Home | Casa | Como organizar a geladeira de forma eficiente?

Como organizar a geladeira de forma eficiente?

Como organizar a geladeira de forma eficiente? Um dos itens mais importantes da casa merece toda a atenção na hora de sua organização, afinal, boa parte dos alimentos que ingerimos no dia a dia ficam armazenados lá. E para ajudar a encontrar tudo mais facilmente – e de quebra otimizar o prazo de validade e conservação dos alimentos -, confira boas dicas para organizar a geladeira!

Imagem

Como organizar a geladeira – cada coisa em seu lugar

como organizar a geladeira

Nos refrigeradores convencionais, as prateleiras mais altas são destinadas aos produtos mais perecíveis, como carnes e alimentos prontos para consumo. A gaveta maior do fundo serve de abrigo para legumes e verduras – alimentos que não necessitam de refrigeração intensa para garantir sua durabilidade. As frutas maduras ou cortadas podem ser armazenadas na prateleira sobre o gavetão. Frutas que não estão maduras não necessitam de refrigeração.

Ao contrário do que muitos pensam, os ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, por conta da variação de temperatura. Deixe para guardar na porta do refrigerador molhos, bebidas, conservas e condimentos.

Imagem

Facilite o seu dia a dia

Uma boa dica para setorizar a geladeira e ajudá-la no dia a dia é armazenar os alimentos em cestos. Não é mais prático deixar tudo o que irá para a mesa do café da manhã em um cestinho? Assim poupa o vai e vem de margarina, requeijão, geleia… Tudo em um só lugar, indo para a mesa e voltando para a geladeira de uma só vez. O mesmo vale para temperos ou molhos que você sempre põe à mesa e que são guardados na geladeira.

como organizar a geladeira - -

Dicas e truques para limpar a geladeira

Quer um dia bom para fazer essa tarefa? Um dia antes das compras – dessa forma, a geladeira já estará mais vazia e preparada para receber a leva de alimentos da semana ou do mês. Para limpar, siga os passos:

  • Retire tudo do refrigerador e desligue da tomada.
  • Aproveite para descartar alimentos já fora da validade e aquele restinho de comida esquecido por lá.
  • Pulverize em todas as prateleiras e compartimentos uma solução de 2 xícaras de água quente com 1 xícara de vinagre branco. Se preferir, coloque 2 gotinhas de óleo essencial de limão ou lavanda, por exemplo. Depois é só passar um pano limpo para remover a solução e deixar a geladeira limpíssima por dentro!
  • Espere secar bem e coloque os alimentos de volta.

Outra boa dica é passar um pano úmido com a mesma solução ou com álcool nos frascos e garrafas antes de guardá-los, afinal, não se sabe nem como nem quem manipulou as embalagens antes de chegá-las até você, não é mesmo? Ah, e para não perder a noção de quanto tempo os alimentos estão guardados, crie o hábito de etiquetar os potes com a data de abertura. Respeite também sempre a validade indicada nas embalagens dos alimentos.

E agora que você já sabe como organizar a geladeira, aproveite para decorá-la por fora. Encontre aqui o adesivo que mais combina com o seu refrigerador!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.