Home | Casa | 7 ensinamentos sobre organização – parte I

7 ensinamentos sobre organização – parte I

rotina

Existem hábitos que comprovadamente deixam nossas vidas mais organizadas, por exemplo, ter um lugar para cada coisa, ter prazos e objetivos, não acumular coisas e manter apenas o que é necessário, etc…  Mas o fundamental é olhar para nosso cotidiano, nosso dia a dia e fazer nossa própria lista de bons hábitos de organização que vão trazer benefícios para nossa vida. Começo neste post 7 ensinamentos sobre organização. Vamos lá?

Abaixo vou listar hábitos que estou tentando colocar em prática, alguns já com muito sucesso e outros que tenho que melhorar…. Aí você pode dizer: “Como assim Irene você é uma Personal Organizer? Suas tarefas estão totalmente sob controle, certo?” Que nada! Não existe uma pessoa com 100% de controle das suas tarefas profissionais ou pessoais, o que existe são pessoas que buscam melhorar sempre e aquelas que não buscam nada, eu sou a que busca melhorar sempre, ou seja, eu também tenho minha estrada.

Seguem abaixo primeiros passos para colocar em prática:

1.  Durma uma boa noite de sono, não tem lista de tarefas por mais perfeita que seja que sobreviva ao sono, você sabe muito bem quantas horas precisa dormir para poder realizar suas tarefas pessoais ou profissionais de forma produtiva, o cansaço e sono vai fazer com que você protele várias coisas da sua lista, ou pior, vai fazer tudo com menos qualidade e isso não é nada bom.

2. Evite adiar todos os seus compromissos pessoais ou até médicos para fazer hora extra ou se estender em projeto. Praticar um exercício físico que te toma uma a duas horas não vai fazer diferença para o projeto ou tarefa, mas, vai fazer para seu corpo, aí você acaba criando um círculo vicioso. O que você deve fazer é reavaliar seus horários, distribuir suas tarefas, melhorar seu controle, mas, não deixar de ter vida pessoal ou de cuidar do seu corpo e sua saúde.

chave
Solução fácil praticada pela Irene em sua casa

3. Avalie sua rotina e realmente tenha um lugar definido para os objetos pessoais que mais usa diariamente: chaves, bolsa, carregador, celular, notebook, roupa de ginástica, roupa do tênis, mala do curso de pintura, apostila de línguas etc. Soluções simples como ganchos, caixas identificadas, porta-trecos, prateleiras identificadas podem resolver. Lá em casa as chaves ficam em um suporte com imã do lado da geladeira na cozinha, nunca tenho que procurar onde estão minhas chaves.

4. Não lute contra aquilo que te distrai, mas estabeleça um horário. A internet é um grande exemplo, porém pode ser também a televisão. Para Facebook, Instagram e Whatsapp trate de estabelecer um horário para consultas, respostas, etc. Internet é trabalho, mas pode nos apresentar armadilhas que tendem a consumir nosso tempo desnecessariamente. Uma dica pessoal: quando ligo meu computador pela manhã, não abro meu e-mail ou vou olhar redes sociais, eu abro primeiro minha Lista de Tarefas.

No próximo post seguirão mais reflexões importantes. Até logo mais e vamos manter o foco para facilitar nosso dia a dia!

*Está atrás de organizadores de bolsa para encontrar seus pertences mais facilmente? Vem cá!*

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.