Home | Casa | Porta-guardanapos: dicas para uso

Porta-guardanapos: dicas para uso

porta-guardanapos

Você tem porta-guardanapos guardados por aí e não tem ideias para colocá-los em prática? Que tal se inspirar com essas dicas?

A principal função do guardanapo é limpar a boca para manter a higiene durante a refeição. Há teorias que dizem que o guardanapo surgiu com Leonardo Da Vinci. Seja lá qual for a origem deste pedaço de tecido (que hoje em dia foi amplamente substituído pelo papel), o guardanapo é item essencial em qualquer mesa e o porta-guardanapos traz charme extra ao almoço ou jantar.

Porta-guardanapos: quando utilizar

O jeito mais elegante de fazer uso dos porta-guardanapos são com peças em tecido. Dá para usar com guardanapos de papel? Sim, porém os guardanapos de tecido são mais charmosos e o anel para abrigá-los complementa a decoração da mesa, além de trazer organização àquele pedaço quadrado de tecido. Para os guardanapos de papel, é melhor acomodá-los nos porta-guardanapos próprios para eles (aqueles que acomodam todos os guardanapos juntos).

porta-guardanapos
Porta-guardanapos Vivi by Home e MAM Home Design

Aonde colocar o porta-guardanapos? 

Utilize dentro do prato ou na lateral esquerda deste. Nunca coloque dentro do copo ou da taça.

E quando a refeição começar, o que fazer com o guardanapo de tecido?

Coloque sobre o colo e deixe o porta-guardanapos sobre a mesa. Os guardanapos de papel devem sempre ficar na mesa, não é necessário deixá-los em seu colo. Colocar o guardanapo (seja papel ou tecido) no pescoço ou colarinho não é o jeito mais elegante de usar a peça, mas se o almoço for aquela macarronada na cantina italiana, há quem deixe o charme de lado para poupar a camisa do molho de tomate!

E depois de usar?

Deixe o guardanapo sobre a mesa, com a sujeira escondidinha e somente após a sobremesa acabar. Não dobre o guardanapo depois de usá-lo! Não é necessário e nem elegante fazer isso.

Para acomodar o guardanapo de tecido no anel porta-guardanapos, dobre-o ao meio em formato de triângulo e depois forme um cone, aí é só encaixar no anel. Há também na internet diversas maneiras criativas para dobrar guardanapos (só neste link há 27 formas!). Que tal arriscar algumas delas?

porta-guardanapos2

Não tem nenhum porta-guardanapos por aí para fazer aquela mesa linda? Que tal aproveitar materiais que você já tem para criar os seus? Veja aqui dois passo a passos que ensinam a fazer essas peças de maneira bem simples!

E veja também a seleção de porta-guardanapos que fizemos para você aqui!

Imagem de abertura: Anel para guardanapos Simples Detalhes

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.