Home | Casa | Como decorar a parede: top 10 dicas

Como decorar a parede: top 10 dicas

Como decorar a parede de forma criativa? Se você pensou somente em quadros, pense fora da caixinha! Há outras boas opções! Se quer repaginar a casa e não sabe por onde começar, que tal dicas de como decorar a parede? Separamos 10 ideias de fácil adaptação e de baixo custo para pôr em prática já.

1. Como decorar a parede: com quadros

Do chão ao topo, a escolha dessa parede foi misturar quadros de estilos diferentes em um fundo azul clarinho. Ideia inspiradora! Imagem: Histórias de Casa

Se tem um tipo de decoração criativa para paredes que muda o visual da casa instantaneamente é fazer uma boa composição de quadros. Procure criar uma harmonia, escolhendo peças que conversem entre si, sejam com molduras coloridas ou monocromáticas, ou ainda com telas que se complementem.

Quadros + parede colorida. Por que não? A ideia é do Apartment Therapy

+ Decoração de parede com quadros, mais dicas aqui

+ Quadros decorativos pra dar um up na decor!

2. Como decorar com papel de parede

Os papéis de parede já entraram e saíram de moda várias vezes, mas a tecnologia dos novos adesivos ajudam e muito a dar um renovada na decoração criativa da casa. Hoje eles são autocolantes e superpráticos de aplicar, sem a necessidade de contratar um profissional para isso. Papéis de parede vão bem em salas (se tiver estampa muito marcante a dica é colocar em apenas uma parede) e no quarto também.

Tudo se transforma com um belo papel de parede! Inspiração: Casa Vogue

+ Dicas para escolher o papel de parede ideal

3. Como decorar com revestimentos de parede

Talvez a forma mais radical e trabalhosa de mudar a decoração da parede, mas uma das mais bacanas também! Os revestimentos estão cada vez mais criativos e diversificados. Alguns imitam com perfeição tijolinho, cimento queimado, madeira… Essa opção vale a pena se a reforma da casa for inevitável ou se algum outro canto precisará sofrer reparos, assim, a sujeira de obra é feita de uma só vez!

Inspiração: Viva Decora
Inspiração: Casa de Valentina

+ Parede com tijolinho: dicas e ideias para fazer e manter a sua

4. Como decorar a parede com tinta

Se já cansou do branquinho básico ou daquela cor palha que vai amarelando com o passar dos anos, que tal decorar a parede mudando a cor dela? Os sites das grandes marcas de tintas apresentam simulações inteligentes com a cor desejada, para isso, basta fazer upload de uma foto do cômodo que será pintado. Dessa forma, dá para ter uma boa noção de como ficará o novo ambientes antes de aplicar de fato a tinta na parede.

Inspiração: Viva Decora
Inspiração: Tua Casa

+ Inspiração: dicas para pintar sem stress!

5. Como decorar a parede com pratos

Os pratos também já tiveram seus dias de desuso, mas estão super em alta. Hoje, as peças saem das mesas e vão direto para as paredes da casa! Use-os na sala de jantar ou cozinha para uma decoração criativa. E não precisa ter um tema específico para fazer uma bela composição de pratos na parede! Vale combinar peças vintage com outros achados moderninhos.

Inspiração: Jeito de Casa

+ Pratos para parede criativos e feitos à mão: encontre no Elo7

6. Como decorar a parede com fotos

Aqui a ideia é a mesma da decoração criativa com quadros. Crie uma composição harmoniosa, com molduras iguais ou parecidas ou ainda selecione fotos que contam uma história ou que sigam uma cronologia. Essa decoração é uma das mais fofas e a vantagem é que as boas recordações serão sempre lembradas!

Inspiração: Decoração e Invenção

 

Inspiração: Tua Casa

+ Molduras criativas para suas fotos

7. Como decorar a parede com plantas

Esqueça a ideia da decoração de plantas na parede apenas para a área do jardim: as plantas que se adaptam bem aos ambientes internos ficam um charme só nas paredes da sala e até da cozinha! Monstera (costela-de-adão), cactus e suculentas estão em alta e ficam tranquilamente adaptadas em ambientes internos.

papel de parede
Inspiração: Papeles Decorativos

+ Vasos de parede, encontre o que te agrada

8. Como decorar a parede com macramê

A técnica queridinha da vez é feita de corda e nós, muitos nós! Os painéis de macramê ganham destaque na decoração criativa e são uma verdadeira obra de arte, todinha feita à mão. Se optar por um painel em macramê, deixe-o como destaque da decor da parede.

Inspiração: A Alma da Casa

+ Macramê na decoração, inspire-se com mais ideias

+ Painéis de macramê para sua casa, escolha o seu

9. Como decorar a parede com adesivos

A solução é superbarata e boa para casas e apartamentos alugados: os adesivos de parede podem ter temáticas variadas, desde frases minimalistas até desenhos grandes e complexos. A aplicação também é feita sem ajuda de profissional, basta seguir as instruções do fabricante para que tudo dê certo!

Inspiração: Histórias de Casa

+ Adesivos para sua parede, inspire-se

+ Para baixar: freebie de cachorro e gato para adesivar a parede

10. Como decorar a parede com tudo junto e misturado!

Se o minimalismo definitivamente não faz o seu estilo, misture tudo! Quadros, pôsteres, pratos, flâmulas e painéis. A vida não precisa de regras e suas paredes também não! Vale colocar peças adquiridas em viagens, ganhadas, feitas por você mesmo, achados em feiras de antiguidade ou bazares artesanais. Deixe sua casa com sua cara e suas paredes felizes e cheias de histórias para contar!

Inspiração: Jungalow

+ Aprenda a fazer um quadro de string art

+ Faça você mesmo uma tela com pintura geométrica

Imagem em destaque: Decoholic

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.