Home | Festas | Alianças de casamento: como escolher o modelo ideal

Alianças de casamento: como escolher o modelo ideal

A aliança é um símbolo importante por representar a união do casal e ela sela esse laço no momento mais aguardado do dia do casamento. Ela é normalmente dourada e lisa, mas o casal pode escolher fazer as alianças de casamento como preferir. É comum até mesmo gravar as iniciais dos noivos na parte interna, tornando-a única e personalizada. Nesse post, a gente vai te ajudar com todos esses detalhes, para que vocês consigam escolher o modelo ideal de aliança e se sintam bem com esse símbolo que vai acompanhar vocês pela vida toda.

Aliança da loja Relue Alianças

Anel de noivado ou aliança?

Para começar, é importante entender que existe uma diferença entre anel de noivado e aliança de casamento. Existem, basicamente, duas opções: os noivos podem usar a aliança já para o pedido e apenas trocar de mão no dia do casamento, ou então pode ser usado um outro anel só para o noivado.

Seja anel ou aliança, quando é de noivado sempre é usado na mão direita. No primeiro caso, antes do casamento, a aliança de noivado é usada na mão direita e depois passa para a mão esquerda, no dedo anelar. Já no caso do anel, ele será o anel ele permanece na mão direita mesmo depois do casamento e será mais um símbolo com muito significado, para marcar a fase do noivado.

Alianças da loja Blessed Alianças

O que considerar na hora de escolher a aliança de casamento?

Escolher as alianças de casamento é uma etapa super importante para o casal, afinal, vai simbolizar para sempre sua união. O primeiro passo para encontrar o modelo ideal é buscar por muita inspiração, fazendo pesquisas para conhecer as diferentes opções. A aliança deve ser, acima de tudo, confortável, já que acompanhará vocês por toda vida. Para garantir isso, a única saída é experimentando. Uma dica é evitar fazer isso em momentos que seus dedos podem estar inchados, como depois de fazer exercícios, para ter certeza de que estarão escolhendo o tamanho correto e que poderão avaliar o conforto da melhor forma.

Outra questão que é importante estar atento é o tempo reservado para pesquisa, provas e encomenda. Quando as alianças são feitas sob medida, pode levar mais tempo para tê-las em mãos, por isso é legal começar a procurar com antecedência, de 3 a 4 meses antes do casamento.

A sorte é que temos várias opções de alianças para você no Elo7, de todos os tamanhos, estilos e espessuras, para que possam encontrar o modelo que mais combina com vocês. Lembrando que, ao comprar a aliança no Elo7, vocês ganham também um site de casamento no Plano Premium da Wedy, que é especialista no assunto. Está valendo muuito a pena, corre lá!

Características das alianças de casamento

Quando você começa a pesquisar e buscar inspirações, percebe que existem muitas opções e estilos diferentes de alianças de casamento. Elas podem variar em modelo, espessura, largura, detalhes, e vai caber aos noivos identificar o formato que está mais alinhado àquilo que procuram.

Largura e espessura das alianças de casamento

Um bom ponto de partida é escolher a espessura e largura, porque isso acaba interferindo bastante no visual e estilo da aliança de casamento. É importante saber que isso vai influenciar também no preço, já que alianças mais largas e espessas precisam de mais ouro na sua confecção.

Alianças mais discretas: de 2mm a 4.5mm

Alianças intermediárias: de 5mm a 6.5mm

Alianças largas: de 7mm a 9mm

Acabamento

O acabamento das alianças de casamento pode ser fosco ou polido. O acabamento fosco é menos brilhante, com mais textura, trazendo um visual diferente e robusto. Já o polido é a versão mais tradicional, brilhante e que tem como característica riscar menos com o tempo, se comparado com as foscas.

Aliança fosca da loja Flower Alianças

Aliança polida da loja Joias e Cristais

Formato das alianças de casamento

As alianças de casamento variam também em formato, podendo ser mais arredondadas ou retas. Essa escolha vai depender muito do gosto e estilo do casal, que deve avaliar também o conforto.

Aliança arredondada da loja Flower Alianças
Aliança reta da loja Flower Alianças

Detalhes e gravação

Os noivos podem optar por alianças de casamento que se destacam por ter algum detalhe diferente. Podem ser brilhantes para trazer um toque delicado ou gravações, normalmente feitas na parte interna, com algum desenho ou frase que tenha significado para o casal. Esses detalhes tornam as alianças ainda mais únicas!

 

Aliança da loja Chiassoni Joias, Semi joias e Alianças

Orçamento

Por ser um item mais caro, é legal ter uma ideia de preço das alianças para já colocar no orçamento e evitar surpresas. É aí que entra a pesquisa, para saber os modelos que mais agradam vocês e qual sua faixa média de preço. Vale considerar que a aliança é um item tão ou mais importante que elementos como o vestido de noiva, por exemplo, pois simboliza sua união e o dia do casamento, acompanhando os noivos por toda a sua vida. Por essa razão, pode ser interessante uma maior flexibilidade no preço.

Cor do ouro das alianças de casamento

O ouro pode ser amarelo, branco ou rosé, e cada versão de aliança carrega um visual diferente.

Ouro amarelo

As alianças de cor amarela são as mais tradicionais e clássicas, se os noivos não quiserem errar, esse é o caminho!

Aliança da loja Chiassoni Joias, Semi joias e Alianças

Ouro branco

O ouro branco dá às alianças o tom prateado, que também é uma boa escolha, por ser discreto e fácil de combinas com outros anéis e acessórios.

Aliança da loja JR Alianças Personalizadas

Ouro rosé

Alianças de ouro rosé são a versão mais nova, com aspecto rosado e moderno. Casais que buscam um visual diferenciado, mas muito delicado podem gostar dessa opção.

Aliança da loja Blessed Alianças

A escolha das alianças é uma missão super importante, mas esperamos ter ajudado vocês com essas dicas :) Conta pra gente, como serão as suas alianças?

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.