Home | Negócio Criativo | Produtividade no artesanato: 5 dicas para criar mais (com menos estresse)

Produtividade no artesanato: 5 dicas para criar mais (com menos estresse)

Todos nós temos 24 horas no dia e saber administrar cada uma dessas horas é um desafio para muitos, principalmente para o empreendedor criativo. Além de produzir cada produto artesanal único, precisa gerenciar seu negócio, cuidar das finanças, marketing, atendimento aos clientes e muitas outras tarefas. Existem algumas técnicas que podem tornar o seu trabalho mais produtivo e te ajudarão de quebra e melhorar seu bem-estar, confira quais são elas!

Produtividade no artesanato: 5 dicas para criar mais (com menos estresse)

1. Organize Seus Materiais

A primeira dica, apesar de parecer óbvia, é essencial na vida de todo artesão. Você já parou para pensar em quanto tempo pode perder procurando a tesoura, um retalho de tecido, um papel de scrapbook ou um botão, por exemplo? Ter um lugar definido para cada coisa irá te ajudar muito!

Para itens como tesoura, estilete ou outras ferramentas que podem “sumir” de vista durante a sua produção (quem nunca?), você pode amarrar uma cordinha ou elástico nelas e fixar a outra ponta na sua mesa de trabalho, estojo ou outro local específico.

2. Automatize as tarefas repetitivas

Você já se pegou fazendo tarefas repetitivas dia após dia? Automatizar algumas dessas tarefas pode te ajudar a otimizar meu trabalho. Por exemplo, se você estiver respondendo às mesmas perguntas dos clientes repetidamente, como prazo de produção ou algum detalhe sobre o seu produto, talvez precise incluir informações nas políticas da sua loja ou na descrição dos seus produtos.

3. Concentre-se em um projeto de cada vez

Acredito que muitos empreendedores criativos tenham muitas ideias de projetos na cabeça e, geralmente, a tentação para torná-las todas elas em prática é muito grande. Você é do tipo de pessoa que começa uma coisa, para no meio, começa outra e depois outra? Ter muitos projetos em paralelo pode ser contraproducente pois com o passar do tempo, a energia e inspiração para finalizar o projeto pode sumir e muitos desses projetos podem ficar inacabados. Ao invés disso, escolha 1 ou 2 projetos mais importantes ou urgentes e foque neles.

4. Defina limites para seu horário de trabalho

Como donos do nosso próprio negócio, podemos administrar nossos horários da melhor forma para nós. Mas muitas vezes, por conta de um alto número de pedido, ou para não perder uma venda grande, acabamos ficando até altas horas da manhã produzindo as peças. Isso é algo que pode acontecer sim de forma esporádica, mas não pode se tornar uma rotina pois é algo insustentável. Nosso corpo precisa de pausa, repouso e lazer. Se não dermos isso à ele, de alguma forma ele irá manifestar que a “bateria” do seu corpo precisa ser recarregada. Lembre-se que a sua saúde física e mental é fundamental para seu negócio se manter funcionando, por isso, procure manter um horário de trabalho e descanso bem definidos.

5. Fique de olho no seu progresso

Monitorar seu progresso é uma parte importante para atingir as metas que você definiu para você e seu negócio. Ter uma noção clara do quão longe você chegou e do trabalho que ainda precisa ser feito pode funcionar como uma dose de energia e ânimo de que você precisa para superar os desafios que podem aparecer no caminho.

Veja também:

+ Craftcore e a valorização do feito à mão: tendência para 2021

+ Pinterest Predict: relatório de futuras tendências para 2021

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.