Home | Casa | Cobertura do evento MICSUR

Cobertura do evento MICSUR

micsur

Aconteceu no Hotel Providencial localizado na belíssima cidade de Mar del Plata, Argentina, entre os dias 15 a 18 de maio, o evento MICSUR (Mercado das indústrias culturais da América do Sul) 2014, onde 10 países de toda América Latina puderam interatuar de forma que cada setor criativo pudesse gerar um vínculo de negócios para toda a região.

O Elo7 foi convidado para participar deste evento, onde tivemos a oportunidade de conhecer vários designers e artesãos de todos os países e trocamos ideias e dúvidas sobre o mercado online e como ele está sendo implementando hoje em cada país “hermano”, além de debater sobre as necessidades de cada profissional para poder expandir seu negócio criativo pela web em toda a região.

 mix

No evento, haviam stands de países como Argentina, Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Chile, Equador e Bolívia, onde foram selecionados diferentes designers, artesãos, artistas, escritores e outros para representar e destacar aquilo de mais lindo que fazem – dentro de um setor do seu país. Coincidentemente, nos encontramos com a Carol, da Caçambaria, com alguns dos seus objetos expostos no stand que representava o Brasil. Fofa e super simpática, ela nos contou que gostaria de poder expandir o seu negócio criativo pra toda América Latina de forma online.

Durante o evento, os expositores também puderam desfrutar de conferências relacionadas com as indústrias de design, artesanais, audiovisuais, editoriais e musicais entre outras. Esta conjunção de conferências interdisciplinares abarcaram vários campos de cada indústria, tratando de debater desafios e dificuldades em particular e também trocar e apreciar o melhor de cada setor.

 brasil

Destaque também para o desfile que aconteceu na sexta-feira no Auditorium Mar del Plata que contou com uma encenação que combinou além das pecas de design na passarela, uma mostra de dança e música. Aqui participaram 55 designers de toda a região e também contou com objetos e roupas de mais de 20 artesãos da América Latina.

Um evento que foi claramente ditado por um público de jovens, alguns com um perfil de inovação e outros dedicados a recuperar as tradições de sua cultura, porém, com uma virada mais contemporânea, todos os participantes do evento, transbordaram criatividade em seu setor.

micsur1

O espírito que foi transmitido no evento foi de uma forte vontade de querer participar e alcançar nessa fusão de países latinos, que se consiga estabelecer um comércio mais simples e acessível. E foi conseguido: os seis setores fecharam acordos concretos entre si em países da região. Porém o MICSUR não acaba aqui. Durante a cerimônia de encerramento foi anunciado que ele se transformará em um evento bienal e a próxima edição já está coberta pela cidade de Bogotá, na Colômbia, em 2016 e 2018, o Brasil quem sediará. Oba! :)

Editora e Social Media Manager do Bixti – site do Elo7 na América Latina. Designer e fundadora da marca Espoleta. Ninja em crochet, expert em dicas para começar a empreender sozinha, fã de Instagram. Também escreve sobre feminices em seu blog pessoal.

Veja mais posts deste autor.