores

Artesã no divã: como lidar com com fornecedores

Artesã no divã: como lidar com fornecedores
Por Gabriela Bueloni – Fato!Gestão Criativa

Quem conhece a série “Artesã no Divã” aqui no blog? É nela que a Gabriela Bueloni, da Fato!Gestão Criativa, responde às dúvidas das empreendedoras criativas do Elo7. Com exemplos reais (sem revelar a identidade de ninguém), fica mais fácil ajudar a todas que querem vender suas criações!

A dúvida de hoje é de uma artesã que tem um grande volume de vendas e depende de fornecedores para ajudá-la na produção. Confira!

“Compro sempre dos mesmos fornecedores, pois são de minha confiança, têm insumos de qualidade e possuem bons preços. Não costumam me deixar na mão. Tomei essa decisão depois de sofrer com outros fornecedores, que davam muita dor de cabeça e não cumpriam com entregas, nem sempre o que eu queria estava em estoque, etc. Faço o mesmo com os colaboradores que me auxiliam na produção quando o volume de pedidos fica muito grande e eu não consigo dar conta de tudo sozinha.

O problema é que depois de um tempo me tornei dependente das mesmas pessoas e quando há variação de preço fico refém, sem opção para trocar. E mesmo não deixando na mão sempre, tem vezes sim que os produtos saem do estoque ou alguma ‘emergência’ acontece e tudo atrasa.

O que fazer para encontrar uma gama maior de fornecedores de confiança? Você tem algum segredo (risos)?”

Vou começar a falar sobre esta questão com a frase do filósofo Jean Paul Sartre, que disse certa vez que “O Inferno são os Outros” só que neste caso são os nossos. Nesse caso, são nossos fornecedores. Porque sem eles não sobrevivemos e com eles nos aprisionamos: se ficar o bicho pega se correr o bicho come!

A solução é o meio termo, o famoso “Morde e Assopra”, fornecedor é uma busca incessante para quem desenvolve produtos, nunca podemos achar que estamos tranquilas e nos posicionar na famosa Zona de Conforto, porque é neste momento que
vem a surpresa e muitas vezes ficamos na mão. Então o que fazer?

1. Crie um relacionamento com seu fornecedor: dedique um dia para ir visitá-lo, contar o que você faz, como desenvolve o seu trabalho e mostrar o quanto é significativo para o seu negócio a empresa/mão de obra dele.

Quantas vezes vemos determinadas situações em que tratamos com pessoas tão importantes na nossa cadeia produtiva e nem as conhecemos pessoalmente?

Se tratando de um grande fornecedor, isso não deve acontecer, porque ele deve ser o seu principal aliado. Se tiver um problema ele deverá ter o compromisso de te alertar a tempo de tomar uma atitude para saná-lo.

Mas isso não se desenvolve da noite para o dia e sim através de um relacionamento de longo prazo, portanto a partir de agora reflita, qual é o seu principal fornecedor? Vá tomar um café com ele e levar um bolo, um mimo!

2. Determine algumas regras: “O que é combinado não sai caro.” Conhecem essa frase? Muito verdadeira!
É importante que os prazos sejam estipulados entre as partes, principalmente quando falamos de fornecedores que nos ajudam na confecção de produtos. Deixe claro estes prazos de produção, entregue todo o material necessário para que o fornecedor possa trabalhar corretamente. Faça um check list de produção relacionando todos os materiais para não esquecer nenhum item na hora de entregar a produção ao fornecedor.

Pague seu fornecedor em dia, renegocie prazos se for o caso, mas não o deixe na mão.

3. Diversifique: Nunca tenha apenas um fornecedor, no mínimo dois, tenha esse hábito de dividir a produção entre os fornecedores para não correr o risco de não receber a mercadoria pedida na data combinada.

O Segredo é o Relacionamento com Organização!

Já conferiu as outras edições do “Artesã no Divã“?
* Como organizar produção, ter estoque e peças sempre novas na loja?
* Pronta entrega ou Sob Encomenda, o que é melhor?

Espero ter ajudado! E vocês, possuem algumas dicas sobre como lidar com fornecedores? Compartilhem nos comentários.
Boa sorte e boas vendas!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.