Home | Casa | 10 dicas para exercitar a criatividade durante o ano

10 dicas para exercitar a criatividade durante o ano

10 dicas para exercitar a criatividade

O ano começou e você está cheio de planos para se organizar melhor, parar de procrastinar e focar na criatividade? Caso a resposta seja positiva, então anote essas 10 dicas para exercitar a criatividade durante o ano e fique atento! As recomendações são do blog parceiro Follow The Colours que podem ajudar a nos deixar cada vez mais motivados para realizar as tarefas do dia a dia, com mais disposição e vontade de explorar novas ideias. Vem ver!

1 – Cuide de sua saúde

Inclua em sua dieta, alimentos que são importantes para a memória. Faça exercícios físicos, durma bem e beba água. Esqueceu o que você estava procurando? Está difícil lembrar nomes? O deadline está chegando e nada daquela ideia surgir? Se a criatividade está em baixa, saiba que pode ser culpa da sua alimentação. Parece médico falando, mas é a mais pura verdade! Além do avanço da idade, cansaço e estresse, uma refeição deficiente de nutrientes pode influenciar (e muito!) no nosso dia a dia. Alguns alimentos como o salmão, café, chocolate e até o chiclete podem dar um impulso no cérebro. Além disso, beber água, dormir bem e fazer exercícios físicos é imprescindível para aumentar a sua energia, melhorar o humor, diminuir o estresse e relaxar a mente, fatores importantíssimos.

marmita

E por falar em saúde alimentar, veja esse post que saiu aqui no blog sobre marmita para o trabalho.

2- Seja curioso

Pense como uma criança! Lembra quando você tinha 7 anos e não tinha medo de perguntar o “por que” de nada? Pois é, quando a gente cresce, parece que fica com vergonha de tudo. Mas saiba que ser curioso como o seu filho/sobrinho é uma das melhores coisas para estimular a mente. Os pré-conceitos podem ser um veneno! Está comprovado que manter o pensamento como o de uma criança, sempre pronto para aprender, ajuda a criar novos caminhos diante de um desafio. Coisas simples que os pequenos fazem como: desenhar ou experimentar um novo sabor de sorvete, podem nos levar a explorar novas ideias. Então já sabe! Questione, pergunte, pesquise sem medo de ser feliz!

3- Sonhe acordado

Tenha tempo para “fazer nada”. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, pessoas que sonham acordadas se tornam mais criativas ao longo dos dias. É que ter “devaneios”, pensar na vida e sentir o tempo passar, aumentam as chances de obtermos sucesso quando precisamos de uma ótima ideia. Ócio criativo, já ouviu falar?

4- Ria alto

Sorrir pode mudar seu cérebro e suas células. Rir estimula a área do cérebro que está relacionada aos insights. Pois é, ver aquele vídeo no YouTube na hora do café da tarde e se permitir rir é uma ótima estratégia para relaxar a mente, liberar endorfina e os pensamentos. Além do mais, colocar um sorriso no rosto pode deixar você uma pessoa mais simpática, mais saudável e até alavancar a sua carreira. Isso porque quando você sorri, seu cérebro tem conhecimento da atividade e mantém o controle do mesmo. Sorrir nos ajuda a ver novas possibilidades, nos faz sentir mais energia, e sucessivamente, a termos mais sucesso nas tarefas do dia a dia.

5- Viaje!

Einstein já dizia: “viajar abre a mente de uma tal maneira que ela nunca mais volta a forma original”. Acho que esse é o melhor conselho de todos! E a dica é: planeje sua viagem, mas esteja aberto para mudar os planos na última hora e se surpreender. Viajar quebra a rotina, pois nos faz enxergar tudo como novo, com outros olhos, além do tempo ser melhor aproveitado. Então lembre-se: são experiências e não coisas que enriquecem a nossa vida e nos inspiram!

kit-viagem-video-game-game

Kit viagem Toys & Arts Daliz

6- Pense azul

O azul ajuda a relaxar e melhora o pensamento associativo pois é uma cor calmante. Ela promove a comunicação, o relaxamento, a confiança e a eficiência. O seu tom também ajuda as pessoas a serem mais criativas, abrindo a mente para novas ideias. Então fica aqui uma dica: no local do seu trabalho, use o azul ao seu favor. Pinte as paredes, tenha objetos nesta cor ou até um pôster. É uma ótima para ser utilizada em escritórios e em uma sala de brainstorming. Azul pode te ajudar e muito na hora de ter insights!

7- Leia livros e textos na internet, ouça música, veja palestras do TED

Estimule seu cérebro e melhore sua memória. Ler aumenta a compreensão do mundo! Assistir as palestras do TED podem nos ajudar a questionarmos nosso próprio jeito de lidar com as coisas. Tudo isso dá espaço para o aprendizado e aumenta nossa capacidade de raciocínio. Ouvir música é uma maneira de estimular o cérebro também. Quando escutamos algo novo, novas conexões dos neurônios são estabelecidas. Já as músicas velhas, aquelas que mais gostamos, nos deixam cada vez mais alertos e motivados!

8 – Seja vago

Não limite o seu pensamento!  Não use palavras que possam limitar o seu pensamento, não seja tão específico e nem tão duro com as suas ideias. Seja vago, isso amplia a sua liberdade semântica. Fazer brainstorm e “viajar na maionese” pode ser uma mina de ouro para você. Saia do seu estado “acomodado”. Leve seu computador para um café e passe o dia ali. Trabalhar “fora da caixa” faz você pensar “fora da caixa”.

9 – Medite

Tenha a mente aberta para novas ideias! Meditar é um ótimo exercício para te deixar mais consciente e atento ao presente. Com a técnica de Mindfullness (controle da respiração, relaxamento e sensações do corpo), você aprende a deixar os pensamentos fluírem e a aceitar aquilo que não pode mudar ou o que você não tem controle. Isso ajuda a reduzir irritações, além de permitir que o cérebro processe informações de forma mais eficiente. Recomendamos um aplicativo que se chama Headspace para quem quiser tentar!

10 – Tenha um hobby

Separe um tempo para fazer o que você gosta… Andar de bicicleta, bordar, pintar, jogar RPG, criar projetos paralelos na internet. Ter um hobby ou ir em busca de novas atividades eleva nossa motivação, nossos níveis de energia e também abre portas: para conhecer pessoas e para você descobrir o que gosta ou não gosta de fazer. Se você já tem algo a que se dedicar, ótimo! Ter um tempo para você mesmo é muito importante. Se você ainda não tem, então assuma riscos. Tente, se desafie e enfrente a preguiça. Faça algo que você realmente sente prazer. Porque se não fizer, não há quem faça por você.

planner

E aí, pronta(o) para se manter criativo durante 2016? Se você ainda não viu o nosso planner, acesse aqui para aprender a fazer o seu!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.