Home | Faça você mesmo | Decoração | Como costurar um caminho de mesa

Como costurar um caminho de mesa

caminhodemesa

O caminho de mesa é usado há muitos anos, é uma peça decorativa e tem várias funções no dia-a-dia de uma casa. Nesse passo a passo, a lojista Maria Celeste, da loja Pinta e Borda, ensina a fazer a peça e conta pra gente que se inspirou no outono para a produção. Vamos aprender como costurar um caminho de mesa?

materiaisdecostura

Material

  • 0,50m de tecido xadrez 100% algodão
  • 0,30m de tecido fantasia estampado 100% algodão
  • Tesoura
  • Linha
  • Alfinetes,
  • Ferro de passar
  • Fita métrica
Como costurar seu caminho de mesa

Preparar o tecido xadrez com 50cm x 1,45cm e cortar três faixas de 10cm x 1,45cm do tecido estampado. Preparar as faixas de tecido estampado passando a ferro e fazendo uma dobra de 1cm do lado direito para o lado avesso.

caminhodemesa_pap

Duas faixas terão a medida de 10cm x 1,45cm para as laterais maiores do caminho de mesa.A outra faixa será dividida em duas faixas de 10cm x 50cm para as laterais menores. Montar as faixas sobre o tecido xadrez unindo as laterais direito com direito e alfinetando.

Costurar tudo deixando no final de cada faixa 1cm de folga (em costura) para facilitar a construção dos cantos mitrados. Preparar os cantos mitrados: unir, pelo avesso, as faixas nos cantos numa linha de 45º e vincar com o ferro de passar. Riscar uma linha diagonal nessa marca do ferro, alfinetar, cortar o excesso de tecido deixando uma margem, costurar e passas novamente abrindo a costura.

cantosdetoalhademesa

Virar todos os cantos acertando bem as pontinhas. Depois virar toda a faixa para o outro lado do tecido xadrez. Acertar  passando a ferro e alfinetando para firmar a faixa no tecido xadrez. Fazer o acabamento usando um ponto decorativo da máquina de costura.  Está pronto!

 como costurar um caminho de mesa

Custo estimado para produzir essa peça:

Tecidos 20,00
Linha 2,00
Outros custos 10,00
Total dos custos  32,00
Para encontrar outros caminhos de mesa feitos à mão, passeie por essa lista criativa!
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.