Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Mentalidade empreendedora: 6 dicas para desenvolvê-la e vender mais

Mentalidade empreendedora: 6 dicas para desenvolvê-la e vender mais

Se você está começando a empreender ou já empreende há algum tempo e sente que seu negócio não está evoluindo da forma que gostaria, esse post é para você. Por mais que você se esforce em fazer seu negócio criativo crescer, só isso não é suficiente para ele prosperar. Mais importante do que trabalhar até tarde e aos finais de semana, é importante trabalhar menos, mas com uma mentalidade empreendedora de sucesso, focando seus esforços naquilo que trará resultados positivos ao seu negócio no longo prazo.

Mentalidade empreendedora: 6 dicas para desenvolvê-la e vender mais

Mentalidade empreendedora: 6 dicas para desenvolvê-la e vender mais
Imagem

1. Disciplina

Como fugir das tentações e interrupções do nosso dia? Como escapar daquela olhadela perdida no Facebook, Instagram e whatsapp? Nós fazemos isso porque buscamos prazeres imediatos. Disciplina é entender que é importante fazer o que precisa ser feito, mesmo quando não tiver vontade de fazer. Disciplinar-se é driblar a procrastinação.

2. Coloque a mão na massa

A maneira mais rápida de ter sucesso em seu negócio criativo é colocando a mão na massa. Muitas pessoas não colocam seus projetos em prática por esperar pelo momento em que vão se “sentir preparadas” e e pelo “momento ideal”. A grande verdade é que o “momento ideal” nunca chegará pois a preparação é adquirida ao longo da trajetória.

Comece onde você está, com os recursos que já tem e não tenha medo de errar para para aprender o máximo que puder. Ter uma mentalidade empreendedora “mão na massa” é essencial para fazer seu negócio criativo crescer.

3. Planejamento e organização

Uma das vantagens de trabalhar de forma autônoma, é poder gerenciar sua agenda da forma que desejar. Mas às vezes nos esquecemos que o dia tem apenas 24h e criamos uma lista com zilhões atividades que gostaríamos de concluir no dia. Mas será que essa lista está coerente com o tempo que você tem disponível? Ao invés disso, crie duas listas:

  • uma lista com as atividades imprescindíveis que você precisa concluir naquele dia como: um pedido que está no prazo limite ou perto dele, responder clientes, pagar contas, etc.
  • outra com coisas menos prioritárias para fazer na semana ou no mês. E caso conseguir finalizar as tarefas mais urgentes do dia e ainda estiver no seu horário de trabalho, pode adiantar uma atividade dessa segunda lista.

4. Invista no seu negócio

Para crescer seu negócio criativo é preciso aceitar que as atitudes e ações que te trouxeram até onde você está, são válidas só até o patamar que você está agora, e não são as mesmas que farão seu negócio mudar de nível. Para isso, é importante investir em equipamentos, cursos e contratar serviços, eles irão te ajudar a trazer mais profissionalismo ao seu negócio.

É preciso investir para progredir.

5. Seja resiliente

Manter o equilíbrio emocional e desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão são aptidões que uma empreendedora precisa para sobreviver às tensões e instabilidades do mercado. Por isso que a resiliência é uma das soft skills mais importantes do século.

Ela diz repeito à capacidade de manter a estabilidade e o controle emocional diante de adversidades e conseguir se adaptar a diferentes cenários e situações.

Na ciência, a resiliência é uma característica atribuída a materiais que são capazes de voltar ao seu estado normal — sem sofrer deformações — após ter sofrido uma tensão. Logo, uma pessoa resiliente aprende a suportar a dor e entende como crescer por meio dela.

6. Autocuidado é importante

Você é sua principal ferramenta de trabalho e não seu computador ou seu material de artesanato. Como anda a sua alimentação? A boa alimentação, a saúde, a prática de exercícios diários são as principais fontes de energia que temos. Uma vida mais produtiva dependem de um corpo e uma mente mais saudáveis e descansados.

Qual mentalidade empreendedora você pretende desenvolver em 2022? Vou adorar ler o seu comentário!

Veja também:

+ 6 Motivos para fazer pausas durante o home office

+ Como priorizar tarefas e projetos importantes para fazer sua marca crescer

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. Adorei as dicas, a frase (Disciplina e Entender que e importante fazer o que Precisa ser Feito)J ja foi para meu mural.
    obrigada

    • Liana Uehara

      Olá Andrea!
      Fico super feliz que o post tenha ajudado de alguma forma! ;)
      Abraços e boa vendas! ;)