Home | Festas | Casamento | Como escolher padrinhos do casamento

Como escolher padrinhos do casamento

A definição dos padrinhos de casamento é uma das tarefas mais importantes da etapa de planejamento. Por isso, é importante entender o que essas pessoas representam e ter em mente que a escolha certa vai fazer toda a diferença na cerimônia e vida de casados!

Para te ajudar nessa definição, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber e levar em consideração ao pensar em como escolher seus padrinhos de casamento. Você encontrará aqui informações-chave como qual é o papel dos padrinhos, quantos devem ser convidados, como fazer o convite e o passo-a-passo para guiar a escolha. Vamos juntos?

Lugar para Dois

Como escolher padrinhos do casamento e o que eles representam

Os padrinhos de casamento não só vão estar presentes na entrada do cortejo, mas também ajudar nos preparativos do casamento e acompanhar o casal durante toda a sua vida conjunta.

“Padrinho” e “Madrinha” são palavras derivadas de “paizinho” e “mãezinha”, o que significa que serão as pessoas responsáveis por cuidar e zelar pela união, como pais fazem por seus filhos. Eles devem, portanto, ser pessoas importantes em suas vidas e em sua trajetória como casal.

Sendo assim, devem ser escolhidos com muito carinho, pois são aqueles com quem o casal poderá contar nos bons e maus momentos, compartilhando alegrias e na hora de segurar a barra dos desafios que vierem.

Georgia Swan-Ambrose

As funções dos padrinhos na cerimônia

Pensando na cerimônia do casamento, as funções dos padrinhos e madrinhas são, além da entrada no cortejo:

  • entrar como testemunha da união;
  • ajudar nos preparativos do grande-dia;
  • tomar a frente de algumas responsabilidades no dia da cerimônia para “aliviar” o casal;
  • apoiar em possíveis imprevistos;
  • ajudar na organização de chás e bodas.

Como escolher padrinhos do casamento? Pense naquelas pessoas que você correu para contar que iria se casar após informar à família. Pense também naquelas pessoas que vocês podem contar nos momentos mais incertos, que sempre estiveram ao lado de vocês como casal, que conhecem a história e sempre apoiaram a união.

Carolina Tremarin

Cortejo de Casamento

O cortejo diz respeito à entrada das pessoas que acompanham o casal até o altar. Fazem parte dele os padrinhos e madrinhas, os pais dos noivos, floristas, pajens e daminhas. 

No momento de escolha dos padrinhos, é interessante pensar no cortejo como um todo – não é obrigatório que o modelo tradicional seja seguido, mas caso seja do gosto do casal, essa é a hora de escolher também as crianças que entrarão como floristas, pajens e daminhas.

Caso vocês não tenham como escolher crianças para essas funções, a anunciação de entrada na cerimônia e a entrega das alianças também podem ser feitas por Demoiselles, ou como a criatividade mandar! 

Heidi Holubetz

Floristas, Pajens e Daminhas: quais são suas funções?

Nas cerimônias tradicionais, as floristas, pajens e daminhas são crianças que entram antes dos noivos, de forma a abençoar o caminho e encantar a todas as pessoas presentes ali. Não existe regra sobre o número de daminhas, pajens e floristas, mas é aconselhado limitar a quatro crianças por atribuição.

As floristas, na maioria dos casamentos, são meninas que anunciam a entrada da noiva com uma cesta de pétalas de flores, que são lançadas por ela no caminho. Já as damas de honra (ou daminhas), assim como os pajens, são responsáveis por entrar com as alianças.

A daminha também pode entrar em par com o pajem, levando um buquê de flores parecido com o da noiva, enquanto o pajem leva as alianças. Entretanto, como crianças podem ser (muito) imprevisíveis, é importante orientá-las e deixar que façam o que se sentirem mais confortáveis.

Pam Cook

O que levar em consideração na hora de escolher seus padrinhos e madrinhas

É recomendado ter afinidade com quem vai escolher para ser seus padrinhos. Por isso, pensem em pessoas amadas que estarão com vocês no futuro – ser padrinho ou madrinha de um casal é um “cargo” de extrema importância. Essa é a melhor forma na hora de pensar em como escolher padrinhos do casamento!

Seus padrinhos serão as pessoas ao lado de vocês em acontecimentos importantes e íntimos por um longo período de tempo. Essa escolha, portanto, deve ser feita apenas pelo casal, sem o envolvimento de terceiros – vocês não devem se preocupar em agradar outras pessoas nessa definição.

Precisa convidar por consideração?

Não pense em convidar alguém para o posto de padrinho ou madrinha apenas porque a pessoa te convidou. Muito menos em escolher padrinhos apenas para suprir expectativas dos seus parentes ou com base em interesse financeiro. Seus convidados também sabem que poucos podem ocupar essa posição e entenderão caso não sejam os escolhidos. Evite, dessa forma, arrependimentos futuros.

Joy Forevermore

Quantos padrinhos e madrinhas podem ser escolhidos?

Não existe limite para o número de padrinhos e madrinhas do casamento: vocês podem escolher. Alguns pontos, entretanto, devem ser levados em consideração na hora de definir quantos serão escolhidos.

Primeiramente, para o casamento civil, é necessário que duas pessoas sejam as testemunhas. Essas pessoas não precisam ser casadas e o gênero não importa, basta que sejam maiores de 18 anos e apresentem documento oficial para testemunhar a ausência de impedimentos para a realização do casamento.

No casamento religioso, por outro lado, o limite de pessoas, o gênero e se precisam ser casais ou não, vai depender de cada tipo de celebração: pergunte aos responsáveis pela cerimônia. Assim, saberá quais as diretrizes colocadas por eles para selecionar os padrinhos e suas limitações. Algumas igrejas, por exemplo, possuem espaços menores e têm limites padrão de número de padrinhos para acompanhar os noivos. 

Atente-se à duração da cerimônia: o cortejo com muitos padrinhos pode ser demorado e demanda uma melhor gestão do tempo no caso de celebrações mais curtas. Além disso, o tamanho do local da cerimônia (e também como todos aparecerão juntos nas fotos!) é um ponto a se atentar: não é legal que todo mundo fique apertado de forma a gerar desconforto.

Bride World

Os padrinhos precisam ser casais?

Os padrinhos de casamento não precisam ser, necessariamente, casados entre si. Não é necessário, ao menos, ter um número par de padrinhos e madrinhas. Entretanto, existem opiniões polêmicas sobre selecionar pessoas casadas, sem o respectivo cônjuge, para ser também um padrinho ou madrinha.

A maior preocupação dos noivos nesse momento deve ser em escolher pessoas importantes, e que se importam com vocês, dentro do número limite de padrinhos estipulado – e muitas vezes os cônjuges dessas pessoas não se enquadram nesses critérios.

Caso vá convidar uma pessoa querida que já é casada e não seja possível que seu par a acompanhe, converse honestamente com ela para que entenda o seu lado. Desde que essa pessoa não seja colocada como par de outra pessoa no lugar do seu cônjuge, ela deve entender e respeitar sua escolha.

Ademais, uma definição importante é se vocês terão o mesmo número de padrinhos e de madrinhas. E, não menos importante, se está tudo bem convidar pessoas para esse posto sem convidar seu cônjuge ou se serão apenas casais.

Pinterest

O passo-a-passo para escolher os seus padrinhos de casamento

Uma série de perguntas pode ser feita para guiar a seleção dos padrinhos (vamos entrar em detalhes mais à frente). Entretanto, antes disso, é interessante analisar a sua lista de convidados e selecionar de forma ampla aqueles que, por proximidade, carinho e afinidade poderiam ser os escolhidos. Confira abaixo o passo-a-passo para escolher seus padrinhos de casamento!

1) A lista-mestra

Para começar, assim como é orientado ao início do processo de criação de lista de convidados, faça uma “lista-mestra” com todas as pessoas que você imagina que seriam interessantes para apadrinhar o casamento. Nesta etapa, não precisa ter tantos critérios: apenas anote todos aqueles nomes que, assim que vêm à cabeça, você imagina que poderiam ser bons padrinhos. 

2) Filtro inicial e definição de limites

É importante que, após criada, a lista-mestra seja discutida pelo casal para “filtrar” apenas aquelas pessoas que são importantes para os dois. Essa é a primeira triagem. Em seguida, defina o número limite de padrinhos que deseja convidar: aqui ainda não é necessário olhar para os nomes, mas para quantas pessoas irão acompanhá-los no cortejo.

3) Critérios de seleção

Hora de definir critérios. Se pergunte: por que você selecionaria essa pessoa para ser seu padrinho de casamento? Com as prioridades e valores do casal bem definidos, será possível selecionar os padrinhos por eliminação, com base na lista-mestra.

Cada casal possui suas particularidades para considerar alguém importante em suas vidas. Como sugestão, vocês podem começar definindo critérios como:

  • ao pensar nessa pessoa, ter um sentimento bom
  • vocês desejarem ter essa pessoa por perto durante toda a vida;
  • vocês amarem essa pessoa;
  • vocês sentirem que essa pessoa ama vocês;
  • vocês confiarem nessa pessoa;
  • vocês sentirem que a pessoa torce por vocês juntos.

Decidam juntos os pilares de seleção e escreva-os em um papel. Em seguida, escolha os 4 ou 5 critérios mais importantes para manter a próxima tarefa simples e vamos à escolha.

4) A escolha por eliminação

Com os critérios de seleção e a lista-mestra em mãos, vamos à classificação dos nomes listados. Vocês devem passar nome por nome, adicionando marcadores para cada critério que a pessoa cumprir. Exemplo:

Estamos analisando a Maria Beatriz, convidada adicionada à lista-mestra. Dos critérios levantados, ela cumpre 3 de 5. Portanto, ela receberá 3 marcações. Feito isso, passamos para o próximo nome.

Vocês devem repetir esse processo para todos os nomes levantados. Pensem juntos com carinho, afeto e de forma racional. Por fim, separem os nomes com mais marcações, que são aqueles que estão mais alinhados com os critérios de importância de vocês.

5) Conversem

Com a seleção das pessoas mais acertadas para serem padrinhos do casamento, é hora de conversar: de quais delas vocês não abrem mão de jeito nenhum? Partindo disso, e de um olhar para o futuro, vocês poderão decidir de forma amorosa, conversando, aqueles que serão convidados para serem os guardiões da união de vocês!

Wedding Invites Paper

Quando e como convidar os padrinhos

Como escolher padrinhos do casamento? São muitas as escolhas que vêm junto com a seleção deles. Por isso, é interessante que a definição das pessoas seja feita com antecedência, de preferência entre 6 a 8 meses antes do casamento. Assim, eles podem ajudar em outras definições, de forma a aliviar vocês de possíveis sobrecargas de planejamento e, também, ajudar a manter todo o processo leve e divertido.

Ao mencionarmos que vêm muitas outras escolhas com a seleção dos padrinhos, sejamos mais específicos: é comum que eles recebam convites especiais, mimos do casal, tenham tarefas específicas (pré-determinadas), roupas e diretrizes de como se arrumarem para a cerimônia, como roupas e penteados. 

É claro que nada disso é obrigatório, mas uma mensagem carinhosa e exclusiva convidando-os para apadrinhar o casal, como um pedido, é fundamental! No mais, abordá-los com carinho e usar a criatividade de acordo com os recursos disponíveis é o que torna tudo ainda mais especial.

Brides Magazine
Te ajudamos a escolher os padrinhos?

Organizar um casamento, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. Mas isso não significa que deva deixar de ser um momento muito gostoso na vida de vocês como casal! Melhor ainda é ter pessoas queridas ao lado, como as escolhidas para ser os padrinhos, auxiliando-os em todo o processo e compartilhando as emoções.

Todas as dicas e diretrizes trazidas neste artigo são flexíveis: o importante é que façam uma celebração do amor que seja a cara de vocês, afinal, cada união é única e especial. Para isso, você também pode pensar em uma identidade visual para o seu casamento e usar um aplicativo que ajude no planejamento de ponta a ponta.

Agora que você já sabe como escolher os padrinhos do seu casamento, poderá também fazer convites personalizados com lembrancinhas para eles, escolher um padrão de dress-code alinhado a todo o planejamento, ter um site de casamento com uma lista de presentes virtual combinando e contar com o Elo7 em todas essas etapas!

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.