Home | Faça você mesmo | Faça você mesmo: almofadinha para alianças

Faça você mesmo: almofadinha para alianças

Casamento. Que assunto cheio de delicadeza! Este é sem dúvida o momento da vida em que a gente sonha, concretiza e de mãos dadas com a pessoa que a gente ama, se coloca a sonhar tudo de novo!

E pensando nesse momento tão delicado (no sentido fofo da coisa), eu preparei esse passo a passo de almofadinha para carregar as alianças no maior estilo crafter de ser. Pombinhos, fitinhas e um carinho a mais para a hora do sim. Segure a emoção e sua tesoura e vamos lá! ;)

Material:

3 estampas de tecidos

2 quadrados de 20 cm – para a almofada;

2 retângulos de 15 x 17 cm para passarinho maior

2 retângulos de 11 x 13 cm para passarinho menor

1m de fita (eu usei organza);

1m de renda de algodão (pode ser sianinha também);

Plumante para rechear as peças;

Tesoura, linha de costura, agulha e linha de bordado (opcional);

Máquina de costura, mas pode ser também costurada à mão.

Vamos começar pela almofada!

-Junte os dois tecidos direito com direito e arredonde cada um dos cantos um objeto redondo (copo ou a embalagem de alfinetes).

-Já na máquina de costura, posicione a renda rente ao tecido. Note que ela está entre os dois tecidos. Vá com toda a calma do mundo unindo os tecidos e renda.

-A agulha da máquina está deslocada para o lado direito, esse detalhe é importante, pois se você deixar uma margem de costura muito “larga” vai cobrir a renda toda. Lembre–se de deixar uma parte sem costurar para virar a peça para o lado direito. Essa parte sem costura é sempre no meio da peça, jamais nos cantos.

-Com um tesoura afiada, corte pequenos triângulos em cada canto curvo. Isso ajuda a “aliviar” os cantos de volume de tecido. Depois, vire a almofada para o lado direito e vá recheando com o plumante até ficar bem fofinha.

-Costure a abertura com pequenos pontos à mão.

– Dê um ponto atravessando toda a almofada bem no centro. amarre bem apertado do lado de baixo.

A almofada está pronta! Para decorar e criar um laço para prender as alianças, costure ao centro a fita de organza. Para o acabamento, fica bonitinho aplicar um botão sobre o ponto central.

Se quiser, complete a almofada com um casal de pombinhos!

– Passe o molde dos pássaros para o avesso dos dois tecidos escolhidos Se precisar de ajuda com este risco, aqui tem uma imagem com meu desenho.

– Costure em cima da linha do molde, posicionando direito com direito do tecido. Deixe uma abertura para ‘virar a peça’.

– Da mesma maneira que você picotou os cantos arredondados da almofada, picote toda a borda do pássaro. Costuras curvas e tesouras de picotar foram feitas para viverem unidas e felizes. Vire os dois pombinhos para o lado direito.

– Recheie com plumante  e costure a abertura com pequenos pontos à mão. Prenda os pombinhos bem firme no centro da almofada.

Com a mesma linha usada no centro da almofada prenda a fita e depois o pombinho em cima. Reforce a costura repetindo os pontinhos, inclusive dê pontos entre os pombinhos. Para dar graça, você pode bordar olhos ou desenhá-los com caneta permanente, seus pombinhos podem ganhar óculos, franja, lacinho.

Você pode customizar a almofada também com bordados, contas, pérolas e renda. Casamento é pra sonhar. Então, a imaginação é a dama de honra desse projeto!

Fá Giandoso costura cantando e entre um ponto e outro recebe visitas ilustres de estegossauros, bonecas e carrinhos. Mora em São Paulo com o marido historiador metido a costureiro e três filhos artistas e arteiros. Cria para sua marca Farfalla Gialla, conta seus episódios coloridos em seu blog e agora aqui também. Além disso, encontra tempo para liderar o grupo brasileiro do The Modern Quilt Guild.

Veja mais posts deste autor.