Home | Negócio Criativo | 5 hábitos para tornar sua rotina mais produtiva

5 hábitos para tornar sua rotina mais produtiva

Como todo empreendedor criativo que faz mil e uma coisas desde comprar materiais para fabricar os produtos até fazer a contabilidade do negócio, às vezes é difícil ter controle das atividades para dar conta de tudo no final do dia. Afinal são muitos pratos para equilibrar e deixar um deles cair não é uma opção. Para te ajudar na organização das suas tarefas e planejamento dos projetos, no post de hoje separamos 5 hábitos para tornar a rotina do empreendedor criativo mais produtiva. Queremos que 2019 seja um ano de muitas realizações para você!

5 hábitos para tornar a rotina do empreendedor criativo mais produtiva

5 hábitos para tornar sua rotina mais produtiva

Planner listrado – loja Lorrana Correia Design

Planeje seu dia antes de começá-lo

Essa dica é simples, mas muito poderosa. Reserve um tempo na noite anterior, ou pela manhã, e faça uma lista com tudo o que precisa fazer. Se possível, deixe organizado o horário em que você fará cada coisa. Divida seus compromissos em tarefas básicas, diárias e específicas. A organização é a sua melhor aliada para aumentar a produtividade.

Uma coisa de cada vez

É muito difícil ter foco quando vemos a nossa lista de coisas a fazer crescer a cada minuto. Com isso procuramos otimizar o nosso tempo ao máximo. Dá pra ser multitarefa, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo e ainda ser produtivo, compartilhamos várias dicas neste post aqui.

Mas há coisas que precisam de foco para que você tenha um bom resultado e otimize o seu tempo ao realizá-las. Nessa categoria entram coisas que realmente precisam da sua atenção e concentração como responder um orçamento, um cliente com dúvidas, planejar a sua próxima coleção de produtos, etc. Divida um tempo para cada atividade. E quando estiver no meio de uma tarefa importante e lembrar de outra coisa, lute contra a tentação de largar tudo. Termine o que você começou primeiro, caso não seja de extrema urgência.

Tenha um ambiente inspirador

Aqui está outra ótima dica, subestimada por muitas pessoas. Se quiser se uma pessoa mais produtiva, é preciso estar num ambiente certo para isto. Limpe e organize seu local de trabalho. Defina um lugar para cada coisa em seu atelier, isso inclui materiais, ferramentas de trabalho, documentos, etc. 

Tenha a hora da burocracia

Não dá pra fugir daquele montão de e-mails, relatórios e leituras importantes, isto é fato. Mas você pode deixar isto tudo para horas específicas de seu dia. Escolha momentos em que estiver mais motivado. Respire fundo, coloque uma música ambiente inspiradora e mãos à obra. 

Encontre seu pico de produtividade

Por último, uma dica bastante importante. Em meio a sua rotina veja o horário em que é mais fácil produzir. Procure se organizar para fazer o que você precisa naquele momento. Assim, o resto de seu dia ficará automaticamente mais tranquilo, e com tempo para tudo o que você tiver e quiser realizar.

Veja também:

+ Produtividade para mães empreendedoras: 5 dicas

+ 15 verdades sobre produtividade que eu levei anos para descobrir

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.