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Guia completo para enviar produtos

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Fez sua primeira venda online e ficou confusa na hora de enviar seus produtos para o cliente? A gente garante que é muito fácil, mas como tudo na vida, tem seus segredinhos. Vem com a gente aprender como enviar seus produtos!

O processo de envio dos produtos é formado basicamente de 4 etapas:

  1. Embalagem interna
  2. Embalagem externa
  3. Envio
  4. Rastreamento

1. Embalagem interna
A embalagem interna é responsável por duas coisas muito importantes: o diferencial da sua loja e a proteção do seu produto.

Quando falamos de diferencial, é aquele elemento que irá junto com seu produto e que irá causar um encanto a mais no seu cliente. Tem artesão que usa essência, dá brindes, coloca docinhos, vales promocionais ou até mesmo um bilhetinho, mostrando que aquela peça foi feita artesanalmente e pensando no cliente o tempo todo. Mas cuidado: todo e qualquer mimo deve estar dentro dos cálculos de preço do seu produto e não deve ser muito grande ou pesado, para não aumentar o valor do frete.

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Agora, não adianta nada encher o cliente de carinho se o produto que ele comprou chegar danificado, né? Então analise seu produto e pergunte-se quais precauções você pode tomar para fazer da sua embalagem interna uma proteção para sua peça. Abuse do plástico-bolha, papel de jornal ou revista picados, retalhos de tecido, bolinhas de isopor, espuma… A forma de proteger vai depender do tipo de produto que você vende. Se forem doces artesanais, então, todo cuidado é pouco! Muitas artesãs que trabalham com esse tipo de produto desenvolvem ou compram embalagens próprias para conservar e proteger cupcakes, cookies, chocolates, lembrancinhas e tudo mais!

2. Embalagem externa
O valor do frete é calculado a partir do volume do pacote, do peso e do tipo de frete que você escolher.

Para calcular o peso, use uma balança – pode ser daquelas de cozinha mesmo (veja foto acima), pois são baratas e fáceis de encontrar. 

Na hora de cadastrar seu produto, insira as medidas e o peso da peça no campo “Dimensões do produto”. Em seguida, meça e pese a embalagem que você utilizará no despacho daquele item, inserindo essas informações no campo “Dimensões do pacote”. Lembre-se de inserir todos os dados em centímetros, ok?

Além disso, você sabia que também temos a funcionalidade de estimar o preço do frete de produtos da sua loja? Essa é uma funcionalidade interessante caso você queira saber quanto custará o frete de um produto específico, para uma determinada localidade. Na página do produto em questão, clique em “Estimar frete”.

Foto: Loja Novelinho.

 

Há tipos de embalagens e medidas permitidas para envio. Confira os limites das transportadoras que oferecemos atualmente:

Correios

(C) 100, (L) 100 (A) 100 cm, com peso máximo de 30kg. A soma resultante do comprimento + largura + altura não deve superar 200 cm.

Jadlog

(C) 60 cm (L) 60 cm (A) 60 cm, com o peso máximo de 10kg.

Se sua embalagem for muito maior do que o produto, ele vai ficar “sambando” durante toda a entrega e não haverá proteção interna que segure – além de aumentar o valor do frete. Se for muito pequena, pode não ser permitido seu envio. O ideal é que as embalagens externas sejam ligeiramente maiores que os produtos e resistentes, para aguentar o trajeto com segurança.

Reaproveite embalagens de papelão que você tem em casa, compre em papelarias ou empresas especializadas caixas que tenham tamanho ideal para armazenar seus produtos. Pensando em te ajudar, o Elo7 Embalagens conta com uma linha diversificada de pacotes especialmente criados para produtos #foradesérie. Clique aqui e confira!

3. Envio

Produto protegido e embalado? É hora de etiquetar o pedido. Emita e imprima a etiqueta e a declaração de conteúdo gerados pelo Elo7 e cole-os no pacote em um local visível — recomendamos que, no caso de caixas, você use a parte de cima para as etiquetas, e as laterais para a declaração (a declaração deve ser assinada e o papel pode ser dobrado até ficar pequeno, antes de adesivá-lo no pacote).

Uma dica para deixar a embalagem e os dados mais seguros é usar aquela fita adesiva mais larga (fitão) transparente em toda a volta do pacote e também em cima do endereço. Isso evita que os dados sejam apagados ou arrancados no transporte.

Atualmente, temos duas modalidades de frete disponíveis para escolha do cliente: o frete Regular e o frete Expresso. Confira as diferenças:

Regular
O frete Regular oferece para o cliente a opção mais barata entre as transportadoras oferecidas pelo Elo7.

Expresso
Já o frete Expresso oferece a opção mais rápida. Normalmente essa é a escolha dos clientes que precisam do produto com urgência.

4. Rastreamento
Depois de postar seu produto, você vai receber um comprovante. Guarde-o até a confirmação do recebimento pelo cliente. Ao despachar o pedido, você receberá um comprovante de postagem, que pode ser físico ou via SMS/e-mail, a depender da transportadora; guarde esse comprovante, pois é ele que confirma o envio do pedido.

Assim que você postar o pedido, seu cliente terá acesso ao código de rastreio. A depender da transportadora pela qual o pedido tenha sido enviado, o rastreio será atualizado em tempo real para o seu cliente, mas você também pode usar o botão “Já enviei o pedido”. Essa função é especialmente importante caso você tenha feito o envio por conta própria, sem utilizar uma etiqueta fornecida pelo Elo7; para confirmar que o despacho foi feito, você deve clicar no botão mencionado e inserir o código de rastreio fornecido pela transportadora.

Dica quentíssima: Se você usa o Google Chrome como navegador, dá para baixar esse aplicativo* e acompanhar em tempo real o status das suas entregas. Legal, né?

Além de acompanhar o processo, a gente recomenda enviar uma mensagem via chat para o seu cliente assim que o pedido chegar, perguntando o que achou do produto, se colocando à disposição para demais esclarecimentos e sugerindo que ele deixe uma avaliação. Essa é uma prática gentil e conta muitos pontos no atendimento, o que pode te ajudar a ter avaliações positivas e aumentar a confiabilidade da sua loja para novos clientes! Saiba tudo sobre avaliações nesse post.

Gostou das nossas dicas para envio de produtos? Caso você tenha mais dúvidas, entre em contato com o nosso time de Atendimento. Clique aqui!

Veja mais dicas para iniciantes no Guia do Vendedor, em nossa ajuda online, e nos posts abaixo:

*Aplicativo não desenvolvido pelo Elo7

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