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Com segurança, seu cliente compra mais!

Vamos aproveitar a última quinta-feira de Outubro para deixar nossa loja “tinindo” para receber os nossos clientes para as compras de fim de ano?

No Natal Fora de Sériedemos freebies com agendas para você se organizar, falamos sobre a importância dos de bons títulos, tags e descrições para que os clientes encontrem seus produtos, do Movimento para Valorização do Artesanato e até demos dicas de como utilizar promoções e frete grátis para alavancar as vendas.

Agora é a vez de fazer com que os clientes que não te conhecem tenham segurança e confiança para clicar no botão “comprar este produto”. Para isso, a dica desse post é:

Segundo o Blog do E-commerce, os 3 principais motivos de insegurança que o cliente tem antes de fazer uma compra online são (nessa ordem):

  1. Receio a fraudes ou clonagem de cartão de crédito;
  2. Medo de não receber o produto adequadamente e
  3. Falta de contato físico com o produto.

Para ajudar a minimizar esses e outros medos, você deve informar a eles as regras e procedimentos para a compra na sua loja. A elas, damos o nome de Política de Loja. E isso pode ir logo na fachada.

Para montar a sua política, informe quais são os seus prazos de produção, meios de pagamento, modos e prazos de transporte ou frete, regras para trocas e devoluções e outras informações importantes para efetuar uma compra na sua loja. Além, é claro, de lembrá-lo que o Elo7 é um site seguro e possui Certificação Digital, o que garante tranquilidade para os dados!

Acredite, não é todo mundo que está acostumado a fazer compras online. Muitos podem não conhecer a sua loja ou até mesmo o Elo7 e ter muitas dúvidas ou se sentirem inseguros. Isso é normal e cabe a você tranquilizá-lo.

Em seu editor de texto favorito, pense nos tópicos abaixo e estabeleça as suas próprias regras. Lembrando que, independente das regras que você criar para a sua loja, todas devem estar de acordo com os Direitos do Consumidor e os Termos de Uso do Elo7 ;)

Meios de pagamento

  • Se você tem o Moip habilitado na sua loja, você aceita diversas formas de pagamento e elas ficam à mostra automaticamente na sua loja. Mesmo assim, se quiser, pode ressaltar os cartões e bancos disponíveis para Débito online e o Boleto Bancário;
  • Informe que você aguarda a confirmação do pagamento para a produção e/ou envio das peças (você tem toda a liberdade de fazer isso antes, mas indicamos esta maneira como a mais profissional e segura para todos).

Reservas e desistências

  • Estipule um prazo para aguardar a confirmação do pagamento antes do cancelamento automático do pedido (de 3 a 7 dias costuma ser o prazo padrão);
  • Informe para o cliente que ele pode cancelar o pedido em caso de desistência e deixar o produto disponível para compra (muitos não sabem disso).

Produção

  • Se você faz produtos sob encomenda, informe que além do prazo dos Correios (ou qualquer outra forma de envio que você utilize) existe também o prazo de confecção da peça. Se ele for fixo informe aqui, se variar de produto para produto peça para que os clientes observem este dado na descrição dos produtos;
  • Utilize este espaço para explicar um pouco como as suas peças são feitas, lembre-se do Movimento de Valorização do produto Artesanal, isso é um diferencial para o seu cliente!

Atendimento

  • Informe os horários e dias da semana em que você fica disponível para responder e-mails ou atender telefonemas;
  • Estipule – e cumpra – um prazo para a resposta de e-mails (isso tranquiliza clientes ansiosos e evita receber mensagens repetidas). Tente responder às mensagens no mesmo dia ou até 24 horas após o contato, assim você evita desistências.

Frete/transporte

  • Esclareça que o prazo de entrega informado na página de compra é apenas o fornecido pelos Correios, e que o cliente deve considerar o prazo de produção + o prazo do frete. Muitos clientes não sabem disso;
  • Informe se você utilizar outras formas de entrega, como Transportadora, Motoboy, etc;
  • Informe que se o cadastro do cliente estiver com dados errados de endereço, o reenvio é por conta do comprador – esse é um procedimento normal;
  • Se o cliente quiser embalagem para presente – e você fornecer este serviço – diga para que especifique antes de finalizar o pedido e informe o valor adicional que você cobra por este serviço

Trocas e devoluções

  • Siga as regras do Código de Direito do Consumidor e defina aqui quais são as suas políticas para trocas, devoluções, produtos com defeito e/ou diferentes do solicitado. O site E-Bit tem um link específico com informações sobre trocas e o Código na Íntegra. Informe-se e informe seu cliente para evitar problemas depois.

Lembre-se que com a chegada das festas a quantidade de clientes novos é muito maior, já que todo mundo está buscando presentes legais. Deixe sua loja pronta para eles!

Se você tiver um site, blog ou rede social da sua marca, vale também criar uma página só para publicar estas regras. Se você conseguir fazer uma Política de Loja concisa, vale também colocá-la em cada produto, ao final da descrição. Veja o que funciona para você e use!

E aí, você já tem uma política para a sua loja? Compartilhe com a gente nos comentários!

(imagem do post: Chaula Fanita)

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