Home | Casa | Organização das gavetas na cozinha

Organização das gavetas na cozinha

Se você dá aquela “empurradinha” com o quadril para fechar a gaveta da sua cozinha, vive se cortando procurando o pegador de salada que está ao lado da faca ou perde um tempão revirando tudo para procurar algum utensílio, esta matéria é pra você! Veja dicas de uma profissional organizer para dar aquele tapa na organização das gavetas na cozinha!

gaveta cozinha titulo

Dicas para organização das gavetas na cozinha

Os velhos hábitos

Algo bastante comum que observo nas residências que atendo é uma despreocupação com a gaveta da cozinha, a ideia que os utensílios ficam nas gavetas faz com que as pessoas não se preocupem com a organização dentro delas, afinal, a concha do feijão está dentro da gaveta, não vai fugir, então, ela é simplesmente jogada lá sem nenhum critério.

Esta despreocupação acaba sobrecarregando as gavetas, principalmente com acessórios de eletrodomésticos de pouca frequência de uso. Então, o primeiro passo é avaliar seus hábitos ao cozinhar e tentar deixar nas gavetas o que realmente é usado no dia a dia e também o que pode estar impedindo a gaveta de ser bem organizada por causa do excesso. Exemplos: lâminas ou espátulas e pás de batedeira, desloque para outro espaço na própria cozinha ou até fora dela quanto menos frequente for o utensílio.

cozinha
Fashion Bubbles

Uma dica é deixar itens de pouco uso dentro de uma caixa plástica, mas, com o cuidado de deixar separado em embalagens de TNT ou sacos identificando à qual eletrodoméstico pertence. Outra alternativa é deixar os acessórios extras dentro do próprio aparelho.

Tua Casa

Organizando os utensílios do dia a dia

Feita a triagem inicial para retirar o excesso de utensílios de pouco uso, não custa também dar uma reavaliada naquilo que ficou e fazer o famoso desapego. Sabe aqueles utensílios duplicados sabe-se lá por quê? Podem ser doados!

Já dei esta dica aqui, mas vale relembrar… Tente separar seus utensílios por tamanho e principalmente função. Você vai encontrá-los muito mais rápido pode ter certeza! Separe o que é por exemplo:

  • Preparação: facas, descascador de legumes, espremedor de alho, abridor de lata, etc
  • Execução: colher de pau ou silicone, escumadeira, etc
  • Servir: concha do feijão, pegador de salada e sorvete, etc.

Se está planejando uma cozinha nova, deixe os talheres próximos à mesa. Não tem que ficar obrigatoriamente ao lado do fogão, também não é necessário que fiquem na primeira gaveta, caso isso não seja possível, afinal de contas, você não usa garfo para preparar o alimento.

Tua Casa

Invista em organizadores longos ou que permitam fazer uma subdivisão na gaveta de utensílios, não deixe itens pequenos soltos, use pequenas cestas vazadas para organizá-los. Divisórias ajustáveis ajudam muito fazendo esta separação dentro das gavetas ou as práticas barras organizadoras de parede.

Vale também usar a criatividade aproveitando latas e potes de vidro para organizar os utensílios na posição vertical próximo à bancada do fogão. Até a próxima e boa organização!

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.