Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 6 Motivos para fazer pausas durante o home office

6 Motivos para fazer pausas durante o home office

Você costuma fazer pausas na sua rotina de trabalho no home office? Nosso corpo precisa de pausa, repouso e lazer. Se não dermos isso à ele, de alguma forma ele irá manifestar que a “bateria” do seu corpo precisa ser recarregada. Neste post vou compartilhar 6 motivos para fazer pausas durante o home office para você se sentir bem, energizado e ter um dia produtivo de trabalho.

Por que pausas programadas são importantes?

6 Motivos para fazer pausas durante o home office
Foto de Teona Swift – Pexels

Quem trabalha em casa, diariamentre precisa lidar com um grande desafio: dividir as tarefas e compromissos do trabalho com todo o resto. Como usamos o mesmo espaço para trabalhar e para a nossa vida cotidiana, tendemos a ficar no “modo trabalho” a maior parte do tempo. E essa é a desculpa perfeita para deixar o autocuidado, momentos de lazer e relaxamento de lado.

Quantas vezes você almoçou na frente do computador enquanto respondia os seus e-mails ou ficou acordado até tarde para dar conta de uma encomenda grande?  Isso é algo que pode acontecer sim de forma esporádica, mas não pode se tornar uma rotina pois é algo insustentável.

6 Motivos para fazer pausas durante o home office

1. Maior motivação: depois de uma pausa, você pode se sentir mais motivado a finalizar suas tarefas;

2. Mais criatividade: quando o cérebro está cansado, é mais difícil ter ideias novas e ser criativo. Quando se sentir cansado e com bloqueio criativo, permita-se arejar a cabeça e relaxar.

3. Resolução de problemas: depois de pensar muito tempo na solução para um desafio relacionado ao trabalho, procure dar uma pausa e espairecer a mente. Isso pode te ajudar a encontrar novas soluções que não havia considerado anteriormente.

4. Diminui as chances de adquirir lesões ou dores nas costas: ao ficar muito tempo na mesma posição ou após fazer movimentos muito repetitivos no trabalho, você pode se prejudicar se não cuidar do corpo. Para isso, quando você se levantar para realizar uma pausa, alongue seu corpo, estique os músculos e endireite a coluna.

5. Aumento da produtividade: quando você faz pausas, você fica mais relaxado e com a cabeça arejada. Isso traz mais foco para concluir as tarefas planejadas ao longo do dia.

6. Novas perspectivas : a pausa ajuda a reavaliar uma situação com outras perspectivas, evitando que você atinja o seu limite ou que você tome alguma decisão precipitada.

Quando devo fazer pausas durante o home office?

Por mais contraditório que isso possa parecer, as pausas são essenciais para sua produtividade. A exaustão aumenta as chances de cometer algum erro durante o trabalho, e se isso acontecer, você precisará de tempo para corrigir o erro, consumindo ainda mais energia. Por isso, sempre que você se sentir cansaço ou com a cabeça cheia, permita-se dar uma pausa.

9 tipos de pausas que você pode fazer

Um dos principais objetivos da pausa é fazer você se sentir renovado, por isso uma dica é fazer coisas que te desconecte do trabalho por algum tempo para que você possa realmente sair do “modo trabalho”.

  • Levante-se para dar uma caminhada;
  • Tente almoçar em um local diferente;
  • Alongue-se, faça alguns exercícios de ginástica laboral;
  • Vá tomar um cafezinho fora da sua mesa;
  • Se tiver a oportunidade, tire um cochilo de 15 minutos;
  • Leia um livro ou artigo do seu interesse;
  • Pratique alguns minutos de meditação;
  • Relaxe ouvindo uma música;
  • Tome um banho revigorante.

Lembre-se que a sua saúde física e mental são fundamentais para seu negócio criativo crescer cada vez mais, por isso, procure manter um horário de trabalho e descanso bem definidos em sua rotina diária.

Veja também:

+ 6 Dicas de autocuidado para empreendedores criativos

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.