Home | Gente que Inspira | Entrevista | Entrevista com Leela Kopittke da Joalheria Artesanal

Entrevista com Leela Kopittke da Joalheria Artesanal

Como tudo começou? O que é a Joalheria Artesanal ? Conte-nos um pouco sobre você e seu trabalho.

O interesse às artes começou com o incentivo de meus pais. Cresci entre bancadas de joalheria e materiais de desenho e pintura, meu pai é joalheiro e minha mãe artista plástica/gravadora. Desenvolvo meu trabalho com joalheria baseado em conhecimentos da arte e ourivesaria. Aprendi com meu pai a fazer joias e com minha mãe a comunicar-me visualmente. Durante a Faculdade de Moda desenvolvi a pesquisa de materiais e tendências, e o estudo do como agregar valor no projeto e processo de criação.

Joalheria Artesanal é o processo não industrializado de fazer joias, as peças são feitas individualmente agregando valor e exclusividade. É uma modalidade lenta e minuciosa, requer conhecimento de técnicas da ourivesaria.

 

Além de artesão, você exerce alguma outra profissão?

Sou Artista Joalheira e trabalho com design Web e gráfico.

Você busca no artesanato uma fonte de renda, um meio de aliviar o stress ou ambos?

Ambos. Existem etapas no processo de criação da Joalheria que estimulam muito a paciência e a calma.

Fale um pouco sobre seu modo de trabalho e sobre os produtos que faz. Quais os tipos de produtos, as principais características e diferenciais de cada um, os materiais e equipamentos utilizados.

Trabalho em uma oficina de joalheria, com martelos, massarico, alicates, politriz, arco de serra, alicates, tribules, laminador, fieiras, limas, lixas… entre outros.

Todo o processo de produção é feito manualmente, busco formas orgânicas, construções geométricas. Utilizo técnicas variadas, gosto de mesclar o clássico com o contemporâneo. Faço uso, principalmente, da Prata 950, para ornamentar e colorir as peças escolho pedras e gemas, esmalte vítreo, couro, tecidos, madeiras, resinas, etc.

Você trabalha sozinha(o) ou tem uma equipe? Você tem um atelier ou compartilha espaços de casa para suas criações?

Trabalho sozinha na parte de criação, mas assim que crescer a Joalheria Artesanal pretendo formar e treinar uma equipe. Tenho um atelier e oficina para criação, desenvolvimento, pesquisa e criação.

Quando produz seus próprios trabalhos manuais, quais características considera essenciais para concordar que o resultado final foi bom?

É mister o acabamento, deve ser impecável. A ergonomia e usabilidade também considero importantes, a peça deve ser confortável de usar. A criatividade e inovação fecham as características imprescindíveis para um bom resultado final.

Que atributos definem um bom artesão em sua opinião? Quando analisa produtos de terceiros, que atributos consideram para definir o trabalho como um bom produto artesanal?

Conhecimento e domínio da técnica, curiosidade e inovação. Quando analiso um produto artesanal, verifico o acabamento, a criatividade, materiais e técnicas usadas, se todos estes fatores forem bons, será a meu critério, um bom produto artesanal.

Quais os desafios e dificuldades de se atuar no mercado de produto feitos à mão? Você vê perspectivas boas para esse mercado no Brasil?

O principal desafio é entrar no mercado, ser visto e conhecido. Vejo boas perspectivas nesta área, sendo que o artesanal está entrando no circuito de design e moda, o único e exclusivo está cada vez mais valorizado.

Qual o diferencial e valor que o artesanato pode agregar?

A exclusividade. O conceito de ser único – não massificado pela indústria.

Onde e como você costuma vender seu trabalho?

A internet, por enquanto, é o meu principal meio de vendas. Através do Elo7 (www.elo7.com.br/joalheriaartesanal) e o site da Joalheria Artesanal (www.joalheriaartesanal.com.br).

Como divulga seu trabalho e o que você acha mais importante na divulgação?

Divulgo através da internet, procuro participar de fóruns, comunidades referentes à joalheria e joias. Acho importante ter uma boa identidade visual. Tenho um blog para disseminar a arte da joalheria: www.ajoalheria.blogspot.com.

Você acredita que ferramentas como o Elo7 podem contribuir? De que maneira? Qual sua opinião geral sobre o Elo7? O que você gostaria de ter no Elo7 e que está faltando hoje?

Com certeza, contribui sim, por ser portal fortalece o artesanato na internet. Aquele velho ditado diz tudo “A união faz a força”.

Gostaria que os clientes que voltaram a comprar pudessem deixar uma nova avaliação, acho que é importante novos compradores verem a fidelidade da marca. No mais está ótimo, perfeito!

Você conhece algum lugar que pode ser considerado o lugar indispensável para quem faz artesanato? Um site, uma feira, uma cidade, uma loja etc.?

Na internet temos o site Atitude Artesanal, o Elo7, o Artesanum.

Você tem algum hobby que gostaria de citar? Fora o artesanato, o que mais você gosta de fazer?

Gosto de desenhar, ilustrar, pesquisar e viajar.

Tem filhos? Tem algum animal de estimação?

Não tenho filhos. Nem animal de estimação.

Pra fechar, se você tivesse 15 segundos para contar tudo sobre sua vida e seu trabalho, o que você diria?

Leela Kopittke, 26 anos, brasileira. Comunico-me com linguagem visual. Sou artista joalheira e designer. Estudo Design de Moda e Multimídia Digital. São fundamentais: imaginação, pensamento/lógica, criação.

“A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando”, Pablo Picasso.

Visite a Joalheria Artesanal no Elo7: https://www.elo7.com.br/joalheriaartesanal/.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.