Home | Faça você mesmo | Decoração | Como fazer tapete de retalhos

Como fazer tapete de retalhos

Como fazer tapete de retalhos

A dica de passo a passo de hoje é de uma lojista  Michelle de Pano e foi publicada inicialmente no site parceiro Viva Decora. Vamos conferir como fazer tapete de retalhos? O resultado é lindo e colorido e será perfeito para a entrada da sua casa!

Como fazer:

1. Recorte num papel um círculo de 16 cm de diâmetro e um com 28 cm de diâmetro para servirem de molde.

2. Risque nos retalhos estampados, e corte neles 18 círculos de 16cm e 4 círculos de 28cm.

3. Você pode usar os retalhos em forma de círculo ou modificar seu formato após cortá-los, deixando ovais ou como preferir. O importante é que o tamanho não seja muito diminuído.

pap_tapete

4. Coloque os círculos cortados por cima do tecido de base (não o forro), escolhendo a posição de cada um de acordo com seu gosto, desde encubram o tecido de base. Ou se quiser, pode-se deixar a base aparecer entre os círculos.

5. Costure primeiro os círculos que ficarão mais embaixo, e por último os que você quer que apareçam inteiros. É interessante deixar dois círculos grandes por baixo, e depois adicionar o resto em volta. Os círculos devem estar costurados de forma bem firme. Pode usar pontos decorativos, ou então ziguezague, para que o tecido fique bem preso e a borda não desfie com o uso.

pap_tapete1

6. Costure o tecido do forro por baixo do tecido de base.

7. Contando 3 cm a partir da borda do tapete de cada lado, costure a tira de acabamento.

8. Vire, e na parte de trás (forro) do tapete dobre as margens da tira pra que fique no mesmo tamanho que da parte da frente, sempre escondendo as rebarbas.

9. Costure passando pesponto pra assentar a parte da frente.

tapedederetalhos

Esse tapete pode ser feito com vários tamanhos de tecido, podendo ser aproveitados os retalhos que o artesão tiver disponíveis. Tapete de retalhos pronto pra uso!

Quer ver mais tapetes feitos à mão pra sua casa? Vem nesta seleção!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.