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Importância da marca para o sucesso da sua loja

Importância da marca para o sucesso da sua loja

Você sabe qual é a importância da marca para o sucesso da sua loja? Muitos pequenos empreendedores não se preocupam com o assunto “Marca”, pois acham que isso é importante somente para grandes empresas ou para negócios corporativos.

A verdade é que todo o negócio, independente do seu tamanho, precisa ter uma marca responsável para representar sua identidade, independente do seu tamanho. Quando falo de identidade do negócio, não me refiro somente a questão visual ou de design, a “Sua Marca” vai além disso, ela representa o que você é e no que acredita. Vamos, então, analisar alguns pontos para você desenvolver e implementar em sua loja para ter uma marca de sucesso.

1. Tenha uma História
É por meio de sua história de vida e profissional que as pessoas conhecerão quem você é e criarão uma conexão com seu trabalho. Todos nós temos uma história e contá-la nada mais é do que compartilhar o que somos e no que acreditamos. Indico que você leia esse post do Fernando Oliveira.

2. Divulgue seus valores
Fale sobre os valores e princípios que você vive e acredita. Todos nós compartilharmos aquilo que gostamos, logo, se eu me identifico com os seus valores ou com os princípios de sua marca, irei compartilhá-la também.

3. Cuide de seus canais de comunicação
Em tempos de internet as pessoas querem contribuir, comentar e opinar. Então, não se esqueça de sempre responder as dúvidas, sugestões e (principalmente) reclamações.
As pessoas esperam ser prontamente respondidas, portanto, se não o fizer irá prejudicar sua marca (imagem), não só perante àquela pessoa específica, mas a todos os outros visitantes.

4. Capriche no Pós Vendas
Conforme falei nesse post, muitos artesãos acreditam que o processo de vendas acaba após a entrega do produto e esquecem de fazer um trabalho de pós-venda.
Tenha em mente que o cliente é seu principal parceiro e ele divulga sua marca, mesmo que indiretamente, para conhecidos, amigos e familiares. Clientes satisfeitos tendem a voltar e criam um interesse maior pela marca, portanto trate bem seus clientes investindo seu tempo em um trabalho de relacionamento pós-vendas.

5. Invista em seu negócio
Quando falo em investir, quero falar sobre investimento no seu negócio como um todo. Invista em equipamentos, matéria-prima, divulgação, capacitação, aprendizado e também, identidade visual (logo, cores, banner, etc) para comunicar o que sua marca representa.

Esses são alguns passos, nos quais se você trabalhar de forma contínua e consistente, irão te ajudar a tornar a sua marca e seu nome mais conhecidos.

A importância da marca para o seu negócio criativo é muito grande e pode ser um grande diferencial! Se você tiver mais dicas que utiliza em sua loja, compartilhe aqui nos comentários!

Imagem da capa: Logomarca Além da Imagem – Layout para Blog

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