Home | Moda | Inspire-se | É a cara do Brasil: técnicas artesanais na moda

É a cara do Brasil: técnicas artesanais na moda

tresse

Produtos tressê no Elo7: Pulseira com nó, Pulseira em couro cruSapatilha tressê

Seria uma tarefa quase impossível relatar em um só post as ricas técnicas artesanais brasileiras. Mas, para ressaltar aquelas que estão em alta na decoração e no vestuário, listamos algumas peças manuais que têm a cara do nosso Brasil. Tressê, crochê, tapeçaria, tear e cerâmica não poderiam ficar de fora! Vamos aproveitar a época verde e amarela para fazer um giro por nossas riquezas artesanais?

Tramas vivas: tressê é a arte de trançar tiras a fim de criar uma trama em alto relevo. São comuns por aqui as criações em palha, couro e fitas. Na moda, sua presença vem e vai, mas jamais desaparece por completo, principalmente o trabalho em couro. É cultural do Brasil e pode ser encontrada em sandálias, cintos, sapatos, acessórios e também em artigos de decoração.

croche

Produtos em crochê no Elo7: Casaquinho baby, flores para aplique, almofada arco-íris e brinco

Linhas coloridas: crochê aquece no inverno, veste bebês, decora o sofá e a cama, e ainda, embeleza com as cores da moda. A técnica é democrática já que depende de instrumentos e materiais de baixo custo e pode ser praticada onde a artesã estiver. Não é raro ver nascer sapatinhos para um baby no metrô, trem, ônibus ou até na praça perto de casa. Hoje em dia, o crochê também virou instalação de arte e encapa árvores e postes pelo país. Todo mundo adora e traz cor por onde passa.

tapecaria

Produtos Elo7: Bolsa sacoecharpe em teartapetes artesanais,  bolsa com tapeçaria

Rústico e durável: outra arte que pode ser encontrada nos quatro cantos do Brasil são as tecelagens e tecidos feitos a partir dos pentes do tear. Além de tapetes, as tramas dão origem a bolsas e acessórios, fazendo a arte rústica também repercutir na moda.

ceramica

Produtos Elo7: Bandejabeija-flor em mosaicocerâmica rústica e colar

De caco ou barro: peças com cor ocre parecem ser a cara do norte, nordeste e interior do Brasil. Esculturas, peças decorativas e pratos feitos de barro e assados à altas temperaturas no forno são artes tracionais e populares no Brasil. Outra técnica que gera cerâmicas artísticas é o mosaico, uma arte decorativa milenar que ganha diferentes utilidades nas mãos dos artesãos brasileiros. São imagens, números, mesas, bandejas e pratos coloridos com diferentes cores de cerâmica e texturas.

Qual das artes brasileiras mais lhe agrada? Alguma destas ainda não entrou em sua casa?

Na capa: tapete Lucotinha

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.