Home | Festas | Casamento | Casamento ao ar livre: como começar a planejar o seu

Casamento ao ar livre: como começar a planejar o seu

O casamento ao ar livre já se tornou uma das opções mais desejadas por noivas e noivos que buscam alternativas diferentes das igrejas e salões fechados. As possibilidades são inúmeras e o visual sempre surpreende, com a beleza da natureza ajudando a compor a decoração.

Casamento ao ar livre frente ao mar.
Foto: Gianni di Natale (@giannidinatale_photographers)

Você encontra tuuudo para o casamento dos seus sonhos no Elo7!

Apesar do resultado ser lindo e sempre encantar a todos, a organização de um casamento ao ar livre exige diversos cuidados com detalhes que são particulares desse formato de festa. Mas isso não é problema! A gente trouxe aqui diversas dicas do que você precisa levar em consideração ao organizar um casamento externo, para que estejam preparados para qualquer imprevisto e possam garantir o casamento dos sonhos!

Fatores importantes em um casamento ao ar livre

Optar por organizar um casamento ao ar livre significa estar preparado para um plano B, já que não podemos controlar questões como o clima, e adaptações podem ser necessárias. O local, a data e o horário são decisões importantes e que farão toda a diferença no dia do evento, por isso, devem ser considerados já no início do planejamento do casamento.

Comece escolhendo o local

Em um casamento ao ar livre, o local é o coração da festa, o ponto de partida para iniciar o planejamento de todo o resto, e portanto é por ele que devemos começar. Dentro dessa proposta, a cerimônia pode ser na praia, no campo, na fazendo ou até no quintal de casa. Todos esses cenários trazem consigo estilos e possibilidades diferentes a explorar, cabe aos noivos definir aquilo que combina mais com o que desejam.

Casamento ao ar livre com área coberta.
foto: Shelby Robinson (@thistle.woodphoto)

Depois de definir o tipo de casamento, chega a hora de escolher o local. Nesse momento, é preciso considerar alguns fatores cruciais para garantir que a festa continue linda em qualquer situação que fuja do controle dos noivos. Por mais que o sonho seja um dia ensolarado, devemos encarar a possibilidade de uma chuva.

A primeira coisa a avaliar é se os locais pesquisados têm um espaço externo e interno, para os imprevistos de clima chuvoso. Caso não tenham um ambiente coberto, o casal deverá providenciar a locação de um toldo.

Além da viabilidade para um plano B, é interessante priorizar locais com uma estrutura boa de mobílias que possam ser aproveitadas na decoração e composição do espaço para acomodar os convidados, já que alugar e providenciar transporte para móveis é geralmente um serviço bastante caro.

Casamento ao ar livre com tenda.
foto: Michelle Lillywhite (@michellelillywhite)

Como escolher a data mais segura?

Ninguém está livre de imprevistos de chuvas e ventanias, mas para diminuir as chances disso acontecer, a data pode ser escolhida em um período do ano que o tempo costuma ser mais estável e ensolarado. Isso varia muito em cada região e estado, portanto, o ideal é checar as características climáticas da cidade em que será feita a cerimônia.

No geral, o inverno e verão costumam ser estações com tempo mais instável. Especialmente no verão, as chuvas aparecem com mais frequência, por isso os meses de janeiro, fevereiro e dezembro são menos indicados para um casamento ao ar livre. Além disso, esse é normalmente o período de férias e muitos convidados podem não comparecer por esse motivo. Já no inverno, além da instabilidade no clima, o frio também pode causar um certo desconforto.

As estações de primavera e outono normalmente são as melhores alternativas. O clima é mais estável e a temperatura é mais amena, aumentando as chances de um dia lindo e agradável de sol.

Casamento ao ar livre na praia.
foto: Pexels

Qual o horário ideal para um casamento ao ar livre?

O casamento ao ar livre pode acontecer em qualquer horário: de manhã, à tarde ou à noite. Apesar de não existir regras, muitos casais optam pelo período da tarde, para aproveitar o pôr do sol como cenário para as fotos. Nesse caso, é indicado que a troca das alianças seja marcada por volta das 17h, e a festa pode seguir até a noite. O casamento pela manhã também é uma alternativa, mas pode ser difícil para alguns convidados, já que todos devem acordar muito cedo para que possam se arrumar.

Decoração casamento ao ar livre ao pôr do sol.
foto: Siobhan Beales (@siobhanbealesphoto)

Decoração de casamento ao ar livre

A maior vantagem no casamento ao ar livre é que a própria natureza ajuda a compor sua decoração, trazendo uma beleza única para a cerimônia. Mas além da beleza natural, o casal tem total liberdade para colocar sua personalidade e definir um estilo para a festa. O mais comum é optar por uma decoração mais rústica, para combinar com casamentos no campo ou fazenda. Mas não é preciso ficar preso a essa ideia! Com a ajuda de profissionais, você pode escolher outros estilos que também combinam muito, como minimalista, romântico, boho, retrô e provençal. A principal dica aqui é pesquisar muitas referências, para encontrar o estilo que mais agrada o casal.

Casamento ao ar livre minimalista.
foto: Andrew & Anna (@dearloversphoto)
Casamento ao livre estilo boho.
foto: Alba Turnbull (@albaturnbull)
Casamento ao ar livre com tendas na praia.
foto: Ishan Robles (@ishanroblesphotography)
Casamento ao ar livre sofisticado.
Foto: Marlies Hartmann (@m.hartphotography )

Identidade visual do casamento

Com o estilo definido, o casal já pode pensar na identidade visual do casamento para os materiais de divulgação e papelaria da festa. Nesse momento, é preciso escolher a paleta de cores, que será um referencial até para compor a decoração. As cores escolhidas podem ser pensadas a partir do cenário da festa, tirando inspiração da natureza. Para casamentos diurnos, as cores costumam ser mais claras e vivas, já para cerimônias à noite, são normalmente mais escuras e sóbrias.

A ideia é que a identidade visual reflita o estilo do casamento e dê aos convidados um gostinho do que podem esperar do grande dia. Isso estará presente no site de casamento dos noivos, no convite, no save the date e todos os demais materiais personalizados, garantindo uma sinergia e identidade única para o casamento.

Identidade visual do casamento.
foto: Sanaz Riggio (@sanazphotography)
Convite de casamento praiano.
Convite da loja Folha de Outono

Vestidos para casamento ao ar livre

O casamento ao ar livre carrega normalmente uma proposta mais despojada e descontraída, e os trajes costumam acompanhar esse estilo. Nesse caso, os vestidos com tecidos mais soltos, detalhes em renda, cortes mais retos ou sereia combinam muito.

Isso, porém, não é regra e o que vai indicar o modelo ideal é o estilo da festa e o gosto da noiva. Acima de tudo, ela deve se sentir linda e confortável, para que possa aproveitar ao máximo todos os momentos do seu grande dia.

Vestido de noiva para casamento no campo.
Vestido: Lillian West (@bylillianwest)

Como apresentamos aqui, são diversos detalhes a que precisamos estar atentos ao organizar um casamento nesse formato, mas o resultado compensa qualquer esforço! O segredo é planejamento, inspiração e organização. Com essas três coisas é possível chegar no resultado que vocês sempre sonharam, e nós estamos aqui para ajudar em cada etapa. Prontos para fazer o casamento o ar livre dos sonhos?

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.