Home | Rede Colaborativa | Atividades para fazer com a família no Natal

Atividades para fazer com a família no Natal

O post de hoje com dicas de atividades para fazer com a família no Natal vem por meio da rede colaborativa do blog. Quem sugeriu a pauta foi a leitora e blogueira Flavia de Moura Augusto Sphair. Turismóloga, Empreendedora, Blogueira e Mãe do Mateus e do André (que está a caminho). É a criativa da Inventos em Eventos,. Vamos conferir suas ideias?

Atividades para fazer com a família no Natal
Guirlanda natalina da loja Ivete Artes e Decorações

Atividades para fazer com a família no Natal

O Natal está chegando e com ele, toda a magia e alegria desta época tão linda!

Quando celebramos juntos, costumamos passar um bom tempo entre familiares e amigos. E já que é o momento de curtir quem amamos, que tal fazer algo divertido e significativo também juntos? Memórias assim são lembradas por toda vida!

+ Faça você mesmo: redecore as antigas bolinhas natalinas

+ Crie uma mini árvore de rolhas

Aqui vão algumas ideias de atividades para fazer com a família no Natal

Enfeites de natal artesanais e significativos

Que tal não apenas comprar, mas fazer enfeites para a árvore de sua casa? Dá pra pensar em várias maneiras: usar papéis coloridos ou de scrapbooking em moldes de estrela, bota, boneco de neve, pinheirinho, sino e outros mais; pintar bolas de isopor e decorar com lantejoulas ou mesmo tecidos com técnicas de patchwork… E para ficar mais especial, você pode pedir para seus filhos escreverem algum voto nesses enfeites, como paz, esperança, alegria, amor, etc. Se você já sabe algum artesanato, também é uma oportunidade de ensinar!

Presépio reciclável

Que tal selecionar algumas embalagens, rolos de papel higiênico, copos e outras coisas mais para criar seu próprio presépio? Pode-se falar do papel de cada personagem enquanto ele está sendo criado para o presépio.

Brinde das coisas boas

Esta é uma tradição que criamos em nossa família e que sempre realizamos na época do natal. Escolhemos um dos dias que reunimos a família, compramos champagne (no nosso caso sem álcool, não bebemos por motivos religiosos) e se dá ainda fazemos rabanadas. Cada pessoa com sua taça escolhe uma coisa boa que aconteceu durante o ano, e brindamos o acontecimento. É bacana valorizarmos os bons momentos com as pessoas que amamos; relata Flavia.

Cartões Natalinos

Escrever cartões de Natal pode até não ser o mais popular em um mundo tão virtual, mas tem grande valor para quem recebe esse gesto único e personalizado. Convide sua família para escrever mensagens. As crianças também podem criar, decorar e desenhar para deixar ainda mais bonito!

Atividades para fazer com a família no Natal
Imagem: Amar é
Decorar bolachas

Este um clássico que nunca falha, afinal, quem não vai gostar de decorar bolachas natalinas? Usando glacês, gotas de chocolate e outras delícias, deixe a imaginação rolar e passar uma tarde bem bacana.

Teatro da Natividade

Os figurinos podem ser mantas e lenços, e o cenário e acessórios com um pouco de improviso mesmo, mas vale relembrar a história do natal cristão com um teatro simples, fica divertido, mas especial também!

Brincadeiras com o tema de Natal

Você pode criar – ou mesmo procurar opções bacanas e prontas de brincadeiras de Natal – de jogos tradicionais, mas no tema natalino. Jogo da velha que com guirlandas e laços; bingo de imagens natalinas; mímica de coisas que costumamos fazer no Natal, passatempos divertidos… Tem muito o que fazer!

Atividades para fazer com a família no Natal
Imagem: Inventos em Eventos
Inimigo secreto:

Veja como funciona a dinâmica da brincadeira também conhecida como “amigo da onça” ou “elefante branco”:

  • Ao invés de presentear com algo bom, a brincadeira é pra ser com qualquer “presente”, bom ou ruim.
  • Todos levam algo embrulhado, e os “presentes” ficam juntos em uma mesa ou local determinado.
  • Cada pessoa sorteia um número de acordo com o número de participantes.
  • A primeira pessoa escolhe um presente e abre.
  • A segunda pessoa tem o direito de escolher um da mesa e, antes de abrir, tem o direito de escolher ficar com ele (precisa mostrar o que é à todos), ou roubar o presente já aberto e dar o que escolheu à pessoa roubada.
  • E assim vai respectivamente: de acordo com o número de sua vez, a pessoa seguinte escolhe um presente da mesa, e vê dentro das possibilidades que já surgiram se roubará algum ou ficará com o seu.
  • Sortudo o último número que deve ficar com o melhor presente.

Curtiu as sugestões de atividades para fazer com a família no Natal? Qual sua atividade preferida natalina?

Que seja um Natal lindo e divertido para todos nós!

campanha-natal-dos-lacos-2

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.