Home | Gente que Inspira | Entrevista | Amigurumi é a paixão desta artesã: conheça!

Amigurumi é a paixão desta artesã: conheça!

amigurumi

Meu nome é Simone, criadora da loja Mucau e sou viciada em amigurumi. Sou de Porto Alegre, RS. Hoje moro em São Sebastião do Paraíso, Minas. O principal fator que me levou a fazer amigurumi foi a paixão. Fiquei apaixonada pela a técnica e pelas possibilidades infinitas. Como é possível transformar um fio de lã que é um objeto bidimensional em um boneco em 3D. Ainda é como magia para mim!

Amor à primeira vista

Descobri essa técnica na internet em 2009, enquanto fazia uma busca pelos bonequinhos de Star Wars que tinha visto em uma revista. Comecei a procurar receitas e aprendi a crochetar vendo videos no YouTube. É verdade, eu não sabia chochetar nada a não ser bicos de pano de prato, o que fazia horrivelmente! Mas eu amei o amigurumi desde que o descobri e tentava fazer o melhor possível seguindo as receitas e aprendendo novas técnicas.

O início da produção

Comecei como muita gente ingressa nas artes do handmade, fazendo presentes para amigos e familiares. Logo as pessoas começaram a fazer pedidos e eu fui construindo um catálogo com fotos do que já havia produzido. Aí surgiu a ideia de vender pela internet. Fiz uma busca por portais de venda de produtos artesanais e encontrei o Elo7. Gostei logo de cara, pois havia a possibilidade de montar uma lojinha básica de forma gratuita. Foi postando nessa lojinha que aprendi as manhas de anunciar produtos pela web. Isso pra mim foi um tempo que tive de me profissionalizar. Até mesmo aprender a expor melhor os produtos com fotos mais bacanas. Tudo isso usando e abusando das dicas postadas no blog do Elo7. Isso me ajuda até hoje! =)

bonecos

Bom, só sei que, devagarinho, os pedidos foram entrando e a necessidade de melhorar foi aumentando. Foi quando fiz upgrade para loja pro. Tem sido muito bom estar com o Elo7, e tudo isso ficou melhor ainda depois que participei do Bazar Fora de Série. Foi a cereja no cupcake de amigurumi!

Mesa criativa e multiuso

Meu ateliê é a sala da minha casa. Tenho uma mesa redonda onde minha filha faz o dever de casa, meu marido trabalha no laptop e meu filho senta para pintar os desenhos que imprimo para ele. Dou aulas de inglês aqui também. Aqui é o ambiente criativo da casa. Às vezes gostaria de ter um cantinho só para minhas bagunças, mas é legal ficar assim também, no meio da vida da casa.

Obstáculos superáveis

Um dos maiores desafios para mim é lidar com o aspecto econômico. Ainda estou aprendendo isso, mas creio que não fiz nenhuma bobagem (ainda…).

Para a maioria dos bichinhos que vendo, baixo receitas da internet. Essas receitas são, ou gratuitas ou adquiridas com permissão de venda de produtos concedida. Os créditos pelo design estão sempre presentes na descrição dos produtos na minha loja. Hoje em dia tenho tentado também criar receitas, o que requer um pouco mais de dedicação e tempo, o que nem sempre tenho.

amigurumi

Crochê em dupla

Para aumentar a minha produção, chamei minha cunhada para trabalhar comigo. A gente descobriu o amigurumi na mesma época, agora ela me ajuda na produção em maior escala. É uma ótima crocheteira e companheira de Bazar!

Etapas e crias favoritas

A parte que eu mais gosto é o crochê em si. A montagem também é legal, mas mais meticulosa. Adoro ver o resultado de como o bichinho ficou. Para mim, todos os bichinhos que faço são como filhinhos. Toda vez que vou ao correio, sinto como uma mãe mandando um filho mais velho para a faculdade! Sou mãe babona, fazer o que…Mas a minha parte favorita da loja é a seção nerd. Adoro quando me pedem pra fazer bonecos do universo anime, mangá, super heróis, filmes e séries. Paixão de nerd.

amigurumi

Orgulho de ser autônoma

Adoro ter meu próprio negócio! Não me importo de trabalhar fora do horário comercial, estou em casa com meus filhos. Curto muito a sensação de trabalhar para mim. Sou uma ótima chefe de mim mesma! Hoje posso dizer que sou artesã de profissão e professora de inglês nas horas vagas. Creio que descobri o que quero ser quando crescer! =)

Um dos passos que eu queria muito alcançar foi fazer uma feira, levar minha arte até o público e ver a reação. Isso eu consegui participando do último Bazar Elo7. Foi super legal. Quero participar sempre que for possível. O outro passo que quero alcançar é criar mais receitas em português para tornar a técnica mais difundida e acessível no Brasil.

Obrigada pela oportunidade de contar minha história aqui e venham conhecer minha loja!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.