Home | Negócio Criativo | Como ser um MEI de sucesso: confira as dicas

Como ser um MEI de sucesso: confira as dicas

Então você decidiu trilhar um caminho de sucesso de forma independente e empreendedora? Tudo certo ou algumas dúvidas e problemas à vista? Ser um MEI de sucesso não é difícil. Porém, há uma série de itens que você deve saber e dar atenção. Neste post você vai aprender como ser um MEI de sucesso, e fazer seu negócio decolar.

Como ser um MEI de sucesso_ confira as dicas

Como ser um MEI de sucesso: confira as dicas

Se você ainda não conhece os benefícios de formalizar o seu negócio como MEI, fizemos um post bem completo sobre o tema. Confira aqui!

Esteja em dia com sua obrigações

Um microempreendedor individual precisa estar em dia com todos os pagamentos da DAS e Declaração anual de rendimentos. Conheça os direitos e deveres do MEI neste post aquiFaça uma consulta básica na legislação do município para ver como proceder com seu negócio. Este é um aspecto que varia de cidade para cidade. Por isto, esteja atento a todos os detalhes que regularizam o MEI onde você mora;

Tecnologia nossa de cada dia

Não é preciso nem falar sobre todas as inovações tecnológicas de hoje em dia, certo? Usar estas ferramentas a seu favor para ser um microempreendedor individual fará uma grande diferença de forma positiva. Para facilitar a vida do MEI, a Receita Federal criou um aplicativo para que ele possa acompanhar sua situação tributária e gerar o DAS para pagamento e muito mais. Confira os serviços disponíveis no APP MEI:

1) Gerar e emitir o DAS para pagamento (nos meses em que a situação estiver devedora ou a vencer).

2) Consultar informações sobre:
– CNPJ (nome, situação, natureza jurídica, endereço…).
– situação e períodos de opção pelo Simples Nacional e SIMEI
– situação mensal dos débitos tributários

3) Obter informações gerais sobre MEI e SIMEI (conceitos, formalização, obrigações acessórias), fazer teste de conhecimentos sobre microempreendedor individuais e avaliar o aplicativo.

Baixe o APP MEI para a versão Android aqui ou para a versão IOS aqui.

Planejamento estratégico sim senhor

Se estas palavras são novas para você, prepare-se. Elas são extremamente importantes para qualquer negócio, e para microempreendedores individuais não é diferente. Por isto:

  • Trace metas e objetivos, a curto, médio e longo prazo. Tenha sempre tudo anotado, com planilhas, cadernos e o que mais achar necessário;
  • Faça um controle de gastos e veja como estão os lucros e os custos.
  • Automatize e organize. Duas palavras que podem ser consideradas um mantra para um MEI de sucesso. Quanto mais organizado você for, e mais as coisas estiverem no meio virtual, melhor.

Criatividade como melhor amiga

Esteja por dentro das tendências em seu mercado. Veja quais são os temas ou modelos mais buscados no seu nicho. Para isso, você pode seguir influenciadores do seu mercado ou usar ferramentas como o Google Trends, por exemplo.

Vale também fique de olho na concorrência. Depois de descobrir o que eles estão fazendo, inove. Pode ser uma promoção, um produto ou serviço diferente, ou aquela tática infalível de fidelizar o cliente.

Veja também:

+ Como se formalizar como MEI – Micromepreendedor Individual: Webseminário

+ Formalização como MEI: situações permitidas

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.