Home | Festas | Casamento | Ensaio Pré Wedding: dicas e inspirações

Ensaio Pré Wedding: dicas e inspirações

Muitos casais ainda se questionam sobre fazer ou não um ensaio fotográfico de pré wedding. Às vezes, por achar que não levam jeito para fotografar, acabam desistindo da ideia, mas aqueles que resolvem fazer esse registro dificilmente se arrependem. Te mostramos aqui todos os motivos que fazem do pré wedding uma experiência única e especial para os casais, junto com dicas de tudo o que você precisa saber para se preparar para esse momento.

Duas mãos de encontrando.
Unsplash

O que é um ensaio pré wedding?

Antes de mais nada, vamos começar explicando o que é o pré wedding, até para desmistificar algumas ideias que podem levar os casais a desanimarem da possibilidade de fazer um. O pré wedding, ou sessão pré casamento, normalmente acontece antes do casamento e tem a proposta de registrar o casal em um cenário e contexto confortável e natural, para refletir a sua personalidade da forma mais pura possível. Isso a princípio descartaria aquela ideia de ser algo super produzido e mais artificial, porque o intuito é justamente capturar cenas de um amor genuíno que se faz nos detalhes, no cotidiano.

Dessa forma, o pré wedding acaba sendo um ensaio personalizado, em que o casal tem total liberdade para pensá-lo da maneira que quiser. Busca retratar a identidade dos noivos, em um ambiente significativo ou familiar. Ele normalmente é feito de 6 a 2 meses antes do casamento, tem a duração de 2 a 3 horas, com local, dia e hora planejados com bastante antecedência, para garantir as melhores condições, dentro das disponibilidades e daquilo que o casal deseja.

Produtos criativos para seu pré wedding aqui!

casal de olhos fechadas de frente um para o outro, com luz do sol ao fundo.
Unsplash

Por que fazer um ensaio de pré casamento?

Se você ainda está na dúvida sobre fazer ou não um pré wedding, a gente traz mais motivos. Talvez o principal deles seja para os noivos terem um momento especial juntos em meio a todos os desafios de planejar e organizar um casamento, que pode ser um tanto quanto estressante às vezes. É a oportunidade para desacelerar, relaxar e curtir essa etapa tão significativa nas suas vidas.

Além disso, o ensaio também é uma ótima chance para estabelecer uma conexão com o fotógrafo antes do dia do casamento, o que pode ser fundamental para que o resultado seja o mais natural possível. As fotos também poderão servir para alimentar o site de casamento dos noivos, que é uma peça importante para passar todas as informações necessárias aos convidados. Com os registros, o site ficará ainda mais com a cara do casal, transparecendo da forma mais linda possível a sua união e conexão.

casal abraçado enquanto se olham sorrindo.
Foto: Dream Image

Como se preparar para uma sessão de pré-wedding

Onde fazer o ensaio pré wedding

O lugar do ensaio pré wedding é uma escolha muito particular do casal, que deve buscar fazer onde se sinta confortável, para criar o cenário que deseja para as fotos. Pode ser um lugar simbólico, que tenha a ver com a história do casal. A sessão de fotos é uma experiência, por isso os noivos podem pensar em hobbies que compartilham, coisas que gostam de fazer juntos, lugares que costumam frequentar, onde se conheceram ou algum destino que têm a vontade de visitar, para usar como inspiração para definir o ambiente das fotos.

casal se abraçando em frente ao mar.
Unsplash

Roteiro e temática

Para ajudar no dia da sessão, é legal planejar de alguma maneira o que o casal espera do pré wedding. Pode ser com um moodboard de inspiração, com fotos que se aproximam do resultado que buscam, ou até mesmo um roteiro com a descrição daquilo que pretendem fazer. Assim, o fotógrafo vai conseguir visualizar mais facilmente o que os noivos querem e poderá conduzir o momento da melhor forma.

Melhores dias e horários

O dia e horário do pré wedding dependem de alguns fatores que pedem certo planejamento e antecedência na organização. O primeiro deles é a disponibilidade dos fotógrafos, que normalmente têm a agenda limitada, especialmente aos finais de semana, por acompanhar diversos casamentos. O segundo fator é a locação do espaço onde vai acontecer o ensaio, que também pode ser difícil de conseguir data se não for feita alguns meses antes.

As sessões de pré casamento costumam ser durante o dia e ao ar livre, apesar disso não ser nenhuma exigência – pode ser feito até mesmo em casa, se assim preferirem. Se forem fotos externas, os melhores horários são logo no início da manhã (pegando o nascer do sol) e do meio da tarde em diante (a partir das 15h até o pôr do sol), que são os momentos em que a luz é ideal para fotografar. Outra questão a considerar na definição do horário é que em lugares que costumam ser movimentados, talvez o melhor seja escolher o início da manhã, para que o fluxo de pessoas não atrapalhe o ensaio.

silhueta de um casal de frente um para o outro, com luz do sol ao fundo.
Unsplash

Que roupa escolher para o pré wedding

As roupas escolhidas para a sessão de fotos devem ser, em primeiro lugar, confortáveis e alinhadas com a personalidade do casal. É um momento para vestir aquilo que melhor represente sua identidade e os deixe à vontade para tirar as fotos. Além disso, é importante que estejam de acordo com o ambiente e clima, para não ser um fator de desconforto para o noivos durante o pré wedding.

É legal que as roupas do casal estejam de certa forma em harmonia, de maneira a não competir com estampas e texturas. Para isso, o melhor é que escolham juntos. Os fotógrafos também sempre recomendam que levem ao menos duas opções de roupa, para que possam alternar e criar diferentes composições.

Dicas para a produção

Principalmente as mulheres podem pensar em fazer uma produção mais elaborada para o pré wedding, com maquiagem e talvez até algum penteado mais simples, mas não é obrigatório contratar profissionais para isso. A produção pode ser mais simples, buscando um resultado mais natural, para não fugir da proposta de deixar transparecer o amor em situação do dia a dia. Ao planejar o roteiro e como querem que aconteça o ensaio, já podem providenciar também algum acessório, como flores ou algum objeto que seja importante para o casal.

casal com o rostos aproximados, sorrindo um para o outro.
Pexels

Você pensa em fazer um ensaio pré wedding? Pode ser a oportunidade perfeita para registrar o amor nos detalhes e guardar na lembrança essa etapa tão importante!

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.